GP2 Series: Xandinho abandona e austrÁ­aco ganha na Turquia

Barra da direção quebra e deixa pole a pé; Lewis amplia liderança.

As esperanças de Xandinho Negrão (Medley) de conquistar o primeiro pódio na Fórmula GP2 foram por água abaixo ainda no inÁ­cio da corrida de encerramento da rodada dupla do fim de semana em Istambul Park. Depois de sair na pole neste domingo, Xandinho abandonou na terceira volta por causa da quebra da barra da direção. O austrÁ­aco Andreas Zuber (Trident Racing), segundo no grid, tomou a frente na largada e venceu pela primeira vez. O inglês Lewis Hamilton (ART Grand Prix) terminou em 2º e ampliou a liderança para 10 pontos sobre Nelsinho Piquet (Piquet Sports), o quinto a receber a bandeirada.

Xandinho estava inconsolável na volta aos boxes. “Perdi a ponta, mas mantive o segundo lugar e estava botando pressão no Zuber quando aconteceu o problema. Embora o carro estivesse saindo um pouco de traseira, minhas chances de chegar entre os primeiros era enorme. Foi uma pena e um mistério, porque a quebra da barra da direção é algo raro. A equipe vai tentar descobrir o que houve, só que não há mais nada que possa diminuir meu prejuÁ­zo”, lamentou.

O destaque da prova acabou sendo Hamilton. Sétimo colocado no grid, o provável piloto da McLaren na Fórmula 1 em 2007 rodou no começo e caiu para 16º. Com uma reação notável, foi ganhando posições e terminou a menos de três segundos de Zuber, que fez uma prova consistente e sem erros. O resultado deixa Lewis em boas condições para se tornar o segundo campeão da Fórmula GP2, já que restam apenas as duas provas em Monza – 20ª e 21ª etapas – dentro de duas semanas. Lucas di Grassi (Durango), o terceiro brasileiro na categoria, ficou em 7º.