GT3 Brasil: Pirelli é a nova fornecedora exclusiva do campeonato

Acordo é válido para os próximos três anos. Carros passarão a utilizar o mesmo PZero de competição usado na Europa e Estado Unidos.

A partir da temporada 2009, a Pirelli patrocina o TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil e será a nova fornecedora exclusiva de pneus para toda a categoria. O acordo foi assinado com a SRO Latin America, organizadora do evento, e é valido para os próximos três anos: 2009, 2010 e 2011. “O objetivo da Pirelli ao se associar Á  GT3 é estar presente em uma das principais categorias do automobilismo brasileiro, equipando as marcas de veÁ­culos mais desejadas do mundo”, diz Marco Provera, diretor de Marketing para América Latina da Pirelli. Com o anúncio, a fabricante passa a ser fornecedora de pneus para as três categorias que comporão o novo grande evento automobilÁ­stico nacional: além da GT3, também o Itaipava Trofeo Maserati e a Copa Renault Clio.

 

No inÁ­cio do ano, GT3 Brasil e Trofeo Maserati anunciaram a formação do primeiro evento nacional de categorias do tipo Gran Turismo do Brasil, oferecendo ao público corridas com alguns dos carros mais cobiçados pelos fãs e apreciadores de automóveis de grande desempenho. A Copa Clio participará do calendário conjunto das duas categorias, competindo nos mesmos autódromos e datas.

 

Os pneus PZero de competição que serão utilizados na GT3 Brasil são os mesmos que equipam os carros dos campeonatos de GT3 na França e na Itália. Alguns destes modelos são empregados nos carros do Campeonato Europeu de GT1 e GT2 e Grand AM nos EUA, para citar apenas algumas das mais importantes competições.

 

“Como acontece em toda competição automobilÁ­stica patrocinada pela Pirelli, a GT3 será um laboratório para desenvolver novas tecnologias que, no futuro, poderão ser aplicadas aos pneus para carros de passeio”, indica Marco Provera.

 

Em testes preliminares realizados com cinco modelos que competem na atual temporada, ficou comprovado que os pneus PZero apresentam ótimo desempenho e foram aprovados pela organização da GT3, pilotos e chefes de equipe. Os testes contaram com a presença de um engenheiro da Pirelli de Milão, que é o responsável por acompanhar os campeonatos de GT3 na Europa.

 

“Temos certeza que o equipamento da Pirelli trará grande evolução Á  categoria, tanto em termos de desempenho, quanto de segurança. Também trará mais emoção ao campeonato, pois a nossa parceria tem como um dos objetivos equalizar o desempenho dos diferentes carros”, diz Francisco Barros, diretor administrativo da SRO Latin America.

 

“Nós já competimos com pneus Pirelli desde 2004”, diz Marcello Sant’Anna, diretor da Auto+, empresa que detém os direitos de organização do Trofeo Maserati no Brasil. “O desempenho dos pneus é um dos pontos mais fortes do equipamento técnico da nossa categoria. Os pneus Pirelli são muito confiáveis e permitem uma pilotagem de alto nÁ­vel em qualquer tipo de condição de pista”, continua Sant’Anna.

 

Os pneus para pista seca da GT3 são os chamados modelos slick (banda de rodagem lisa), que maximizam a superfÁ­cie de contato do pneu com o solo e, conseqüentemente, melhoram o nÁ­vel de desempenho em condições de piso seco. Já os pneus de pista molhada possuem sulcos que servem para drenar a água, proporcionando melhor aderência e desempenho mesmo na chuva. Na GT3 Brasil, cinco medidas diferentes serão utilizadas com o objetivo de colocar os veÁ­culos em condições iguais de disputa.

 

A GT3 Brasil tem o regulamento determinado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). A categoria ainda é recente no PaÁ­s, e, em 2009, será disputada a terceira temporada nacional.

 

Conheça as medidas
dos pneus Pirelli PZero que vão equipar os veÁ­culos da GT3

 

 

CARRO

PNEU

DIANTEIRO

TRASEIRO

DODGE
VIPER

325/650-18 DM

325/705-18 DH

FERRARI
430

285/645-18 DM

305/680-18 DM

LAMBORGHINI
GALLARDO

305/645-18 DM

305/680-18 DM

PORSCHE
997 CUP

285/645-18 DM

325/705-18 DH

FORD GT

325/650-18 DM

325/705-18 DH