Indy 500: ‘Carburation Day’ encerra preparação para as 500 Milhas

Pilotos terão pista liberada para 20 voltas no último contato com a pista antes da largada para a 90ª edição da prova, às 14h de domingo.


Os 33 pilotos classificados para as 500 Milhas de Indianápolis terão nesta sexta-feira (26) seu último contato com a pista antes da corrida. Um treino com 60 minutos de duração, denominado “Carburation Day”, vai proporcionar a chance de uma verificação final no pleno funcionamento dos carros antes da largada para a 90ª edição da corrida mais famosa do automobilismo mundial, que será disputada no domingo (28), com largada às 14h de Brasília.

No “Carburation Day”, cada piloto tem direito a completar 50 milhas, limite equivalente a 20 voltas pelo circuito o oval de duas milhas e meia do Indianapolis Motor Speedway. “Não há como fazer nenhum teste específico, é um treino para se verificar pela última vez o funcionamento dos carros”, comenta o brasileiro Vitor Meira, piloto da Panther, que no ano passado conquistou o segundo lugar nas 500 Milhas – a vitória foi do inglês Dan Wheldon.

Envolvido durante esta semana com as inúmeras atividades promocionais do evento, Vitor, sexto no grid, identifica um momento estratégico para as equipes. “Agora, só o que temos para fazer é pensar. A previsão é de muito calor no dia da corrida, então as equipes estão pensando, agora, em como vão se comportar os motores, os pneus, os carros de uma maneira geral. As mudanças, daqui para a frente, serão muito sutis”, considera o piloto.

Meira será um dos seis pilotos do Brasil nas 500 Milhas de Indianápolis. Hélio Castroneves, vai ocupar o segundo lugar no grid, formando com o pole Sam Hornish Jr. a dobradinha da Penske. Tony Kanaan, da Andretti-Green, largará em quinto. Felipe Giaffone, da A.J. Foyt, vai fechar a sétima fila, em 21º lugar. Aírton Daré, da Octane Motors/Sam Schmidt, ocupará a 29ª posição. Thiago Medeiros, da PDM Racing, fechará o grid, em 33º lugar.

A largada para as 500 Milhas de Indianápolis, no domingo, será dada às 14h. A corrida será mostrada ao vivo para o Brasil pela Rede Bandeirantes e pelo canal por assinatura Bandsports – que abrirão a transmissão simultânea direto do Indianapolis Motor Speedway às 13h30. A narração da corrida será de Luciano do Valle, com comentário de Willy Herrmann e reportagem de Celso Miranda. A prova vale pela quarta etapa da temporada da Fórmula Indy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *