GP2 Series Asiática: Bruno Senna corre na preliminar da F1 na Malásia

Brasileiro tenta alcançar liderança na terceira rodada dupla da GP2 Ásia.

A Fórmula GP2 realiza no final de semana a primeira rodada dupla de 2008 dentro da programação da Fórmula 1. A quinta e sexta etapas da série asiática, novidade da categoria na temporada, serão disputadas no circuito de Sepang, na Malásia. Com 20 pontos em jogo, Bruno Senna tem a oportunidade de alcançar a ponta do campeonato ou ao menos reduzir a diferença de 10 que o separa do líder Romain Grosjean.


Bruno viajou nesta segunda-feira para Kuala Lumpur, capital da Malásia. Embora nunca tenha disputado uma prova em Sepang, o piloto da iSport Interrnational percorreu recentemente o traçado ao volante de um carro de turismo. A Fórmula GP2 Ásia utiliza os Dallara usados pela série principal de 2005 a 2007, mas os motores Renault tiveram a potência reduzida de 600 para 500 cavalos, medida destinada a facilitar a adaptação dos pilotos novatos.


Nas quatro provas anteriores, em Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Sakhir (Bahrein), os melhores resultados foram dois segundos lugares. Apesar das diversidades entre a Fórmula GP2 Ásia e a série original, Bruno vem aproveitando as corridas como pré-temporada para a abertura do calendário, programada para Barcelona (Espanha) nos dias 25 e 26 de abril. “Cada vez que entro na pista é um novo aprendizado. É muito importante acumular o máximo de quilometragem”, lembra Bruno, de 24 anos e que estreou no automobilismo apenas na segunda metade de 2004.


Domingo, Bruno assistiu em seu apartamento em Londres ao GP da Austrália, primeira etapa da Fórmula 1 em 2008, e ficou surpreso com as dificuldades encontradas pelos pilotos, aparentemente – segundo ele – ainda em processo de familiarização com a ausência do controle de tração. “Acho que muita gente está apanhando mais do que imaginava do novo regulamento. Parece que o Lewis Hamilton foi quem pegou a mão mais rapidamente e já abriu uma boa vantagem.”


A programação da Fórmula GP2 Ásia em Sepang será aberta sexta-feira, com a realização de uma sessão de ensaios livres de 30 minutos e a tomada classificatória, com a mesma duração, para a prova de sábado. A quinta etapa será cumprida em 48 voltas. Domingo, a “sprint race” terá 22 voltas e os oito primeiros da corrida da véspera sairão em posições invertidas.


O francês Romain Grosjean comanda a classificação com 27 pontos, seguido por Bruno Senna (17) e pelo espanhol Adrian Vallés (15).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *