GT3 Brasil: Ferrari Scuderia. O supercarro vencedor dos 500 km de São Paulo

Francisco Longo dividiu a pilotagem do modelo com Daniel Serra na vitória do último domingo.

A Ferrari tem uma longa tradição de fazer supercarros. Fundada em 1947 por Enzo Ferrari, a marca do “Cavallino Rampante” se tornou sinÁ´nimo de velocidade, vitórias e, acima de tudo, desejo. Desde 2007 os modelos F430 já competem no Itaipava GT3 Brasil, mas em junho deste ano a FIA homologou mais um modelo preparado para as pistas pela fábrica italiana: o Ferrari Scuderia, que também já compete na GT3 brasileira.

O Scuderia é uma variação do F430, lançado em 2004, porém, com mudanças substanciais de motorização, câmbio e parte aerodinâmica. O modelo, que venceu no último domingo a tradicional prova 500 Km de São Paulo, tem como marca registrada a agressividade. Tanto que sua apresentação, no Salão de Frankfurt de 2007, mereceu a presença de Michael Schumacher como garoto-propaganda.

Na versão de pista, um motor V8 com ângulo de 90° de 4,5l gera 550 cavalos de potência, que leva o Scuderia a atingir velocidades superiores aos 320 km/h – na verdade, todos os supercarros do Itaipava GT3 Brasil andam em torno dessa marca. O bloco de 4.500 cm³ tem torque maior e melhor distribuÁ­do do que o de 4.700 cm³ dos modelos F430 anteriores, permitindo uma melhor retomada de velocidade, principalmente nas saÁ­das de curva. Feito principalmente de alumÁ­nio e fibra de carbono, o Scuderia pesa 1230 kg.

O novo bólido também tem uma série de apêndices aerodinâmicos estudados em túnel de vento para melhorar sua performance aerodinâmica. O assoalho dianteiro e o difusor traseiro também foram significativamente alterados. A principal mudança, no entanto, foi no assoalho central, que passou a ser plano melhorando o fluxo do ar sob sua carroceria. Pequenas modificações foram feitas nos paralamas e parachoques para acompanhar as novidades do novo assoalho.

Desde que chegou ao Brasil o Ferrari Scuderia tem vencido competições, sempre pilotado pela dupla Francisco Longo e Daniel Serra. A primeira vitória veio na corrida de estréia do GT Masters, disputado em Londrina, no Paraná, em 25 de julho. A segunda conquista aconteceu no último domingo nos 500 km de São Paulo, depois de uma disputa acirrada com o Porsche GT2 de Max Wilson, Marcel Visconde e Nono Figueiredo.

Confira a ficha-técnica do Ferrari Scuderia:

Dimensões
Comprimento – 4.512 mm
Largura – 1.923 mm
Altura – 1.199 mm
Distância entreeixos – 2.600 mm
Bitola dianteira – 1.669 mm
Bitola traseira – 1.616 mm
Peso em ordem de marcha – 1.230 kg

Motor
Número de cilindros – V8 de 90°
Diâmetro e curso – 94 x 81 mm
Capacidade cúbica – 4.500 cm³
Taxa de compressão – 12,6:1
Potência máxima – 550 cv

Desempenho
Velocidade máxima – acima de 320 km/h
0 – 100 km/h – menos de 3,6 s
0 – 200 km/h – menos de 11,6 s
0 – 1.000 m – 20,9 s