GT3 Brasil: Xandy e Mattheis vencem primeira prova em Interlagos

Emerson Fittipaldi volta Á s pistas com o 9º lugar ao lado do irmão Wilsinho.

Numa corrida confusa, pontuada por acidentes, rodadas e punições, Xandy Negrão e Andreas Mattheis (Medley) venceram a terceira etapa da GT3 Brasil, disputada neste sábado em Interlagos e que marcou o retorno Á s pistas de Emerson Fittipaldi. O bicampeão mundial de Fórmula 1, em parceria com o irmão Wilsinho, terminou em 9º lugar, enquanto os poles Walter Salles e Ricardo Rosset chegaram apenas em 12º depois de duas paradas não previstas nos boxes. A liderança agora passa a ser dividida por Xandy-Andreas, Salles-Rosset e Ingo Hoffmann-Paulo Bonifácio, que finalizaram em segundo, todos com 18 pontos.


â€œÉ a primeira vez que vejo alguém dar dois piões e ainda ganhar”, divertiu-se Xandy Negrão depois da corrida, brincando com o susto levado pelo companheiro Mattheis. O carro da dupla corria na segunda posição quando se chocou com o Lamborghini do ponteiro Paulo Bonifácio no Esse do Senna. “Tentei a ultrapassagem por fora, houve o toque, tive de rodar para não bater e os pneus ficaram quadrados”, explicou Mattheis, após sua quarta vitória seguida – vem de três consecutivas como diretor-esportivo a Medley na Stock Car. “Ficou uma delÁ­cia dirigir com aqueles pneus”, provocou Xandy. Mais tarde, quando a calmaria parecia estabelecida, Xandy proporcionou o último momento de suspense ao escapar no Esse do Senna quando liderava com sete segundos de vantagem sobre Ingo Hoffmann.


As emoções, no entanto, começaram cedo. Segundo no grid, Bonifácio ultrapassou Salles na largada, mas o cineasta-piloto criticou sua atitude. “Ele quebrou meu retrovisor na volta de apresentação e me bateu tão forte por trás no Esse do Senna que minha mão acionou sem querer o limitador de velocidade”, explicou o diretor de “Central do Brasil”. A sorte de Salles e Rosset foi selada depois que o carro precisou parar duas vezes para reparar o extrator, que ameaçava se soltar a qualquer momento. Mais tarde, Salles ainda foi punido com um “drive thru” por ultrapassagem sob bandeira amarela.


Andreas partiu em 4º, ganhou uma posição de saÁ­da e, apesar do enrosco com Bonifácio, entregou o carro em segundo ao companheiro na troca de turno. Veloz como de hábito, Xandy rapidamente assumiu a ponta da corrida, sem encontrar dificuldades para manter Ingo sob controle. “Não te fechei na volta daquela escapada, não é?”, indagou a Ingo na coletiva de imprensa, para depois acrescentar. “Aquilo que você fez foi só uma ceninha, não foi?”…


Amanhã, a partir das 11 h, os carros voltam para a pista para a quarta etapa, novamente com duração de uma hora e substituição obrigatória do piloto entre o 24º e o 37º minuto. Rosset, com o Ford GT na pole, e Xandy, com o Dodge Viper Coupé, dividirão a primeira fila. Terceiro no grid, Ingo sabe o tamanho do desafio que terá pela frente. “Hoje mesmo, nem o Viper dava para segurar nas retas”. O favoritismo é novamente do Ford GT, mas o exemplo da véspera deverá estar presente na mente de todos. “Chegamos em terceiro hoje numa corrida em que sonhávamos com o 8º e o 5º seria quase como um pódio para nós”, festejou Ramon Matias, de 21 anos, que forma com Matheus Stumpf, de 19, a dupla mais jovem da GT3 Brasil.


O resultado da 3ª etapa da GT3 foi este:


1º) Xandy Negrão/Andréas Mattheis (VC), 34 voltas em 1h00min04s228 (média de 146,33 km/h)
2º) Paulo Bonifacio/Ingo Hoffmann (LG), a 2s164
3º) Ramon Matias/Matheus Stumpf (VC), a 18s248
4º) Walter Derani/Giuliano Losacco (F4), a 23s285
5º) Renato Cattalini/Antonio Jorge Neto (F4), a 27s037
6º) Marcelo Hahn/Allam Khodair (F4), a 44s157
7º) Norberto Gresse/Otávio Mesquita (P9), a 1min00s842
8º) Rafael Derani/Claudio Ricci (F4), a 1min04s684
9º) Wilson Fittipaldi/Emerson Fittipaldi (P9), a 1min19s694
10º) Alceu Feldmann/Thiago Marques (LG), a 1 volta
11º) Carlos Crespo/AmÁ­lcar Collares (F4), a 2 voltas
12º) Walter Salles/Ricardo Rosset (FG), a 3 voltas


Melhor Volta: Walter Salles/Ricardo Rosset, 1min37s222


VC: Viper Coupé
F4: Ferrari 430
LG: Lamborghini Gallardo
P9: Porsche 997
GT: Ford GT



A classificação do campeonato: 1) Walter Salles/Ricardo Rosset, Xandy Negrão/Andréas Mattheis, Paulo Bonifacio/Ingo Hoffmann, 18 pontos; 4) Rafael Derani/Cláudio Ricci, 12; 5) Walter Derani/Giuliano Losacco, 11; 6) Alceu Feldmann/ Thiago Marques, 10; 7) Renato Cattalini/Antonio Jorge Neto, Fábio Ebrahim/Wagner Ebrahim e Ramon Matias/Matheus Stumpf, 8; 10) Marcelo Hahn/Allam Khodair, 3; 11) Norbnerto Gresse/Otávio Mesquita e Abramo Mazzochi, 2; 13) AntÁ´nio Hermann/ Valdeno Brito, 1.