GT Asia Series: Mika Hakkinen vence em Zhuhai

O finlandês Mika Hakkinen, em dupla com Matthew Solomon, de Hong Kong, conquistou no sábado (12/10), em Zhuhai, na China, a vitória na nona etapa do Asia GT Series. A dupla dividiu a condução de um Mercedes SLS AMG GT3 da Erebus Motorsport. Foi a primeira prova de Hakkinen na categoria.

Sexto no grid, Hakkinen fez uma ótima largada, passando para segundo na primeira curva. O neozelandês Earl Bamber (Craft Racing/Ford GT) era o líder. 

Antes da parada nos boxes, para a troca de pilotos, aconteceu um breve período em Safety-Car. O bicampeão Mundial de F-1 foi para os boxes, com Solomon, de apenas 17 anos, assumindo a liderança.

Nas voltas finais, Solomon foi diminuindo a vantagem de Samson Chan (que assumiu o comando do Ford GT no lugar de Bamber). Faltando oito minutos (de um total de 50 minutos de prova), Solomon superou Chan, recebendo a bandeirada com 7s8 de vantagem.

Foi a primeira vitória internacional de Hakkinen, desde a etapa de Mugello do DTM em 2007.

A dupla Keita Sawa/Mok Weng Sun (Team Clearwater Racing/McLaren 12 C GT3) completou o pódio.

A segunda prova, disputada neste domingo (13/10) foi vencida pelo chinês Li Zhi Cong (Asia Racing Team/Porsche 997 GT3 R). Sawa/Sun e Pasin Lathouras (AF Corse/Ferrari458 Italia GT3) completaram o pódio.

Hakkinen/Solomon terminaram em 4º, após um erro do finlandês na volta final. Outro ex-F-1, o malaio Alex Yoong (Team R8 LMS Ultra/Audi R8 LMS Ultra GT3), em dupla com Francis Hideki Onda, foi o quinto colocado.

Faltando uma etapa para o final do campeonato (Macau entre 15 e 17 de novembro), Cong lidera o campeonato com 142 pontos, quatro a mais do que Sun.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *