GP2 Series: Temporada 2009 começa neste final de semana, na Espanha

Baiano Luiz Razia integra quarteto brasileiro na principal categoria de acesso à Fórmula 1.

A quinta temporada da Fórmula GP2 começa neste final de semana (9 e 10/5) no Circuito da Catalunha, em Barcelona, na Espanha. Responsável pelas provas preliminares dos GPs de Fórmula 1 na Europa, a categoria também é o principal acesso dos pilotos à elite do automobilismo mundial. Nos últimos quatro anos, a GP2 foi responsável pela entrada de sete dos atuais 20 competidores da Fórmula 1.

Três deles foram campeões da série de acesso – Nico Rosberg (2005), Lewis Hamilton (2006) e Timo Glock (2007) –, e dois chegaram ao vice – Heikki Kovalainen (2005) e Nelsinho Piquet (2006). Também subiram Sebastian Buemi e Kazuki Nakajima.

Até setembro serão dez rodadas da Fórmula GP2. Nove delas acompanhando o circo da Fórmula 1, enquanto a decisão do campeonato será no recém-inaugurado autódromo do Algarve, em Portugal, no mês de setembro.

Um desafio inédito na carreira do brasileiro Luiz Razia, que disputa pela primeira vez a divisão europeia da categoria – depois de passar pela GP2 Ásia entre novembro do ano passado e abril deste ano.

“Esse é o maior desafio da minha carreira até aqui. O maior campeonato que já disputei. Foi por isso que entrei na GP2 Ásia: justamente para fazer uma preparação e chegar nesse final de semana mais acostumado ao ritmo de trabalho da categoria”, comenta Razia, que venceu a última etapa da GP2 Ásia, disputada há pouco mais de uma semana no Bahrein.

Na sua primeira temporada de GP2, Luiz Razia vai contar com a estrutura da equipe Fisichella Motorsport (FMS), de propriedade do veterano piloto italiano Giancarlo Fisichella, que defende as cores da Force India no Mundial de Fórmula1. O baiano é o único brasileiro estreante na categoria em 2009, já que Lucas di Grassi, Diego Nunes e Alberto Valério – os outros pilotos do país confirmados até aqui – já disputaram a categoria anteriormente.

“Esse vai ser um ano de muito aprendizado. A GP2 é diferente das demais categorias de base, não só pela potência e desempenho dos carros, mas também pela dinâmica das corridas. Com provas de cerca de uma hora nas mesmas pistas da Fórmula 1, fazemos até pit stops. Tudo será um grande desafio e quero aproveitar ao máximo essa oportunidade”, aponta Razia.

Durante cada final de semana os pilotos da GP2 encaram duas corridas. A primeira, mais longa, é no sábado e tem um pit-stop obrigatório. Seu resultado serve para definir o grid da segunda prova, mais curta e valendo menos pontos, que é disputada na manhã de domingo. Porém, os oito primeiros colocados do sábado têm suas posições invertidas no grid de domingo. Ou seja, o vencedor larga em oitavo, o segundo colocado larga em sétimo e assim por diante.

As provas que abrem a temporada 2009 da GP2 Series serão transmitidas ao vivo para o Brasil pelo canal por assinatura Sportv. No sábado a corrida está marcada para às 11h e no domingo, para às 5h30 (horários de Brasília).

Confira o calendário completo da série:

09 e 10 de maio – Barcelona, Espanha
22 e 23 de maio – Montecarlo, Mônaco
6 e 7 de junho – Istambul, Turquia
20 e 21 de junho – Silverstone, Inglaterra
11 e 12 de julho – Nurburgring, Alemanha
25 e 26 de julho – Budapeste, Hungria
22 e 23 de agosto – Valência, Espanha
29 e 30 de agosto – Spa-Francorchamps, Bélgica
12 e 13 de setembro – Monza, Itália
19 e 20 de setembro – Algarve, Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *