Indy Lights: Raphael Matos é campeão

O brasileiro Raphael Matos é o grande campeão da Indy Lights 2008. Durante a última etapa do ano, no oval de Chicago, realizada neste domingo (7), Rafa Matos finalizou na terceira colocação e assegurou o quarto tÁ­tulo brasileiro na categoria. Rafa ainda foi beneficiado porque Richard Antinucci, o único que podia acabar com a festa verde e amarela, abandonou a disputa ao bater na volta 27.

O piloto da Andretti Green Racing manteve o retrospecto de ser campeão em todas as categorias que passou pelo automobilismo norte-americano desde 2002, Skip Barber, Fórmula Dodge Nacional, Fórmula Mazda, Fórmula Atlantic e, agora, Indy Lights.

“Foi o melhor terceiro lugar de toda a minha vida”, destacou o brasileiro. “Estou muito feliz e realizado. Quero agradecer a minha equipe por acreditar no meu trabalho desde o inÁ­cio do ano, e ao meu companheiro (Arie Luyendyk Jr.) que me ajudou muito nessa prova. Aliás, fiquei bem feliz pela vitória dele. Essa é a conquista mais importante da minha carreira e a ficha ainda não caiu”, disse o piloto que entra para o “hall” de campeões como os compatriotas Tony Kanaan (97), Cristiano da Mata (98) e Thiago Medeiros (2004).

Em Chicago, a vitória ficou com Luyendyk Jr., seguido pela paulista Bia Figueiredo, que terminou o campeonato na 3ª colocação. Rafa Matos, que completou o pódio, aposta na conquista desse ano para atingir o seu maior objetivo em 2009. “Meu alvo é chegar a Fórmula Indy e sabia que essa conquista era importante para atingi-lo no futuro. Mas agora quero comemorar muito o tÁ­tulo porque foi muito duro de conquistá-lo”, comentou o brasileiro, pupilo do time capitaneado por Michael Andretti.

Após 16 etapas realizadas, o mineiro de Belo Horizonte, além de três vitórias em St.Petersburg, Watkins Glen e Mid-Ohio, e quatro pole-positions, Rafa Matos conquistou sete pódios na temporada. Se antes da prova no estado de Illinóis o brasileiro tinha a apertada vantagem de 4 pontos para Antinucci, após a prova, a diferença subiu para 32 pontos em realação ao italiano.

Confira o resultado final da prova:

1) Arie Luyendyk Jr.
2) Ana Beatriz Figueiredo
3) Raphael Matos
4) Bobby Wilson
5) James Davison
6) Jonathan Klein
7) Robbie Pescorari
8) Logan Gomez
9) Mike Potekhen
10) Daniel Henrrington

Classificação final:

1. Raphael Matos 510
2. Richard Antinucci 478
3. Ana Beatriz 449
4. Arie Luyendyk Jr. 428
5. J.R. Hildebrand 409