GT3 Brasil: Categoria decide hoje primeiro campeão da história

O GT3 Brasil Championship conhecerá neste domingo seu primeiro campeão. A categoria de supercarros que se instalou no Brasil em 2007 chega Á  rodada dupla final, em Interlagos, com quatro possÁ­veis vencedores da temporada: as duplas Xandy Negrão/Andréas Mattheis e Walter Derani/Claudio Ricci e os pilotos Alceu Feldmann e Paulo Bonifácio ­- estes últimos individualmente. A GT3 estreou no Brasil em agosto e em apenas quatro meses de atividade já se firmou como uma das principais competições do esporte a motor nacional.

A largada da primeira corrida deste domingo (9ª etapa) está marcada para as 10h05, e a da segunda, Á s 15h40. O site da Lobini (www.lobini.com.br), uma das empresas patrocinadoras do Brasil GT3 Championship e que fornece o safety-car oficial da categoria, transmitirá a corrida em tempo real com imagens e narração. Para quem quiser acompanhar a cronometragem oficial, basta acessar o site da Cronomap (www.cronomap.com.br) e clicar no “live timing” ou no link da GT3 para ter acesso Á  tabela de tempos das corridas em tempo real.

Os candidatos – A dupla formada por Xandy Negrão e Andreas Mattheis lidera a classificação com 63 pontos. A liderança, inclusive, foi assumida apenas na última rodada dupla, válida pela 7ª e 8ª etapas, disputadas em Goiânia. Para conquistar o tÁ­tulo, a dupla precisa somar 14 pontos nas duas etapas. Em outras palavras, para depender apenas de seus resultados e não levar em conta o que for obtido por seus adversários, somente duas combinações de classificação nas corridas garantiriam o tÁ­tulo Xandy e Mattheis: uma vitória e um quarto lugar ou uma segunda e terceira colocações.

A vice-liderança tem dois pilotos empatados: Paulo Bonifácio e Alceu Feldmann, que corriam em dupla até a rodada de Goiânia e lideraram a disputa até aquela etapa, somam 57 cada um. Para Interlagos, competindo agora com outros parceiros, Bonifácio correrá em companhia de Luciano Burti, enquanto Feldmann acerta os detalhes finais de sua participação em São Paulo. Seu provável parceiro poderá ser Abramo Mazzochi, que não correu em Goiânia em virtude do forte acidente sofrido com o Dodge Viper em Curitiba.

Com a dupla separada existe, assim, a possibilidade de o primeiro tÁ­tulo do Brasil GT3 Championship ficar nas mãos de apenas um piloto, e não de uma dupla, já que os pontos conquistados são os mesmos para ambos os pilotos que correram juntos.

Também com chances de tÁ­tulo os pilotos Cláudio Ricci e Walter Derani podem garantir a honraria para a Ferrari, já que aceleram um modelo F430. Juntos, eles somam 48 pontos na terceira posição do campeonato de pilotos. Entretanto, para conquistar o tÁ­tulo, a dupla precisa contar com dois maus resultados de seus concorrentes diretos ao tÁ­tulo e no mÁ­nimo somar 16 pontos – empatando em 63 pontos com Xandy/Mattheis, a dupla da Ferrari perde o tÁ­tulo pelo número de vitórias, que é o primeiro critério de desempate.

Confira a classificação de pilotos:

1º) Xandy Negrão/Andreas Mattheis, 63 pontos;
2º) Paulo Bonifácio/Alceu Feldmann, 57
3º) Cláudio Ricci/Walter Derani, 48
4º) Abramo Mazzochi/Ramon Matias, 32
5º) Alencar Junior/Rafael Derani, 30
6º) Luiz Paternostro/Renato Cattalini, 25
7º) Antonio Hermann, 21
8º) Lico Kaesemodel, 15
9º) Marcelo Fernandes/Sergio Laganá, 11
10º) Roberto Moreno/Carlos Crespo, 10
11º) Paulo de Tarso/Leo Burti, 7
12º) Valdeno Brito, 6
       Fábio Casagrande, 6
14º) Amilcar Collares, 4
15º ) Sergio Lúcio, 2