GT Brasil: Em Interlagos, Leo Burti e Valter Pinheiro faturam GT4

Vantagem conquistada na primeira metade da corrida foi suficiente para garantir o resultado da dupla

Leo Burti e Valter Pinheiro venceram a primeira corrida da última etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, na categoria GT4, disputada na tarde deste sábado (15), no autódromo de Interlagos, em São Paulo. A dupla, que compete com um Lotus Evora, se aproveitou da pista molhada pela chuva para abrir vantagem em relação aos concorrentes, fato determinante para a vitória, já que o carro passou a perder rendimento conforme a pista ia secando no final. Leo Cordeiro e Vitor Genz chegaram em segundo enquanto Matheus Stumpf e Patrick Gonçalves, parceiros do BMW Team Brasil, completaram o grupo dos três melhores.

Após a corrida, Burti destacou o bom rendimento do Lotus Evora na chuva, mas lembrou que, conforme a pista secava, os pneus iam se desgastando, fazendo com que os adversários diminuÁ­ssem a diferença conquistada no inÁ­cio da prova: “Desde que a gente andou com o carro na chuva em Santa Cruz do Sul e em Curitiba, a gente sabe que ela é muito rápida nessas condições. Consegui abrir vantagem, o que foi bom, pois na hora que a pista secou, eu sabia que complicaria para o Valter, porque nosso carro ia gastar muito pneu. E foi o que aconteceu, os pneus traseiros acabaram no seco”, falou.

Valter Pinheiro, que completou a corrida, falou sobre as dificuldades que teve com os pneus e a pista que mudava de condição: “A corrida foi bastante difÁ­cil, com o desgaste excessivo. Na entrada das curvas, o carro estava dianteiro, e nas saÁ­das, ele ficou traseiro. O Vitor Genz foi chegando e se tivesse mais uma volta, ia ser difÁ­cil de segurar a posição”, explicou Pinheiro.

Segundo colocado na prova deste sábado, Leo Cordeiro, que faz sua primeira temporada em categorias de Turismo, descontou alguns pontos na disputa do tÁ­tulo da GT4. “Acredito que o resultado de hoje foi muito bom para tentar reverter a desvantagem que temos para os lÁ­deres do campeonato. Torci para a corrida ter mais uma ou duas voltas para o Vitor tentar ultrapassar o Valter e vencer, mas o segundo lugar está bom. Estamos vivos no campeonato, e vamos tentar ganhar esta taça amanhã”, revelou.

Companheiro de Cordeiro, mas fora da disputa pelo tÁ­tulo da temporada, Vitor Genz lamentou não conseguir vencer a prova: “Eu sabia que não disputaria o tÁ­tulo quando cheguei aqui, mas desde o começo eu estou focado para ajudar o Leo no campeonato. Infelizmente, hoje faltaram duas voltas para nós”. Bicampeão da categoria GT3 em 2010 e 2011 ao lado de Valdeno Brito, Matheus Stumpf terminou a corrida da GT4 neste sábado na terceira posição.

O piloto falou dos problemas que teve na largada, e revelou que o desgaste dos pneus impediu que ele entregasse o carro ao seu companheiro, Patrick Gonçalves, em boas condições: “A corrida foi muito difÁ­cil para nós no inÁ­cio, pois nosso carro não vem bem desde os treinos. Na largada eu não enxergava nada, mas tive um bom desempenho nas primeiras seis voltas, mas os pneus se desgastaram e não pude entregar o carro nas melhores condições para o Patrick”, disse brincando com seu parceiro.

Patrick Gonçalves classificou a corrida como divertida, e disse que o resultado foi satisfatório: “O trabalho no final de semana está muito bom e vamos continuar trabalhando da mesma forma, melhorando o carro. Eu gosto de andar na chuva, então cada volta foi uma diversão. A prova de hoje foi bem desafiadora, pegando o carro em condições extremas. Estou bastante satisfeito com o resultado”, encerrou o baiano.

Com o fim da corrida 1 da oitava e última etapa da temporada 2012 da GT4 agora a briga pelo tÁ­tulo fica entre o Aston Martin Vantage de Alan Hellmeister e Sérgio Laganá e a M3 de Leo Cordeiro e será definida Á s 13hs deste domingo (16) ao vivo no SporTV, RedeTV, PortalGT.com.br, UOL.com.br e TotalRace.com.br. Confira o resultado da prova e classificação do campeonato.

Resultado em Interlagos
1º) 6 – V.Pinheiro/L.Burti (LO , SP/SP)
2º) 12 – L.Cordeiro/V.Genz (BM , SP/RS)
3º) 11 – M.Stumpf/P.Gonçalves (BM , RS/BA)
4º) 57 – S.Laganá/A.Hellmeister (AM , SP/SP)
5º) 21 – F.Greco/V.Rossete (MA , SP/SP)
6º) 8 – E.Oliveira/W.Freire (FE , SP/SP)

Classificação do Campeonato: GT4
1 – Sérgio Laganá/Alan Hellmeister – Aston Martin Vantage – 207 pontos
2 – Leonardo Cordeiro – BMW M3 – 200
3 – Valter Rossete/Fabio Greco – Maserati Gran Turismo MC – 181
4 – Valter Pinheiro/Leo Burti – Lotus Evora – 178
5 – Eduardo Oliveira/William Freire – Ferrari Challenge – 172
6 – Matheus Stumpf/Patrick Gonçalves – BMW M3 – 169
7 – Vitor Genz – BMW M3 – 165
8 – Ricardo Ricca/Cassio H. de Mello – Porsche 997 Cup GT4 – 21
9 – William Starostik – BMW M3 – 20
10 – Marçal Melo/João Gonçalves – Ginetta G50 – 13