GT Brasil: Em Interlagos, Leo Burti e Valter Pinheiro faturam GT4

Vantagem conquistada na primeira metade da corrida foi suficiente para garantir o resultado da dupla

Leo Burti e Valter Pinheiro venceram a primeira corrida da última etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, na categoria GT4, disputada na tarde deste sábado (15), no autódromo de Interlagos, em São Paulo. A dupla, que compete com um Lotus Evora, se aproveitou da pista molhada pela chuva para abrir vantagem em relação aos concorrentes, fato determinante para a vitória, já que o carro passou a perder rendimento conforme a pista ia secando no final. Leo Cordeiro e Vitor Genz chegaram em segundo enquanto Matheus Stumpf e Patrick Gonçalves, parceiros do BMW Team Brasil, completaram o grupo dos três melhores.

Após a corrida, Burti destacou o bom rendimento do Lotus Evora na chuva, mas lembrou que, conforme a pista secava, os pneus iam se desgastando, fazendo com que os adversários diminuíssem a diferença conquistada no início da prova: “Desde que a gente andou com o carro na chuva em Santa Cruz do Sul e em Curitiba, a gente sabe que ela é muito rápida nessas condições. Consegui abrir vantagem, o que foi bom, pois na hora que a pista secou, eu sabia que complicaria para o Valter, porque nosso carro ia gastar muito pneu. E foi o que aconteceu, os pneus traseiros acabaram no seco”, falou.

Valter Pinheiro, que completou a corrida, falou sobre as dificuldades que teve com os pneus e a pista que mudava de condição: “A corrida foi bastante difícil, com o desgaste excessivo. Na entrada das curvas, o carro estava dianteiro, e nas saídas, ele ficou traseiro. O Vitor Genz foi chegando e se tivesse mais uma volta, ia ser difícil de segurar a posição”, explicou Pinheiro.

Segundo colocado na prova deste sábado, Leo Cordeiro, que faz sua primeira temporada em categorias de Turismo, descontou alguns pontos na disputa do título da GT4. “Acredito que o resultado de hoje foi muito bom para tentar reverter a desvantagem que temos para os líderes do campeonato. Torci para a corrida ter mais uma ou duas voltas para o Vitor tentar ultrapassar o Valter e vencer, mas o segundo lugar está bom. Estamos vivos no campeonato, e vamos tentar ganhar esta taça amanhã”, revelou.

Companheiro de Cordeiro, mas fora da disputa pelo título da temporada, Vitor Genz lamentou não conseguir vencer a prova: “Eu sabia que não disputaria o título quando cheguei aqui, mas desde o começo eu estou focado para ajudar o Leo no campeonato. Infelizmente, hoje faltaram duas voltas para nós”. Bicampeão da categoria GT3 em 2010 e 2011 ao lado de Valdeno Brito, Matheus Stumpf terminou a corrida da GT4 neste sábado na terceira posição.

O piloto falou dos problemas que teve na largada, e revelou que o desgaste dos pneus impediu que ele entregasse o carro ao seu companheiro, Patrick Gonçalves, em boas condições: “A corrida foi muito difícil para nós no início, pois nosso carro não vem bem desde os treinos. Na largada eu não enxergava nada, mas tive um bom desempenho nas primeiras seis voltas, mas os pneus se desgastaram e não pude entregar o carro nas melhores condições para o Patrick”, disse brincando com seu parceiro.

Patrick Gonçalves classificou a corrida como divertida, e disse que o resultado foi satisfatório: “O trabalho no final de semana está muito bom e vamos continuar trabalhando da mesma forma, melhorando o carro. Eu gosto de andar na chuva, então cada volta foi uma diversão. A prova de hoje foi bem desafiadora, pegando o carro em condições extremas. Estou bastante satisfeito com o resultado”, encerrou o baiano.

Com o fim da corrida 1 da oitava e última etapa da temporada 2012 da GT4 agora a briga pelo título fica entre o Aston Martin Vantage de Alan Hellmeister e Sérgio Laganá e a M3 de Leo Cordeiro e será definida às 13hs deste domingo (16) ao vivo no SporTV, RedeTV, PortalGT.com.br, UOL.com.br e TotalRace.com.br. Confira o resultado da prova e classificação do campeonato.

Resultado em Interlagos
1º) 6 – V.Pinheiro/L.Burti (LO , SP/SP)
2º) 12 – L.Cordeiro/V.Genz (BM , SP/RS)
3º) 11 – M.Stumpf/P.Gonçalves (BM , RS/BA)
4º) 57 – S.Laganá/A.Hellmeister (AM , SP/SP)
5º) 21 – F.Greco/V.Rossete (MA , SP/SP)
6º) 8 – E.Oliveira/W.Freire (FE , SP/SP)

Classificação do Campeonato: GT4
1 – Sérgio Laganá/Alan Hellmeister – Aston Martin Vantage – 207 pontos
2 – Leonardo Cordeiro – BMW M3 – 200
3 – Valter Rossete/Fabio Greco – Maserati Gran Turismo MC – 181
4 – Valter Pinheiro/Leo Burti – Lotus Evora – 178
5 – Eduardo Oliveira/William Freire – Ferrari Challenge – 172
6 – Matheus Stumpf/Patrick Gonçalves – BMW M3 – 169
7 – Vitor Genz – BMW M3 – 165
8 – Ricardo Ricca/Cassio H. de Mello – Porsche 997 Cup GT4 – 21
9 – William Starostik – BMW M3 – 20
10 – Marçal Melo/João Gonçalves – Ginetta G50 – 13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *