GT Brasil: Categoria deve ter etapa com chuva no Rio de Janeiro

Previsão aponta tempo ruim para os três dias, o que deve chacoalhar a relação de forças e trazer mais competitividade Á  etapa que encerra a primeira metade da temporada 2010.

A chuva deve marcar as atividades da quarta etapa da temporada do Itaipava GT Brasil, que será realizada neste sábado (17) e domingo (18) no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro (RJ). Pelo menos é o que aponta a previsão do tempo: a expectativa é de pista molhada durante os três dias, de acordo com The Weather Channel. Se chover, as duas corridas do fim de semana devem ganhar bastante em termos de competitividade, de acordo com a opinião dos pilotos, entre eles o paranaense Lico Kaesemodel, que divide a pilotagem de um Ford GT com AluÁ­zio Coelho.

“Eu ainda acho que o Lambo(rghini Gallardo LP560) está um passo Á  frente do nosso carro, mas na pista molhada os desempenhos ficam mais parecidos. Talvez seja bom para nós ter um fim de semana com tempo ruim, porque essa diferença entre os carros some na chuva”, destaca o piloto, companheiro de equipe da dupla que lidera o campeonato, formada por Valdeno Brito e Matheus Stumpf. Atual vice-campeão, Allam Khodair, que corre em parceria com Marcelo Hahn, não esconde a preferência por pista seca, considerando o rendimento do carro deles, o Lamborghini Gallardo LP560.

“Num fim de semana como esse é preciso estar preparado para as duas situações, mas para ser sincero eu prefiro o nosso carro no seco. Depende da pista, é claro, mas pelo que percebi em Curitiba tivemos alguns problemas com chuva”, alerta Allam Khodair, que ainda busca a primeira vitória em 2010. “Nas três primeiras etapas, tivemos pelo menos duas boas chances de vencer, mas o resultado escapou por circunstâncias. Mas sabemos que o nosso carro é superior e a chance existe novamente. É uma pista que eu gosto muito, o Marcelo (Hahn) andou bem aqui nos testes, então estou confiante”.

Já Lico Kaesemodel prefere esperar os primeiros treinos livres para falar sobre as reais possibilidades do Ford GT. “Será uma etapa complicada, especialmente por não termos treinado. Lamborghini Gallardo LP560 e Audi R8 LMS (que deve estrear neste fim de semana, com Andreas Mattheis e Xandy Negrão) testaram aqui há um mês. Em princÁ­pio, é para o nosso carro ter dificuldade neste tipo de pista, mais travada, então o que contribui bastante é o equilÁ­brio das nossas duplas, é nisso que temos que apostar”, acrescenta Lico Kaesemodel.

As respostas começam a aparecer já nesta sexta-feira (16) com três sessões de treinos livres, a primeira Á s 10h35. Há previsão de pancadas de chuva muito fortes na parte da tarde. O fim de semana terá duas corridas. A primeira no sábado, Á s 15h50, com fashes ao vivo, e a segunda no domingo, Á s 13h00, exibida também ao vivo, mas na Á­ntegra, sempre pela RedeTV!. A etapa do Rio de Janeiro encerra a primeira metade da temporada do Itaipava GT Brasil, que no momento tem a liderança de Valdeno Brito e Matheus Stumpf, seguidos por Claudio Dahruj e Rafael Daniel.

A PROGRAMAÇÁƒO NO RIO DE JANEIRO
Sexta-feira (16)
10h35 – 11h20 1º Treino Livre – Itaipava GT Brasil
13h05 – 13h50 2º Treino Livre – Itaipava GT Brasil
15h05 – 15h50 3º Treino Livre – Itaipava GT Brasil
Sábado (17)
09h30 – 10h15 4º Treino Livre – Itaipava GT Brasil
11h30 – 12h15 1º Treino Classificatório – Itaipava GT Brasil
12h30 – 13h15 2º Treino Classificatório – Itaipava GT Brasil
15h50 1ª Corrida – Itaipava GT Brasil
Domingo (18)
09h45 – 10h00 Warm Up – Itaipava GT Brasil
13h00 2ª Corrida – Itaipava GT Brasil

OS VENCEDORES NO RIO DE JANEIRO
2008 Walter Salles/Ricardo Rosset (Ford GT)
2008 Andreas Mattheis/Xandy Negrão (Ford GT)
2009 Claudio Ricci/Rafael Derani (Ferrari F430)
2009 Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F430)

CLASSIFICAÇÁƒO DO CAMPEONATO (APÁ“S 6 DE 16 ETAPAS)
Itaipava GTBR3
1 Matheus Stumpf/Valdeno Brito, Ford, 96
2 Claudio Dahruj/Rafael Daniel, Lamborghini, 85 pontos
3 Bruno Garfinkel/Ricardo MaurÁ­cio, Lamborghini, 57
3 Marcelo Hahn/Allam Khodair, Lamborghini, 57
5 Lico Kaesemodel, Ford GT, 56
6 Julio Campos, Ferrari, 55
7 Pedro Queirolo, Dodge Viper, 48
7 Rafael Derani/Claudio Ricci, Ferrari, 48
7 Daniel Serra/Chico Longo, Lamborghini, 48
10 Aluizio Coelho, Ford GT, 45
11 João Adibe/Chico Serra, Lamborghini, 36
12 Linneu Linardi, Ferrari, 34
13 Thiago Viana/Marcos Gomes, Ferrari, 33
14 Walter Derani/Antonio Pizzonia, Ferrari, 31
15 Vanue Faria, Lamborghini, 29
16 Andreas Mattheis/Xandy Negrão, Ford, 22
17 Beto Monteiro, Porsche, 21
18 Cleber Faria, Lamborghini, 19
19 Leo Burti, Ford, 11
20 Eduardo Souza Ramos/Leandro Almeida, Ford, 10
21 Roberto Posses/Betinho Gresse, Porsche, 7
22 Fernando Poeta/Fabio Carreira, Ferrari, 5
23 Marcello Sant’Anna/Leonardo Vital, Dodge Viper, 3

Itaipava GTBR4
1 Cristiano Federico/Leo Medrado, Ferrari, 91
2 Renan Guerra, Maserati, 83
3 Valter Rossete, Ferrari, 81
4 Marçal Mello/William Freire, Maserati, 79
5 Henrique Assunção, Maserati, 69
6 Alan Hellmeister/Sergio Lagana, Ferrari, 59
7 Fabio Greco, Ferrari, 53
8 Carlos Kray, Maserati, 47
9 Gustavo Sondermann/Ricardo Ribeiro, Maserati, 34
10 Carlos Burza, Maserati, 29
11 João Marcelo/Rodrigo Stefanini, Maserati, 20
12 Andre Posses, Maserati, 9
12 Mauricio Olio/Roberto Amaral, Maserati, 9
14 Oswaldo Federico/Rodrigo Navarro, Maserati, 8