GT3 Brasil: Engenheiro brasileiro antecipa novo projeto da preparadora da Ferrari

Gregório Pesinato, da CRT Brasil, esteve em visita de intercâmbio na suíça Kessel Racing para antecipar a implantação das novidades técnicas do F430 em 2008.

Na entressafra das temporadas de 2007 e 2008 a equipe CRT Brasil enviou um de seus engenheiros, Gregório Pesinato, para um estágio na Kessel Racing. A equipe suíça é a responsável pelo desenvolvimento dos Ferrari F430 que participam dos diversos campeonatos da categoria GT3 ao redor do mundo. A missão de Pesinato era clara: trazer para o Brasil os dados mais recentes e atualizados coletados nos testes realizados pela Kessel, a fim de cruzar as informações com as colhidas no Brasil e aplicar os novos desenvolvimentos aos supercarros italianos que atuam no País.

Segundo o planejamento estabelecido pelo chefe de equipe Edgard Mello Filho, os dois F430 da CRT já estarão atualizados para a prova de abertura da temporada, dia 20 de abril, em Curitiba (PR). “Precisamos dar o melhor equipamento possível para as nossas duplas de pilotos – Walter Derani/Giuliano Losacco e Rafael Derani/Cláudio Ricci –, já que este ano teremos um campeonato superdisputado, com novas marcas e pilotos de nível internacional participando”, comenta Edgard, que levou o time à conquista do título de melhor equipe da temporada 2007 no ano de estréia da GT3 no Brasil.

Transformação – Pesinato esteve na Kessel durante o mês de janeiro e encontrou uma estrutura incrivelmente completa. “Fiquei impressionado com a organização, a logística e a divisão de tarefas”, diz o engenheiro da CRT. “Cada um dos técnicos tem missões específicas e bem estabelecidas, a estrutura funciona como um relógio. Outra experiência importante foi acompanhar a transformação de dois Ferrari F430 Challenge em modelos aptos para disputar a GT3. Ambos estavam em estágios diferentes de preparação, portanto foi possível ver quase todo o processo de conversão dos carros. Acompanhei as modificações de câmbio, carroceria e também uma parte do desenvolvimento do kit que foi apresentado nos testes que aconteceram em Monza, duas semanas atrás, e dos que estão marcados para Nogaro, no final do mês”, observa Gregório Pesinato.

O engenheiro da CRT viu em primeira mão algumas das novidades que devem ser incorporadas nos Ferrari F430 de GT3 em todo o mundo. “Em princípio, o carro deverá ter pára-choques com entradas de ar maiores para melhorar a refrigeração de motor e dos freios dianteiros”, revela. “O F430 deve usar saias laterais com desenho que privilegia o envio de ar para os freios traseiros e contará com radiador de maiores dimensões para o caso de corridas em localidades muito quentes – se tivéssemos isso em Goiânia, no ano passado, seríamos ainda mais rápidos”, observa Pesinado.

Suspensão – Segundo o técnico, a suspensão também será alterada. “O projeto prevê mudanças nas molas e outros detalhes das suspensões. Ao contrário do ano passado, quando o F430 usava uma combinação de pneus com composto de borracha mais macio, esta temporada passará a usar pneus de composto mais duro ― como todas as demais marcas. Isso, com certeza, mudará o comportamento do carro, o que exigirá alterações que compensem uma eventual perda de aderência ou de desempenho”, explica o engenheiro da CRT Brasil.

Gregório Pesinato também teve a oportunidade de acompanhar um teste particular da Kessel Racing em Nogaro, na França – mesmo local onde serão feitas as avaliações finais da FIA para a homologação dos kits que serão adotados nesta temporada. “Foi importante ter assistido esses ensaios. Percebi que os engenheiros europeus nem sempre têm respostas para tudo. Assim como nós, às vezes eles também demoram para achar soluções para eventuais problemas. Apesar de, no Brasil, estarmos somente no inicio da segunda temporada, estamos muito próximos de todo o trabalho feito na Europa. Esta é a receita para fazermos os Ferrari conquistar seu primeiro título de pilotos por aqui”, complementa Pesinato.

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