GT Open: Andrea Montermini é o Campeão de 2013

O italiano Andrea Montermini (Ferrari 458/Villorba) sagrou-se neste domingo (06/10), Campeão da Temporada 2013 do International GT Open, após a disputa da penúltima etapa do ano, em Monza, na Itália.

Montermini garantiu o tÁ­tulo com uma etapa de antecedência, ao somar 225 pontos. O ex-piloto de F-1 conquistou o tÁ­tulo sozinho, após ter como parceiro de equipe no começo do campeonato o compatriota Luca Filippi e depois o também italiano Davide Rigon. Ele também disputou uma prova sozinho. Filippi, que neste final de semana disputa a etapa de Houston da IndyCar, soma 168 pontos, ainda em segundo no campeonato. A dupla Miguel Ramos/Nicky Pastorelli (Corvette Z06/V8Racing) em terceiro, soma 167 pontos.

Prova 1:

A primeira prova em Monza, no sábado (05/10), foi histórica para a equipe Bhai Tech, que fez a dobradinha. O italiano Giorgio Pantano e o brasileiro Rafael Suzuki levaram a McLaren MP4-12C, da Classe GTS, a vitória no geral. Foi a primeira vitória no geral da dupla. Os parceiros de equipe, o brasileiro Luiz Razia e o neozelandês Chris van der Drift completaram a dobradinha da Bhai Tech.

“Cumprimos o primeiro objetivo do fim de semana, que era somar o máximo de pontos. Foi uma corrida importante para o campeonato, tivemos um ritmo muito bom e conseguimos aproveitar para abrir boa vantagem. Foi especial também por ser uma vitória ‘em casa’. Para amanhã, temos de trabalhar ainda mais por causa do handicap e para manter a liderança no campeonato.”, declarou  Suzuki.

“O Chris fez uma boa largada, e o pit stop foi crucial também. Contamos um pouco com a sorte porque outros tiveram problemas, mas foi bom concluir um trabalho bem feito e estar no pódio em Monza é sempre especial.”, disse Razia.

A dupla Alessandro Pier Guidi/Aleksandr Skryabin (Ferrari 458 GT3/ESTA) completaram o pódio no geral, e também na GTS.

Montermini/Rigon, em quinto no geral, venceram na Super GT. Montermini chegou a escapar da pista, na 10ª volta.

O brasileiro Cesar Ramos (Ferrari 458 GT3/Kessel), em dupla com o dinamarquês Johnny Laursen, terminou em sétimo no geral,e quinto na GTS.

Final, prova 1:

1 – Pantano/Suzuki (McLaren MP4-12C) – BhaiTech – 38 voltas em 1.11’08″663
2 – Razia/Van Der Drift (McLaren Mp4-12C) – BhaiTech – 7″522

3 – Skryabin/Pierguidi (Ferrari 458 GT3) – ESTA – 11″286
4 – Rossel/Mavlanov (Ferrari 458 GT3) – SMP – 24″128
5 – Montermini/Rigon (Ferrari 458) – Villorba – 34″254
6 – Talkanitsa sr & jr (Ferrari 458) – AF Corse – 41″629
7 – C.Ramos/Laursen (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 45″416
8 – Cordoni/Camathias (Ferrari 458 GT3) – Ombra – 57″670
9 – Frezza/Bontempelli (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 1’15″877
10 – M.Ramos/Pastorelli (Corvette Z06) – V8Racing – 1’17″703
11 – Cameron/Griffin (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 1’19″556
12 – Sdanewitsch/Rugolo (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 1’19″596
13 – Hamprecht/Kox (Lamborghini Gallardo) – Leipert – 1’23″263
14 – Cioci/Metha (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 1’24″809
15 – Kremer/Earle (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 1’25″294
16 – Toril/Seyffarth (Mercedes SLS) – Seyffarth – 1’26″203
17 – Flohr/Castellacci (Ferrari 458 GT3) – 1’26″818
18 – Broniszewski (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 1’46″185
19 – Abresch/Nathan (Corvette Z06) – V8Racing – 1’47″742
20 – Costantini/Gattuso (Ferrari 458 GT3) – Ombra – 1 volta
21 – Camp/Werkman (Corvette Z06) – V8Racing – 1
22 – Seefried/Kogay (Porsche 997 GT3) – Rinaldi – 1
23 – Coimbra/Silva (Mercedes SLS GT3) – Sports&You – 1
24 – Ide/Soulet (Aston Martin V12 Vantage) – GPR – 2
25 – Maleev/Ladygin (Ferrari 458 GT3) – SMP – 2
26 – Onidi/Salaquarda (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 3
27 – Leganov/Rosina (Lamborghini Gallardo) – Leipert – 9

Volta mais rápida: Andrea Montermini 1’48”293

Abandonos:
Sitjhoff/Longin (Corvette Z06) – V8 Racing – 11
Beretta/Lyons (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 5
Vieira/Cressoni (Porsche 997 GT3) – Drivex – 5
Tutumlu/Deverikos (Porsche 997 GT3 R) – Autorlando – 0

Prova 2:

Neste domingo (06/10) com pista molhada, o russo Roman Mavlanov e o espanhol Pol Rosell (Ferrari 458 GT3/ SMP) venceram pela primeira vez no geral. A dupla disputa a Classe GTS. Skryabin/Pierguidi terminaram em segundo, seguidos por outra dupla da GTS, Marco Frezza/ Lorenzo Bontempelli (Ferrari 458 GT3/Kessel).

Ramos/Laursen terminaram em quinto no geral, e na GTS. Pantano/Suzuki foram sétimo. A dupla  Diederich Sitjhoff/Bert Longin (Corvette Z06/V8 Racing) venceu na Super GT.

Montermini/Rigon terminaram na 12ª posição (terceiro na Super GT), uma posição a frente de Ramos/Pastorelli, o suficiente para garantir o tÁ­tulo antecipado para Montermini.
Van der Drift/Razia abandonaram na nona volta, com um pneu furado.

Bontempelli, Suzuki/Pantano estão empatados na liderança da Classe GTS, com 48 pontos. Van der Drift/Razia, em sétimo, somam 33 pontos.

A última etapa, que define o tÁ­tulo da GTS, acontece em Barcelona, na Espanha, nos dias 9 e 10 de novembro.

Final, prova 2:

1 – Rossel/Mavlanov (Ferrari 458 GT3) – SMP – 23 voltas em 51’47″970
2 – Skryabin/Pierguidi (Ferrari 458 GT3) – ESTA – 1″072
3 – Frezza/Bontempelli    (Ferrari 458 GT3) – Kessel  – 11″989
4 – Onidi/Salaquarda (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 12″235
5 – C.Ramos/Laursen (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 34″068
6 – Beretta/Lyons (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 35″409
7 – Pantano/Suzuki (McLaren MP4-12C) – BhaiTech – 35″770
8 – Sitjhoff/Longin (Corvette Z06) – V8 Racing – 38″715
9 – Tutumlu/Deverikos (Porsche 997 GT3 R) – Autorlando – 39″724
10 – Cameron/Griffin (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 42″290
11 – Maleev/Ladygin (Ferrari 458 GT3) – SMP – 46″367
12 – Montermini/Rigon (Ferrari 458) – Villorba – 49″714
13 – M.Ramos/Pastorelli (Corvette Z06) – V8Racing – 52″512
14 – Seefried/Kogay (Porsche 997 GT3) – Rinaldi – 1’05″623
15 – Toril/Seyffarth (Mercedes SLS) – Seyffarth – 1’14″602
16 – Broniszewski (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 1’16″105
17 – Kremer/Earle (Ferrari 458 GT3) – Kessel – 1’16″749
18 – Cioci/Metha (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 1’16″823
19 – Hamprecht/Kox (Lamborghini Gallardo) – Leipert – 1’26″268
20 – Talkanitsa sr & jr (Ferrari 458) – AF Corse – 1’27″328
21 – Abresch/Nathan (Corvette Z06) – V8Racing – 1’52″387
22 – Vieira/Cressoni (Porsche 997 GT3) – Drivex – 1 volta
23 – Coimbra/Silva (Mercedes SLS GT3) – Sports&You – 2
24 – Costantini/Gattuso (Ferrari 458 GT3) – Ombra – 5
25 – Ide/Soulet (Aston Martin V12 Vantage) – GPR – 5

Volta mais ráÁ­da: Alessandro Pierguidi 1’57”356

Abandonos:
Sdanewitsch/Rugolo (Ferrari 458 GT3) – AF Corse – 15
Van der Drift/Razia (McLaren Mp4-12C) – BhaiTech – 9
Werkman/Camp (Corvette Z06) – V8Racing – 9
Cordoni/Camathias (Ferrari 458 GT3) – Ombra – 3