GT Brasil: Jimenez e Boni vencem corrida e o Cascavel De Ouro neste domingo, no Paraná

Dupla com uma Mercedes-Benz SLS AMG colocou seu nome na história ao conquistar a 27ª edição do prêmio paranaense

A corrida deste domingo (2) no Autódromo Internacional de Cascavel, no Paraná, da GT3, não tinha em jogo apenas os 20 pontos da disputa do tÁ­tulo, também estava na disputa o troféu da 27ª Edição do Cascavel De Ouro. Com a vitória no dia, Sérgio Jimenez e Paulo Bonifácio, com sua Mercedes-Benz SLS AMG, entraram para a história ao vencer a prova e o prêmio, colocando fogo na briga pelo tÁ­tulo do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. Cláudio Ricci e Rafael Derani, de Ferrari 458 Itália, e Renan Guerra e Vanuê Faria, também de SLS, completaram os três melhores. A decisão do ano será em Interlagos, São Paulo, nos dias 15 e 16 de novembro.

“Acho que o Cascavel De Ouro é como um Grand Slam”, diz Paulo Bonifácio, responsável pela condução da SLS AMG da Pool Racing na metade inicial da corrida. “Eu realmente agradeço, porque é um privilégio. Fica gravado na pedra esta conquista e estamos todos muito contentes por vencer. Quanto a prova, deu tudo certo. Fizemos algumas alterações no carro para este domingo que deram certo e larguei muito bem”, completou.

“O nosso ritmo estava bom e entreguei o carro para o Sérgio em uma condição interessante”, finaliza Boni. Também comemorando, Sérgio Jimenez agradeceu pela oportunidade de disputar o Cascavel De Ouro. “Estou bastante contente por levar este troféu tão importante de Cascavel, uma cidade que gosto e tenho vários amigos, desta forma fico feliz de colocar meu nome da história. Na prova, o inÁ­cio do Boni foi decisivo para o nosso resultado”, diz.

“Saindo de sexto e ficando em segundo logo no começo garantiu nosso bom resultado, de novo afirmo que não somos os mais rápidos, principalmente entre as três SLS do grid, mas talvez a mais constante, por isso ainda assim conseguimos resultados bons como esses”, encerra. Após um terceiro lugar na corrida do sábado (1), Cláudio Ricci lamentou perder o prêmio tendo chegado em segundo neste domingo.

“Eu estava com o guizo da Cascavel de Ouro na mão, mas acabou não dando certo. Estamos trabalhando no nosso limite, tirando tudo que a Ferrari 458 Itália pode nos oferecer, mas estamos correndo contra uma concorrência muito forte. O Rafael Derani, meu parceiro, fez um grande começo de corrida e consegui concluir bem, por isso acho que o segundo lugar está bom, estamos com um final de campeonato bem interessante”, fala Ricci.

“Para São Paulo, daqui duas semanas, vamos trabalhar mais para melhorar a Ferrari e vamos confiantes em um bom resultado, queremos vencer, mas vai ser difÁ­cil contra a Lamborghini que já venceu duas vezes lá este ano e os motores da SLS empurrando como estão”, encerra o campeão de 2009 da categoria. Em terceiro na corrida, Vanuê Faria, de Mercedes-Benz SLS AMG, lamentou os problemas enfrentados na corrida de sábado.

“Na corrida deste domingo levei uma punição por queima de largada que eu realmente não entendi, mas cumpri e voltei para terminar a minha parte da corrida na melhor posição possÁ­vel. Entreguei o carro para o Renan e deu tudo certo, estou um pouco desapontado por ontem, porque se não tivéssemos sofrido uma pane, poderÁ­amos até ter vencido uma corrida neste fim de semana em Cascavel”, comenta Vanuê.

Responsável por um dos momentos mais marcantes da corrida, uma ultrapassagem dupla sobre Cacá Bueno, de BMW Z4, e Daniel Croce, Corvette Z06R, Renan Guerra, parceiro de Vanuê, comentou a manobra. “Eu considero o Cacá como o piloto mais completo do Brasil, ele sabe exatamente quando pode forçar ou não, quando vai conquistar um melhor resultado ou não. Por isso fico feliz com a ultrapassagem, que foi muito importante para a conquista de um bom terceiro lugar. Tivemos um ótimo carro desde o começo aqui em Cascavel, uma pena o problema ontem, mas estamos animados para São Paulo após um pódio”, encerra Guerra.

Raijan Mascarello e Felipe Tozzo vencem na GT Premium!

Após o abandono na corrida do sábado (1), Raijan Mascarello e Felipe Tozzo, com a Ferrari F430, se recuperaram na disputa pelo tÁ­tulo da categoria GT Premium com a vitória neste domingo (2). “Não foi fácil”, diz Raijan. “Ontem tivemos todos os problemas possÁ­veis, e hoje a corrida também foi complicada. Sofri muita pressão do Kray, mas segurei bem a posição e entreguei o carro para o Felipe”.

“Não podemos vacilar, porque pode acontecer qualquer coisa. Acho que Interlagos é uma pista muito boa para a Ferrari com as curvas de alta. O tÁ­tulo está difÁ­cil, mas vamos lutar até o fim. Interlagos é a final da competição e vamos para vencer”, encerra Mascarello. Terminando a prova pelo time, Felipe Tozzo fala sobre o ânimo extra que a vitória proporcionou. “Este resultado foi bastante importante para nós”.

“Com a vitória conseguimos recuperar um pouco do ânimo, depois de todos os problemas que enfrentamos no sábado. Vamos para São Paulo na briga pelo tÁ­tulo e este é o resultado que queremos”, encerra Tozzo.

2ª Corrida – Gran Turismo

1º) 22 – P.Bonifacio/S.Jimenez (MB, SP/SP), 44 voltas em 50:28.894 (média de 159,92 km/h)

2º) 3 – R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 7.156

3º) 105 – V.Faria/R.Guerra (MB , SP/SP), a 16.192

4º) 0 – C.Bueno/C.Dahruj (BM , SP/SP), a 16.579

5º) 30 – C.Faria/D.Rosa (MB , SP/RS), a 48.049

6º) 61 – F.Croce/D.Croce (CO , SP/SP), a 1 volta

7º) 15 – F.Tozzo/R.Mascarello (FE , SC/MT), a 2 voltas

8º) 46 – C.Kray/A.Toso (LA , RS/RS), a 2 voltas

9º) 16 – M.Hahn/A.Khodair (LA , SP/SP), a 25 voltas

10º) 20 – F.Ebrahim/W.Ebrahim (AU , PR/PR), a 43 voltas

Classificação GT3

1 – Duda Rosa/Cleber Faria – Mercedes-Benz SLS AMG; 187 pontos;

2 – Cacá Bueno/Cláudio Dahruj – BMW Z4 GT3; 181;

3 – Sérgio Jimenez/Paulo Bonifácio – Mercedes SLS AMG; 164;

4 – Allam Khodair/Marcelo Hahn – Lamborghini LP600+; 152;

5 – Renan Guerra/Vanuê Faria – Mercedes-Benz SLS AMG; 145;

6 – Cláudio Ricci/Rafael Derani – Ferrari 458; 144;

7 – Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim – Audi R8 LMS; 127;

8 – Valdeno Brito/Constantino Júnior – BMW Z4 GT3; 114;

9 – Andersom Toso/Carlos Kray – Lamborghini LP520; 81;

10 – Felipe Tozzo/Raijan Mascarelo – Ferrari F430; 77;

11 – Fernando Croce -Corvette Z06R; 54;

12 – Ronaldo Kastropil – Lamborghini LP600; 47;

13 – Cristiano Almeida/Pierre Ventura – Lamborghini LP520; 43;

14 – Fernando Poeta -Lamborghini LP560; 37;

15 – Fernando G. Croce – Corvette Z06R; 35;

15 – Roger Sandoval -Lamborghini LP560; 35;

17 – Henrique Assunção – Lamborghini LP 600+; 33;

18 – Guilherme Figueiroa/Júlio Campos – Lamborghini LP600; 28;

19 – Felipe Roso/VinÁ­cius Roso – Ferrari F430; 21;

20 – Ramon Matias – Dodge Viper Competition Coupé; 20;

21 – Daniel Croce – Corvette Z06R; 9;

22 – Alexandre Buneder – Lamborghini LP560; 17;

23 – Bruno Garfinkel – Lamborghini LP600; 16;

24 – Popó Bueno/Marcelo Franco – Ford GT; 11;

24 – Walter Derani – Ferrari F430; 11;

25 – Fernando Fortes – Dogde Viper Competition Coupé; 10;

26 – Renato Cattalini – Dodge Viper Competition Coupé; 9;

28 – Lorenzo Varassin – Dodge Viper Competition Coupé; 8.

