Acordo é válido para os próximos três anos. Carros passarão a utilizar o mesmo PZero de competição usado na Europa e Estado Unidos.
A partir da temporada 2009, a Pirelli patrocina o TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil e será a nova fornecedora exclusiva de pneus para toda a categoria. O acordo foi assinado com a SRO Latin America, organizadora do evento, e é valido para os próximos três anos: 2009, 2010 e 2011. “O objetivo da Pirelli ao se associar Á GT3 é estar presente em uma das principais categorias do automobilismo brasileiro, equipando as marcas de veÁculos mais desejadas do mundoâ€, diz Marco Provera, diretor de Marketing para América Latina da Pirelli. Com o anúncio, a fabricante passa a ser fornecedora de pneus para as três categorias que comporão o novo grande evento automobilÁstico nacional: além da GT3, também o Itaipava Trofeo Maserati e a Copa Renault Clio.
No inÁcio do ano, GT3 Brasil e Trofeo Maserati anunciaram a formação do primeiro evento nacional de categorias do tipo Gran Turismo do Brasil, oferecendo ao público corridas com alguns dos carros mais cobiçados pelos fãs e apreciadores de automóveis de grande desempenho. A Copa Clio participará do calendário conjunto das duas categorias, competindo nos mesmos autódromos e datas.
Os pneus PZero de competição que serão utilizados na GT3 Brasil são os mesmos que equipam os carros dos campeonatos de GT3 na França e na Itália. Alguns destes modelos são empregados nos carros do Campeonato Europeu de GT1 e GT2 e Grand AM nos EUA, para citar apenas algumas das mais importantes competições.
“Como acontece em toda competição automobilÁstica patrocinada pela Pirelli, a GT3 será um laboratório para desenvolver novas tecnologias que, no futuro, poderão ser aplicadas aos pneus para carros de passeioâ€, indica Marco Provera.
Em testes preliminares realizados com cinco modelos que competem na atual temporada, ficou comprovado que os pneus PZero apresentam ótimo desempenho e foram aprovados pela organização da GT3, pilotos e chefes de equipe. Os testes contaram com a presença de um engenheiro da Pirelli de Milão, que é o responsável por acompanhar os campeonatos de GT3 na Europa.
“Temos certeza que o equipamento da Pirelli trará grande evolução Á categoria, tanto em termos de desempenho, quanto de segurança. Também trará mais emoção ao campeonato, pois a nossa parceria tem como um dos objetivos equalizar o desempenho dos diferentes carrosâ€, diz Francisco Barros, diretor administrativo da SRO Latin America.
“Nós já competimos com pneus Pirelli desde 2004â€, diz Marcello Sant’Anna, diretor da Auto+, empresa que detém os direitos de organização do Trofeo Maserati no Brasil. “O desempenho dos pneus é um dos pontos mais fortes do equipamento técnico da nossa categoria. Os pneus Pirelli são muito confiáveis e permitem uma pilotagem de alto nÁvel em qualquer tipo de condição de pistaâ€, continua Sant’Anna.
Os pneus para pista seca da GT3 são os chamados modelos slick (banda de rodagem lisa), que maximizam a superfÁcie de contato do pneu com o solo e, conseqüentemente, melhoram o nÁvel de desempenho em condições de piso seco. Já os pneus de pista molhada possuem sulcos que servem para drenar a água, proporcionando melhor aderência e desempenho mesmo na chuva. Na GT3 Brasil, cinco medidas diferentes serão utilizadas com o objetivo de colocar os veÁculos em condições iguais de disputa.
A GT3 Brasil tem o regulamento determinado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). A categoria ainda é recente no PaÁs, e, em 2009, será disputada a terceira temporada nacional.
Conheça as medidas
dos pneus Pirelli PZero que vão equipar os veÁculos da GT3
CARRO |
PNEU |
|
DIANTEIRO |
TRASEIRO |
|
DODGE |
325/650-18 DM |
325/705-18 DH |
FERRARI |
285/645-18 DM |
305/680-18 DM |
LAMBORGHINI |
305/645-18 DM |
305/680-18 DM |
PORSCHE |
285/645-18 DM |
325/705-18 DH |
FORD GT |
325/650-18 DM |
325/705-18 DH |