GT3 Brasil: Ricci/Derani supera equilÁ­brio e lidera no campeonato GT Masters

Cinco duplas diferentes venceram em 2009, mas a vice-lÁ­der Hahn/ Khodair prova que constância também é importante.

Com duas vitórias nas provas do último fim de semana (22 e 23 de agosto), no circuito de Interlagos, em São Paulo, a dupla Cláudio Ricci e Rafael Derani, que compete com o Ferrari F430 número 3, aumentou sua vantagem no campeonato para Marcelo Hahn e Allam Khodair, os segundos colocados. LÁ­deres do Itaipava GT3 Brasil, eles também ocupam a primeira colocação do GT Masters, competição paralela reservada Á s duplas que tem em sua formação pelo menos um piloto Bronze (desde que não seja a formação Platina-Bronze).

Os competidores da equipe CRT Brasil lideram o GT Masters com 152 pontos, contra 122 de Hahn/Khodair, que apesar de não terem vencido nenhuma etapa, demonstram uma constância impressionante na atual temporada. Na terceira colocação, com 116, estão Walter Derani e Rodolpho Santos. Duda Rosa e Fernando Poeta ocupam a quarta posição com 102.

A corrida de estréia do torneio teve a vitória do Ford GT de Clemente Lunardi e Constantino Jr. Mas, com uma arrancada impressionante, Ricci e Derani garantiram quatro vitórias consecutivas começando na segunda etapa, ainda em São Paulo, passando pela rodada de Curitiba, e com a quinta corrida da temporada, novamente em Interlagos.

“É um campeonato muito interessante”, disse Rafael Derani. “É uma ótima oportunidade de pilotos não-profissionais disputarem um pódio, um campeonato. É um estÁ­mulo bacana. Mas, como não poderia deixar de ser, nosso objetivo é vencer o geral e o GT Masters, já que vencendo um, a gente vence o outro também”, analisou o piloto, que é classificado como Bronze.

Já Hahn/ Khodair marcou mais pontos que o carro da CRT Competições mas, de acordo com o regulamento de dois descartes a cada metade da temporada, acabou perdendo 21 pontos.

Os descartes acabaram atingindo igualmente Walter Derani/ Rodolpho Santos, que perderam 22 pontos, e Duda Rosa/ Fernando Poeta, que diminuiu em 9 pontos o seu total.
Como na tabela geral, o GT Masters também teve vários vencedores diferentes. Na sexta etapa do ano, em Interlagos, Ronaldo Freitas e Thiago Camilo subiram ao lugar mais alto do pódio, levando o Porsche 997 Á  sua primeira conquista no torneio. Na rodada em Londrina, a dupla Chico Longo e Daniel Serra venceu a bordo do Ferrari Scuderia na primeira corrida, enquanto Chico Serra e Bruno Garfinkel levaram a melhor com o Lamborghini Gallardo, na oitava prova da temporada.

Sobre o GT Masters – É um campeonato paralelo que envolve apenas as duplas que tenham entre seus componentes um piloto Bronze (exceto Platina-Bronze) – para a formação das duplas, a GT3 divide os participantes em Platina, Ouro, Prata e Bronze, baseando-se no currÁ­culo de cada um deles. Platina é o grupo dos pilotos mais graduados, enquanto o grupo dos competidores Bronze reúne os menos experientes.

Confira os melhores na classificação do GT Masters após oito etapas (com dois resultados descartados, de acordo com o regulamento):
1. Cláudio Ricci/ Rafael Derani (Ferrari F430) – 152 pontos
2. Allam Khodair/ Marcelo Hahn (Ferrari F430) – 122 pontos
3. Walter Derani/ Rodolpho Santos (Ferrari F430) – 116 pontos
4. Duda Rosa/ Fernando Poeta (Ferrari F430) – 102 pontos
5. Ronaldo Freitas (Porsche 997) – 81 pontos
6. Bruno Garfinkel/ Chico Serra (Lamborghini Gallardo) – 60 pontos
7. Chico Longo/ Daniel Serra (Ferrari Scuderia) – 52 pontos
8. Clemente Lunardi (Ford GT) – 37 pontos
9. Constantino Jr. (Ford GT) – 37 pontos
10. Thiago Camilo (Porsche 997) – 30 pontos

Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocÁ­nio da Itaipava e co-patrocÁ­nio da Pirelli. A Petrobras é o combustÁ­vel oficial da categoria.