Stock: Categoria volta ao Nordeste depois de 30 anos

Estréia na Bahia marca também a primeira corrida em circuito de rua na história da categoria.

A Copa Nextel Stock Car desembarca em Salvador (BA) para a disputa da sexta etapa da temporada 2009, que acontece neste domingo (9), a partir das 11h. Após um intervalo de mais de 30 anos, a principal categoria do automobilismo nacional retorna ao Nordeste. Atração em sete Estados, Distrito Federal e outros dois paÁ­ses ao longo de sua história, a Stock Car debuta na Capital Baiana. Além disso, Salvador também marca outra estréia: esta será a primeira corrida em um circuito de rua.

Na última visita ao Nordeste, em julho de 1979, o Autódromo VirgÁ­lio Távora, em Eusébio, na Grande Fortaleza, foi o palco da vitória do goiano Alencar Junior. “Foi uma das corridas mais difÁ­ceis da minha carreira. As etapas eram disputadas em duas baterias. Fiz a pole e venci a primeira. Na segunda, descobri que estava com problemas em um pistão do motor, o que resultava em um vazamento de óleo”, lembra Alencar, falando em uma época na qual a Stock competia com o antigo Chevrolet Opala. No entanto, o goiano não desistiu e saiu de lá com mais uma vitória. “Não tinha como utilizar o freio motor, o que é praticamente impossÁ­vel em uma corrida. Para completar, meu capÁ´ abriu no inÁ­cio da prova e tive que ir para os boxes. CaÁ­ para último lugar, ultrapassei todo mundo e consegui vencer a segunda bateria”.

Trinta anos depois do triunfo de Alencar, o povo nordestino terá nova oportunidade de conhecer de perto as máquinas da Copa Nextel. Mas de uma maneira inusitada. “Qualquer corrida em circuito de rua já é muito diferente. A proximidade com o público cria um clima de festa. No Nordeste, que possui um povo caloroso e ainda mais festeiro, com certeza será ainda mais especial. Acho que tem tudo para ser a melhor corrida da temporada”, conta o piloto Luciano Burti, que também fará sua estréia em uma corrida na região.

Com vasta experiência em circuitos de rua, Burti elogia o projeto baiano. “Por ser uma pista de rua possui um espaço muito bom. Tem caracterÁ­sticas de um traçado de autódromo mesmo, com curvas de raio longo, de alta e baixa velocidade”, afirma. “Mas só saberemos como ela realmente é depois de colocarmos o carro para andar”, acrescenta o piloto da Boettger Competições.

História: Em 30 anos de existência, a Stock Car possui uma longa lista de circuitos que já sediaram suas corridas. Tudo começou em 22 de abril de 1979, quando o Autódromo Internacional de Tarumã – localizado na cidade de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre – recebeu a primeira disputa da história da categoria, vencida por Affonso Giaffone.

Nesta época, Chico Serra corria de Fórmula 3 na Europa mas já ouvia comentários sobre a promissora categoria brasileira. “Mesmo correndo na Europa todos ouvÁ­amos falar da categoria que nascia no Brasil. No entanto, parecia uma possibilidade distante poder competir nela. Tanto que, quando retornei ao Brasil em 1984, não ingressei direto na Stock, o que só veio a acontecer em 1986”, declara o tricampeão.

Ao longo dos anos outras duas cidades gaúchas também entraram para o calendário da Stock: Guaporé e Santa Cruz do Sul. Ainda no Sul do paÁ­s, o Paraná também recebeu corridas em três cidades: Curitiba, Londrina e Cascavel, sendo que em 2009 apenas a Capital fez parte do calendário. Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e BrasÁ­lia (DF) são as cidades que já sediaram a categoria no Centro Oeste. No Sudeste, as duas pistas mais tradicionais do paÁ­s, Interlagos (SP) e Jacarepaguá (RJ), são os palcos das disputas nesses mais de 30 anos.

Categoria Internacional: No ano de 1982, em sua quarta temporada, a Stock realizou suas primeiras aventuras longe do Brasil. No entanto, as corridas realizadas em Estoril, Portugal, não valeram pontos para o campeonato e foram vencidas por Paulo Gomes.

A história mudaria em 2005, com a realização da etapa de Buenos Aires, no autódromo Oscar Alfredo Gálvez, na Argentina. Pela primeira vez se organizava um desafio no exterior valendo pontos para o campeonato e o primeiro vencedor foi o paulista Giuliano Losacco.

A etapa de Salvador tem inÁ­cio na sexta-feira (7), com a realização de um treino extra, Á s 10h50. A Rede Globo transmite ao vivo a corrida no domingo, a partir das 11h.