Stock: Categoria volta ao Nordeste depois de 30 anos

Estréia na Bahia marca também a primeira corrida em circuito de rua na história da categoria.

A Copa Nextel Stock Car desembarca em Salvador (BA) para a disputa da sexta etapa da temporada 2009, que acontece neste domingo (9), a partir das 11h. Após um intervalo de mais de 30 anos, a principal categoria do automobilismo nacional retorna ao Nordeste. Atração em sete Estados, Distrito Federal e outros dois países ao longo de sua história, a Stock Car debuta na Capital Baiana. Além disso, Salvador também marca outra estréia: esta será a primeira corrida em um circuito de rua.

Na última visita ao Nordeste, em julho de 1979, o Autódromo Virgílio Távora, em Eusébio, na Grande Fortaleza, foi o palco da vitória do goiano Alencar Junior. “Foi uma das corridas mais difíceis da minha carreira. As etapas eram disputadas em duas baterias. Fiz a pole e venci a primeira. Na segunda, descobri que estava com problemas em um pistão do motor, o que resultava em um vazamento de óleo”, lembra Alencar, falando em uma época na qual a Stock competia com o antigo Chevrolet Opala. No entanto, o goiano não desistiu e saiu de lá com mais uma vitória. “Não tinha como utilizar o freio motor, o que é praticamente impossível em uma corrida. Para completar, meu capô abriu no início da prova e tive que ir para os boxes. Caí para último lugar, ultrapassei todo mundo e consegui vencer a segunda bateria”.

Trinta anos depois do triunfo de Alencar, o povo nordestino terá nova oportunidade de conhecer de perto as máquinas da Copa Nextel. Mas de uma maneira inusitada. “Qualquer corrida em circuito de rua já é muito diferente. A proximidade com o público cria um clima de festa. No Nordeste, que possui um povo caloroso e ainda mais festeiro, com certeza será ainda mais especial. Acho que tem tudo para ser a melhor corrida da temporada”, conta o piloto Luciano Burti, que também fará sua estréia em uma corrida na região.

Com vasta experiência em circuitos de rua, Burti elogia o projeto baiano. “Por ser uma pista de rua possui um espaço muito bom. Tem características de um traçado de autódromo mesmo, com curvas de raio longo, de alta e baixa velocidade”, afirma. “Mas só saberemos como ela realmente é depois de colocarmos o carro para andar”, acrescenta o piloto da Boettger Competições.

História: Em 30 anos de existência, a Stock Car possui uma longa lista de circuitos que já sediaram suas corridas. Tudo começou em 22 de abril de 1979, quando o Autódromo Internacional de Tarumã – localizado na cidade de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre – recebeu a primeira disputa da história da categoria, vencida por Affonso Giaffone.

Nesta época, Chico Serra corria de Fórmula 3 na Europa mas já ouvia comentários sobre a promissora categoria brasileira. “Mesmo correndo na Europa todos ouvíamos falar da categoria que nascia no Brasil. No entanto, parecia uma possibilidade distante poder competir nela. Tanto que, quando retornei ao Brasil em 1984, não ingressei direto na Stock, o que só veio a acontecer em 1986”, declara o tricampeão.

Ao longo dos anos outras duas cidades gaúchas também entraram para o calendário da Stock: Guaporé e Santa Cruz do Sul. Ainda no Sul do país, o Paraná também recebeu corridas em três cidades: Curitiba, Londrina e Cascavel, sendo que em 2009 apenas a Capital fez parte do calendário. Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Brasília (DF) são as cidades que já sediaram a categoria no Centro Oeste. No Sudeste, as duas pistas mais tradicionais do país, Interlagos (SP) e Jacarepaguá (RJ), são os palcos das disputas nesses mais de 30 anos.

Categoria Internacional: No ano de 1982, em sua quarta temporada, a Stock realizou suas primeiras aventuras longe do Brasil. No entanto, as corridas realizadas em Estoril, Portugal, não valeram pontos para o campeonato e foram vencidas por Paulo Gomes.

A história mudaria em 2005, com a realização da etapa de Buenos Aires, no autódromo Oscar Alfredo Gálvez, na Argentina. Pela primeira vez se organizava um desafio no exterior valendo pontos para o campeonato e o primeiro vencedor foi o paulista Giuliano Losacco.

A etapa de Salvador tem início na sexta-feira (7), com a realização de um treino extra, às 10h50. A Rede Globo transmite ao vivo a corrida no domingo, a partir das 11h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *