GP2 Series: Xandinho espera confirmar crescimento na Bélgica

Spa-Francorchamps volta ao calendário depois de um ano de ausência.

O novo campeão da Fórmula GP2 pode ser conhecido por antecipação neste fim de semana em Spa-Francorchamps. Caso consiga ampliar dos atuais 11 para 20 pontos a vantagem sobre Lucas di Grassi (ART GP) na rodada dupla do GP da Bélgica, o alemão Timo Glock (iSport) conquistará o tÁ­tulo por antecipação, independentemente dos resultados do GP de Valência nos dias 29 e 30 deste mês.

Enquanto Glock e Di Grassi brigam para suceder o inglês Lewis Hamilton como rei da divisão de acesso Á  Fórmula 1, Xandinho Negrão (Medley) quer confirmar a fase de crescimento que vem atravessando nesta reta final do campeonato. Desde que decidiu correr livre de qualquer pressão, o campeão sul-americano de Fórmula 3 de 2004 passou a andar regularmente no pelotão da frente. Além do segundo lugar na Turquia, seu ponto mais alto em três temporadas na Fórmula GP2, Xandinho só não voltou a subir ao pódio no GP da Itália sábado passado por causa de uma freada forte em Monza que comprometeu os pneus quando corria em terceiro.

Xandinho chegou nesta quarta-feira a Spa-Francorchamps, circuito que está de volta ao calendário na esteira do retorno do GP da Bélgica Á  Fórmula 1. Hoje pela manhã, na companhia do engenheiro Felipe Vargas, o piloto da Minardi Piquet Sports fez o habitual reconhecimento da pista. Em 2005, na única passagem da GP2 por Spa-Francorchamps, Xandinho chegou em 7º nas duas corridas.

Apesar da média de velocidade elevada, Monza e Spa-Francorchamps têm poucos pontos em comum. “As caracterÁ­sticas são bem diferentes. Monza é uma pista plana, com retas longas, algumas chicanes lentas e está muito ondulada. Spa é o traçado mais longo do ano, com 7 km de comprimento, subidas e descidas. O acerto mecânico de Monza não vale para Spa, embora a aerodinâmica seja bastante similar”, lembra Xandinho, que ocupa a 18ª colocação no campeonato com oito pontos. “Ainda estou chateado com o que aconteceu em Monza. Mas temos condições de buscar aqui o que deixamos escapar lá.”

Amanhã, os carros entram na pista para uma sessão de treinos livres de 30 minutos, a partir das 7 h (BrasÁ­lia), e decidem a ordem de largada da prova de sábado em mais meia hora de sessão classificatória, Á s 11 h. A 18ª etapa será disputada sábado, Á s 11 horas, com transmissão ao vivo das 26 voltas pelo SporTv2. Domingo, com os oito primeiros da véspera partindo em posições invertidas, a largada das 18 voltas será autorizada Á s 5 h.