GT3 Brasil: tÁ­tulo será decidido entre as duplas que mais venceram no campeonato

Xandy Negrão e Andreas Mattheis lideram a classificação geral com 96 pontos, e só podem ser superados por Ricardo Rosset e Walter Salles.

Diferença entre os lÁ­deres é de nove pontos, sendo que 20 estarão em jogo nas duas corridas que encerram a temporada neste fim de semana.

Os novos campeões do TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil serão conhecidos neste fim de semana (29 e 30/11) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O circuito será a sede da última rodada dupla do calendário, e recebe a categoria dos supercarros em um momento de decisão entre as duas duplas que mais venceram corridas neste campeonato.


Os atuais campeões, Xandy Negrão e Andreas Mattheis, disputam o bicampeonato contra Walter Salles e Ricardo Rosset, e chegam Á  rodada de encerramento da competição com uma vantagem de nove pontos sobre os adversários (96 a 87). Juntos, os quatro levaram o Ford GT V8 a nove vitórias na temporada e, não por acaso, são os únicos com chance de faturar o segundo campeonato da categoria no PaÁ­s.


Por usarem o mesmo carro e estarem sob o comando de praticamente a mesma estrutura técnica, as duas únicas duplas com chances matemáticas de tÁ­tulo partirão para a decisão em condições técnicas iguais. Até por isso, os lÁ­deres sabem que não terão vida fácil no fim de semana.


“A decisão do tÁ­tulo será uma briga de igual para igual, já que temos duas duplas bastante equilibradas e dois Ford GT na disputa”, disse Andreas Mattheis. “Não gosto muito de correr fazendo contas, e por isso sempre procuro ir para a pista com o objetivo de chegar Á  vitória. Nem sempre nossa equipe alcança esse resultado, naturalmente, mas tenho a certeza de que a conquista do campeonato será conseqüência do trabalho que fizermos no fim de semana. Vamos para a decisão como o mesmo empenho de uma outra corrida qualquer”, acrescentou o parceiro de Xandy Negrão.



Pela vantagem de nove pontos que mantêm para os segundos colocados, Mattheis e Negrão precisariam somar outros onze nas corridas deste sábado e domingo para garantir o tÁ­tulo – o equivalente a um segundo e um sexto lugares. Essa vantagem é reconhecida pelos vice-lÁ­deres, que sabem o tamanho do desafio que os espera em Interlagos. Sem depender apenas de seus próprios resultados para serem campeões, Salles e Rosset fizeram a “lição de casa” na última semana, e aproveitaram os treinos livres para as Mil Milhas Brasileiras para recolocar o Ford GT V8 na pista.


“Treinamos na semana passada e descobrimos quais foram os defeitos que nos atrapalharam nos treinos de classificação de Curitiba”, disse Rosset. “Além disso, já começamos a trabalhar no acerto do carro para a etapa de São Paulo, e chegaremos bem preparados para essa corrida. Vamos fazer a nossa parte, só que não dependemos apenas de nossos próprios resultados nessa corrida. E, por isso, vamos precisar de um pouco de sorte. Quem sabe ela não vira para o nosso lado”, declarou o ex-piloto da equipe Arrows de Fórmula 1.


A sorte que Salles e Rosset esperam em Interalgos, aliás, tem nome, sobrenome e um motor que pode ser considerado o mais potente da categoria. Os Dodge Viper Competition V10, que foram representados por seis duplas na corrida passada, em Curitiba, partem para as provas deste fim de semana como candidatos Á  vitória, e podem ser o fiel da balança na decisão do tÁ­tulo.


Uma posição reconhecida tanto pelos lÁ­deres, quanto pelos vice-lÁ­deres do campeonato. “Os Viper serão um fator diferenciador nessa corrida”, acredita Andreas Mattheis. “Há pelo menos três duplas que usam o modelo com condições reais de vencer corridas neste fim de semana, e isso pode ajudar a embaralhar o campeonato”, apontou.



Já para Rosset a competitividade dos Dodge Viper é fator determinante na equação que pode dar a ele e a Walter Salles o tÁ­tulo de campeão da segunda temporada do TelefÁ´nica Speedy GT3 no Brasil. “Vamos precisar de um pouco de sorte, e também dos Viper”, já afirmava Rosset na coletiva pós-corrida da rodada dupla realizada há dez dias em Curitiba.


O norte-americano Viper, que é o atual campeão com Xandy Negrão e Andreas Mattheis, venceu três corridas em 2009 e desde a última etapa vem sendo representado pelas duplas Wagner/Fabio Ebrahim, Lico Kaesemodel/Alceu Feldmann, Elias Jr./Leonardo Burti, Matheus Stumpf/Abramo Mazzochi, AmÁ­lcar Colares/Afonsinho Giaffone, além de Renato Stumpf/Anderson Toso.