Classificação do Campeonato – GT Premium

1 – Andersom Toso/Carlos Kray – Lamborghini LP520 – 231 pontos

2 – Felipe Tozzo/Raijan Mascarello – Ferrari F430 – 210

3 – Cristiano Almeida/Pierre Ventura – Lamborghini LP520 – 139

4 – Felipe Roso/VinÁ­cius Roso – Ferrari F430 – 58

5 – Ramon Matias – Dodge Viper Competition Coupé – 48

6 – Renato Cattalini – Dodge Viper Competition Coupé – 20

7 – Lorenzo Varassin – Dogde Viper Competition Coupé – 17

8 – Henrique Assunção/Fernando Fortes – Dodge Viper Competition Coupé – 13

Lista dos vencedores do Cascavel De Ouro

1ª edição, 1967 – Rodolfo Scherner/Bruno Castilho (Laranjeiras do Sul/Curitiba), Simca

2ª edição, 1970 – Sérgio Valente Withers (Curitiba), Volks Divisão 5

3ª edição, 1971 – Pedro Muffato (Cascavel), Puma Spartano

4ª edição, 1973 – Francisco Lameirão (São Paulo), Havalone

5ª edição, 1974 – Pedro Muffato (Cascavel), Havalone

6ª edição, 1975 – Pedro Muffato (Cascavel), Havalone

7ª edição, 1976 – Nelson Piquet (BrasÁ­lia), Super Vê

8ª edição, 1980 – Marcos da Silva Ramos (Curitiba), Chevette

9ª edição, 1982 – Aroldo Bauermann (Porto Alegre), Fórmula 2

10ª edição, 1983 – Edgar Favarin (Cascavel), Fusca

11ª edição, 1984 – Cláudio Elbano (Curitiba), Passat

12ª edição, 1985 – Saul Mário Caús (Cascavel), Opala

13ª edição, 1986 – Dilso Sperafico (Toledo), Hot-Fusca

14ª edição, 1987 – Aloysio Ludwig Neto (Cascavel), Dodge

15ª edição, 1988 – Ruy Chemin (Cascavel), Dodge

16ª edição, 1989 – Marcos Corso (Curitiba), Passat

17ª edição, 1990 – Edgar Favarin/Clênio Faust (Cascavel/Francisco Beltrão), Passat

18ª edição, 1991 – Edgar Favarin/Milton Serralheiro (Cascavel), Gol

19ª edição, 1992 – Constantino Júnior (BrasÁ­lia), March-Honda Fórmula 3

20ª edição, 1993 – Cláudio Girotto/Lourenço Barbatto (São Paulo), Aldee

21ª edição, 1994 – Edgar Favarin/David Muffato/Gilson Reikdall (Cascavel/Cascavel/Curitiba), Aldee

22ª edição, 1996 – Edgar Favarin/Valmor EmÁ­lio Weiss (Cascavel/Curitiba), Gol

23ª edição, 1997 – Valmor EmÁ­lio Weiss/AntÁ´nio Espolador (Curitiba), Gol

24ª edição, 2003 – Flávio Poersch/Aloysio Ludwig Neto (Cascavel), Voyage

25ª edição, 2004 – David Muffato/Ruy Chemin (Cascavel), Escort

26ª edição, 2005 – Edgar Favarin/Flavio Poersch (Cascavel), Escort

27ª edição, 2012 – Sérgio Jimenez/Paulo Bonifácio (São Paulo), Mercedes-Benz SLS AMG GT3

* Em 1991, a Cascavel de Ouro premiou também os vencedores de cada categoria. Além de Edgar Favarin e Milton Serralheiro, campeões na classificação geral, foram declarados vencedores Flávio Trindade/Beto Richa (Força Livre), Jair Bana (Speed Fusca), Gilnei Faoro/Dimas Moreira (Dodge) e Mauro Turcatel/André Costi Filho (Maverick).Â