GP3: Treinos coletivos começam nesta quinta-feira, em Paul Ricard

Primeiro contato com o novo Dallara-Renault da categoria é o momento mais aguardado pelos pilotos da categoria nas últimas semanas.

Fim da expectativa. Depois de um longo perÁ­odo de espera, pilotos e equipes da Fórmula GP3 farão em Paul Ricard, na França, os dois primeiros dias de testes coletivos da temporada de estréia da categoria. Os ensaios ocorrerão nesta quinta (4) e nesta sexta-feira (5), e darão a largada oficial para a primeira temporada da competição – criada para abastecer a Fórmula GP2 com jovens talentos do automobilismo.

Os testes em Paul Ricard representam as duas primeiras de um total de seis sessões de treinos coletivos previstas para a pré-temporada da GP3. No final de março (dias 30 e 31), a categoria volta a esta mesma pista para mais dois dias de treinos. O encerramento dos testes de inÁ­cio de ano está marcado para o circuito de Barcelona (Espanha), nos dias 13 e 14 de abril. A largada para a primeira prova do calendário será dada no dia 8 de maio, também na pista espanhola.

“Este primeiro contato com o novo Dallara-Renault da GP3 é o momento mais esperado não só por mim, mas acredito que por todos os pilotos da categoria nas últimas semanas”, disse o brasileiro Pedro Nunes, que correrá pela ART Grand Prix na temporada 2010 e foi o primeiro brasileiro confirmado na GP3. “Será a primeira vez que vou guiar um carro turbo, então estou com muitas expectativas. Como não serão permitidos treinos particulares ao longo do ano, os testes coletivos ganham ainda mais importância. E este, em especial, é o mais aguardado de todos por ser o primeiro da história do novo campeonato”, acrescentou o brasileiro.

A GP3 foi criada para servir de porta de entrada para a GP2, que por sua vez é o principal celeiro de talentos para a Fórmula 1. A categoria tem como grande novidade neste ano a adoção de motores turbo. Os propulsores, fabricados pela Renault, terão dois litros e produzirão 280cv de potência. Para transferir essa potência ao solo, a organização optou por pneus da marca Pirelli. Os chassis serão feitos pela italiana Dallara, mesma fabricante da GP2, e o câmbio segue uma tendência mundial de acionamento por borboletas localizadas atrás do volante.

As dez equipes que participarão da primeira temporada da GP3 são: Art Grand Prix (FRA), Addax Team (ESP), Carlin Motorsport (ING), Hitech Racing (ING), Jenzer Motorsport (SUI), Manor Racing (ING), Mücke Motorsport (ALE), MW Arden (AUT), Status Grand Prix (IRL) e Tech 1 Racing (FRA).

Veja o calendário já divulgado da categoria (incluindo as oito rodadas duplas e os seis primeiros treinos coletivos da temporada):

Testes coletivos
4 e 5 de março – Paul Ricard
30 e 31 de março – Paul Ricard
13 e 14 de abril – Barcelona

Corridas
8 e 9 de maio – Barcelona (ESP)
19 e 20 de junho – Portimao (POR)
26 e 27 de junho – Valencia (ESP)
10 e 11 de julho – Silverstone (ING)
24 e 25 de julho Hockenheim (ALE)
31 de julho e 1 de agosto – Hungaroring (HUN)
28 e 29 de agosto – Spa-Francorchamps (BEL)
11 e 12 de setembro – Monza (ITA)