Indy Lights: Peter Dempsey vence em Indianápolis

O irlandês Peter Dempsey (Belard Auto Racing) venceu nesta sexta-feira (24/05), a Firestone Freedom 100, no Indianápolis Motor Speedway, quarta etapa da temporada. Foi a sua primeira vitória na categoria. O colombiano Gabby Chaves e o norte-americano Sage Karan, parceiros na Sam Schmidt Racing completaram o pódio.

A prova foi decidida na linha de chegada. Na curva quatro, o colombiano Carlos Muñoz (Andretti Autosport), Chaves e Karan vinham lado a lado. Dempsey, em quarto, vinha lado de fora da pista, quase colado no muro. Os quatro cruzaram a linha de chegada lado a lado. 

Ex-piloto da categoria, o britânico Stefan Wilson, spotter de Dempsey na prova,  encorajou o irlandês a seguir em frente nos metros finais, mesmo com o carro raspando o muro do IMS.

Dempsey foi o vencedor com apenas 0s026 de vantagem sobre Chaves e Karan. Foi a menos diferença em uma prova no IMS, em mais de cem anos de história. A menor diferença na história da Indy Lights foi de 0s005, em Chicago 2007 (Logan Gomez/Alex Lloyd).

Antes das curvas finais, a ponta foi disputada de forma acirrada entre o pole Karan e Muñoz. O norte-americano liderou até a 12ª volta, quando foi superado por Muñoz. Os dois então passaram a andar colados, até as curvas finais. Muñoz liderou 27 voltas, Karan doze e Dempsey uma.

O norte-americano Zach Veach (Andretti) foi o quinto, seguido pelo venezuelano Jorge Gonçalvez (Belardi Auto Racing).

A única bandeira amarela aconteceu na segunda volta, após o toque do norte-americano Kyle O’Gara (SFHR) no muro da curva quatro. O piloto, que estreou na categoria, é cunhado da ex-piloto e atual dona de equipe Sarah Fisher.

Munoz, que no domingo alinha na segunda posição para as 500 Milhas de Indianápolis, lidera o campeonato com 167 pontos. Dempsey em segundo soma 140, uma a mais do que Karan.

A próxima etapa acontece no dia 15 de junho, em Milwaukee. 

Final:

1 – Peter Dempsey – Belardi – 40 voltas
2 – Gabby Chaves – Schmidt – 40
3 – Sage Karam – Schmidt – 40
4 – Carlos Munoz – Andretti – 40
5 – Zach Veach – Andretti – 40
6 – Jorge Goncalvez – Belardi – 40
7 – Jimmy Simpson – TMR – 40
8 – Chase Austin – Starting Grid – 40
9 – Juan Pablo Garcia – TMR – 40

abandonos:

Jack Hacksworth – Schmidt – 15 voltas
Kyle O’Gara – Fisher – 3 voltas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *