O gaúcho Cláudio Ricci e o paulista Rafael Derani, da equipe CRT Brasil, escreveram seus nomes na história do Itaipava GT3 Brasil neste domingo, em São Paulo. Eles venceram a segunda etapa da temporada 2009, disputada no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul da capital, e levaram a Ferrari F430 pela primeira vez ao alto do pódio no campeonato brasileiro. A dupla – que havia quebrado um jejum de 18 corridas ao conquistar a pole position para a prova de sábado -, fechou a etapa deste domingo Á frente das duplas Lico Kaesemodel/Thiago Camilo (Porsche 997), e Clemente Lunardi/Constantino Jr. (Ford GT).
“Quero agradecer a toda a equipe, que trabalhou muito para que conquistássemos essa primeira vitóriaâ€, disse Ricci. “A CRT talvez seja a equipe que mais tenha treinado para reverter as dificuldades que enfrentamos no ano passado, e como fizemos os 1000 km de Interlagos já com os novos pneus Pirelli, começamos o ano com um acerto um pouco melhor para os novos compostos. Mas, acredito que as demais equipes também vão evoluir ao longo do ano, e esse tem tudo para ser um campeonato muito competitivoâ€, completou.
Derani, que estabelecera a pole position com a Ferrari no dia anterior, revelou ter tido um fim de prova dramático neste domingo. Apesar de ter assumido o comando do carro já na primeira colocação, com uma boa vantagem para o Porsche de Camilo e Kaesemodel, ele teve de completar as últimas três voltas sem a assistência da direção hidráulica – o que permitiu a aproximação dos adversários.
“Tivemos mais trabalho no turno do Ricci, e como deixei os boxes em primeiro, minha maior dificuldade foi ouvir pelo rádio que o Porsche estava se aproximandoâ€, disse Derani. “No final, no entanto, fiquei sem a direção hidráulica, e acho que cansei mais nas três últimas voltas do que no fim de semana inteiroâ€, revelou o vencedor.
A etapa de abertura do Itaipava GT3 Brasil mostrou que a competitividade, ao que tudo indica, está de volta Á categoria. Depois de uma temporada em que imperou a maior potência e eficiência mecânica do Ford GT, as Ferrari da CRT Brasil mostraram ter recuperado terreno. E passaram a ter como adversários, também, os Porsches 997.
“A corrida de sábado, que teve quatro marcas nas quatro primeiras colocações, mostrou que este ano as vitórias serão decididas nos detalhesâ€, acrescentou Ricci. “Para a corrida de Curitiba (sede da segunda rodada do ano), acredito que possamos ter novamente um bom desempenho, mas como os demais times não estarão parados, aposto em um campeonato sensacionalâ€, encerrou o gaúcho.
Com o resultado deste domingo, e a segunda colocação obtida no sábado, Rafael Derani e Cláudio Ricci deixaram o Autódromo de Interlagos na liderança do campeonato. Eles passaram a somar 37 pontos na tabela, contra 35 da dupla Constantino Jr./Clemente Lunardi, a segunda colocada. Lico Kaesemodel e Thiago Camilo ocupam a terceira posição, com 30. A segunda rodada dupla da GT3 Brasil será realizada nos dias 30 e 31 de maio, em Curitiba.