GP2: Finalmente, Razia pode correr em Spa

Baiano ficou fora da edição de 2009, quase viu carreira ruir, e será único brasileiro no grid da etapa deste ano; “Não sinto orgulho nenhum em ser o único”, destaca

Luiz Razia chega ao circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, para disputar a antepenúltima rodada dupla da GP2 um ano após quase ver sua carreira ir por água abaixo. O baiano, que hoje corre pela Rapax, não disputou a rodada de 2009 depois que sua equipe, a Coloni, foi proibida de competir.

Na época, os carros da Coloni foram apreendidos por um mandado judicial solicitado por Andy Soucek (ex-parceiro de Razia como test-driver na Virgin), que era contratado do time no ano anterior, quando este operava como Fisichella Motorsport. E Razia foi obrigado a ficar parado, sem saber qual seria o futuro da equipe e de sua carreira. “Esta foi uma das etapas mais difÁ­ceis da minha vida”, relembra. “Foi difÁ­cil resolver a situação para a corrida seguinte, em Monza, onde venci pela primeira vez na GP2.”

Neste ano, no entanto, a Coloni se vê em outra situação envolvendo um brasileiro: Alberto Valerio, que competia regularmente pelo time italiano, anunciou sua não participação na etapa por problemas financeiros, sendo substituÁ­do pelo português Álvaro Parente. Isso significa que Razia será o único brasileiro no grid da GP2 em Spa, algo inédito na categoria desde sua criação, em 2005.

“Não tenho nenhum orgulho de ser o único brasileiro no grid da GP2 e, sim, fico triste em correr sem compatriotas na categoria. Isso sabendo que outras equipes levarão patrocÁ­nios brasileiros em seu carro”, lamenta. “O Brasil necessita ajudar seus pilotos e não destruÁ­-los. Ser patriota é muito importante no automobilismo, pois quando vencemos, levamos a bandeira de nosso paÁ­s para o alto do pódio”, comenta.

Como único representante do Brasil na pista, Razia chega a Spa-Francorchamps em alto astral, já que passou alguns dias semanas descansando e cumprindo compromissos profissionais em São Paulo e na Bahia, conseguindo até curtir a etapa da Stock Car em Salvador: “Me diverti bastante no Brasil ao ver velhos amigos e dividir minha opinião com a imprensa brasileira, com a qual tenho uma ótima relação. Espero facilitar o trabalho dos jornalistas com bons resultados daqui pra frente.”

O retrospecto também ajuda o piloto baiano. Ele já venceu e marcou a pole-position no circuito de 7.004 metros quando corria na F-3000 europeia, e espera usar isso com inspiração. “Estou muito confiante para retormar meus bons resultados na temporada com bons pontos na minha estreia pela GP2 em Spa”, anima-se Razia, que vê o clima, e não a classificação, como a chave para a rodada dupla. “A classificação não é mais problemas, mas, sim, solução. Só que tudo depende do clima do final de semana”, completa.

Programação do fim de semana em Spa-Francorchamps*

Sexta-feira, 26 de agosto
6h55: Treino Livre
10h55: Classificação

Sábado, 27 de agosto
10h40: Corrida 1

Domingo, 28 de agosto
5h35: Corrida 2

* – Horários de BrasÁ­lia