Grand-Am: Ricardo Zonta vence pela primeira vez

O brasileiro Ricardo Zonta, em dupla com o sueco Nic Jonsson, num Lola-Ford da Krohn Racing, venceu neste domingo (03/05), a Verizon Wireless 250 no New Jersey Motorsports Park, 3ª etapa da Grand-Am Rolex Sports Car Series. Foi a primeira vitória de Zonta e segunda de Jonsson na categoria.

A prova, disputada sob chuva intensa, chegou a ter uma bandeira amarela em todo o circuito da 32ª a 44ª volta, devido ao volume de água na pista. Zonta ultrapassou o italiano Max Angelelli, que divide um Ford Dallara da SunTrust Racing com o norte-americano Brian Frisselle, faltando cerca de 45 minutos para o fim da prova.

“Foi muito difÁ­cil”, disse Zonta, referindo-se as condições da pista. “Quando assumi o carro, estava muito difÁ­cil ver e meu rádio não estava funcionando. Éramos os últimos na relargada e sabia que tinha que passar todos, por que talvez ninguém parasse mais. Então eu acelerei ao máximo para pegar Max (Angelelli)”, completou o piloto curitibano.

Zonta cruzou em primeiro com 44s752 de vantagem sobre Angelelli. Foi a primeira vitória da Krohn Racing desde 2006.

A dupla Timo Bernhard/ Romain Dumas, que largou na pole-position com um Riley-Porsche da Penske, completou o pódio. Bernhard passou o Porsche Riley da Brumos Racing, de David Donohue, que faz dupla com Darren Law, faltando quatro voltas para o final.

Burt Frisselle/ Mark Wilkins, num Riley-Ford da AIM, terminou na 5ª posição, com a dupla Jon Fogarty/ Alex Gurney, num Pontiac Riley da Bob Stallings Racing, em 6º. Apenas os seis primeiros terminaram na mesma volta.

Mark Patterson, parceiro do brasileiro Oswaldo Negri num Ford Riley da Michael Shank Racing, bateu na traseira do Pontiac Riley da Beyer Racing, pilotado por Ricky Taylor, logo na largada. Com Ford Riley bastante danificado indo para a garagem, a dupla, que venceu a prova no ano passado, acabou abandonando na 57ª volta.

Pela classe GT vitória da dupla Dirk Werner/ Leh Keen, num Porsche 997, da Farnbacher. No geral foram 8º.

A dupla Donohue/ Law lidera o campeonato com 88 pontos, quatro a mais do que Fogarty/ Gurney.

A proxima etapa acontece no dia 17 de maio em Laguna Seca.     

Final:

1 – Zonta-Jonsson (Lola-Ford) – Krohn – 87 voltas em 1’56″117
2 – Angelelli-Frisselle (Dallara-Ford) – Taylor – 44″752
3 – Bernhard-Dumas (Riley-Porsche) – Penske – 49″824
4 – Donohue-Law (Riley-Porsche) – Brumos – 54″833
5 – Wilkins-Frisselle (Riley-Ford) – AIM – 1’07″933
6 – Gurney-Fogarty (Riley-Pontiac) – Stallings – 1’11″578
7 – Gidley-Jaeger (Dallara-Ford) – Doran – 1 volta
8 – Werner-Keen (Porsche 997) – Farnbacher – 1 volta
9 – Ballou-Pumpelly (Porsche 997) – TRG – 2 voltas
10 – Lux-Sellers (Porsche 997) – Farnbacher – 2 voltas
11 – Pew-Valiante (Riley-Ford) – Shank – 2 voltas
12 – Lally-Marks (Porsche 997) – TRG – 2 voltasi
13 – Davis-Liddell (Pontiac GXP.R) – Stevenson – 3 voltas
14 – Groenewald-Von Moltke (Porsche 997) – Connolly – 3 voltas
15 – Dempsey-Foster (Mazda RX-8) – Dempsey – 4 voltas
16 – Potter-Stanton (Porsche 997) – Magnus – 4 voltas
17 – Miller-Cameron (Mazda RX-8) – Racers Edge – 4 voltas
18 – Valentine-George (Porsche 997) – TRG – 4 voltas
19 – Ham-Tremblay (Mazda RX-8) – Speedsource – 4 voltas
20 – Aschenbach-Forest (Pontiac GXP.R) – PR1 – 4 voltas

Campeonato:

1 – Donahue-Law 88; 2 – Fogarty-Gurney 84; 3 – Bernhard-Dumas 79.