GP2 Series: Xandinho procura explicações na Espanha

17º no grid, piloto não sabe por que andou para trás em relação aos últimos testes em Barcelona.

Enquanto o inglês Lewis Hamilton (ART Grand Prix) comemorava a primeira pole na categoria, Xandinho Negrão (Medley) passou o restante do dia nos boxes da Piquet Sports procurando uma causa para o 17º lugar no grid da prova da Fórmula GP2 deste sábado em Barcelona. A inesperada disparidade de tempos entre ambos – 1,5 segundo – deixou perplexo o campeão sul-americano de Fórmula 3 de 2004.

“É muita coisa. Pela leitura da telemetria, eu estava perdendo três décimos no segundo trecho e oito no terceiro. É verdade que dei uma erradinha em minha volta boa dos pneus, mas só isso não daria toda essa diferença”, comentou Xandinho, que vem de dois 7º lugares em Nürburgring, no GP da Europa.

Xandinho informou também ao diretor-técnico Felipe Vargas que o carro estava saindo muito de traseira, comportamento ainda mais problemático num circuito pontuado de curvas de raio longo como o da Catalunha. A sua melhor volta – 1min24s920 – foi muito acima da marca registrada nos últimos testes coletivos na pista – 1min23s400 -, o que lhe daria a segunda colocação na tomada classificatória de hoje.

De qualquer forma, Xandinho sabe que as chances de alcançar um bom resultado e somar pontos na abertura da rodada dupla ainda existem. “A primeira preocupação é evitar acidentes. A outra é procurar uma estratégia de corrida que me deixe em condições de andar com a pista limpa depois da parada obrigatória para troca de dois pneus”, observou.

A prova deste sábado, sétima etapa da temporada, terá 35 voltas e largada marcada para as 11 horas (Brasília). O SporTv transmite ao vivo.

Os melhores tempos do qualifying:
1 – Lewis Hamilton (Inglaterra), ART Grand Prix, 1min23s372
2 – Nelsinho Piquet (Brasil), Piquet Sports, a 0s332
3 – Alexandre Prémat (França), ART Grand Prix, a 0s386
4 – Gianmaria Bruni (Itália), Trident Racing, a 0s518
5 – Adam Carroll (Irlanda), Racing Engineering, a 0s544
6 – Michael Ammermüller (Alemanha), Arden International, a 0s730
7 – Franck Perera (França), DAMS, a 0s790
8 – Jose Maria Lopex (Argentina), Super Nova International, a 0s818
9 – Olivier Pla (França), DPR, a 0s885
10 – Clivio Piccione (Mônaco), DPR, a 0s922
14 – Lucas di Grassi (Brasil), Durango, a 1s288
17 – Xandinho Negrão (Brasil), Piquet Sports, a 1s548

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *