Indy Lights: Romancini encerra a temporada com vitória emocionante em Miami

Piloto brasileiro cruzou a linha de chegada 5 milésimos de segundo à frente do norte-americano JR Hildebrand, e conquistou a segunda vitória na temporada.

Um final eletrizante marcou a corrida de encerramento da temporada 2009 da Indy Lights, realizada na noite desta sexta-feira no circuito oval de Homestead, em Miami. A prova teve duração de 67 voltas e terminou com a vitória do brasileiro Mario Romancini. Ele cruzou a linha de chegada com uma vantagem de apenas 0s0057 sobre o norte-americano JR Hildebrand, campeão da categoria, e subiu ao alto do pódio pela segunda vez em sua temporada de estréia no automobilismo norte-americano.

“Estou muito feliz por terminar a temporada com uma vitória, ainda mais conquistada de maneira tão suada e difícil”
, comentou Romancini. “Essa é uma pista muito parecida com a do Kansas, e em alguns aspectos também com a de Indianápolis, outros avais em que também larguei atrás e consegui chegar bem. Não tivemos uma boa classificação, mas eu sabia que teria um carro muito rápido para a corrida, e procurei chegar ao pelotão da frente o mais rápido possível”, acrescentou o brasileiro.

Décimo colocado no grid, Romancini começou a construir a vitória ainda nas primeiras voltas. Repetindo o início de prova que marcou a conquista de seu primeiro pódio em Indianápolis, em maio deste ano, ele fechou a terceira passagem já na terceira posição, e passou a acompanhar o ritmo do líder, James Davison. Pouco depois da metade da prova ele conseguiu a ultrapassagem sobre Davison, e passou a duelar com Hildebrand pela liderança.

“Meu carro e o do Hildebrand tinham um desempenho muito parecido, e estava quase impossível conseguir a ultrapassagem. Tentei todas as manobras possíveis, em todas as curvas, e percebi que só mesmo uma tentativa arriscada na última curva da última volta poderia me dar o primeiro lugar. Por isso considero que essa foi uma vitória de cabeça, paciência, e estratégia”
, disse o brasileiro.

Mario Romancini completou em Miami sua temporada de estréia na Indy Lights, e fecha o ano como o melhor brasileiro na competição. Com duas vitórias e outros dois pódios – todos conquistados em circuitos ovais –, ele garante estar totalmente adaptado às típicas pistas norte-americanas, o que o coloca no caminho certo rumo à Fórmula Indy.

“Minhas melhores corridas neste ano foram justamente em circuitos ovais, e em Miami chegamos ao resultado de maneira diferente. Na vitória de Milwaukee conseguimos a pole e liderei a prova toda. Já neste final de semana, só consegui me posicionar na liderança depois de pegar o vácuo na última curva”
, comentou o brasileiro.

Com o resultado desta sexta-feira, Romancini chegou a 392 pontos na classificação geral, e fechou o campeonato em sexto. O resultado final, no entanto, não reflete a boa temporada de estréia do brasileiro, que até a metade do ano disputou o título ponto a ponto com o campeão Hildebrand.

“Até a etapa de Iowa ocupei a vice-liderança do campeonato, mas sofri quatro quebras e acabei perdendo contato com os líderes. Chegamos a disputar o título e, por tudo isso, considero este ano bastante positivo”
, encerrou o brasileiro.

Veja o resultado completo da corrida deste final de semana em Miami:

1) Mario Romancini, 67 voltas em 43min51s
2) JR Hildebrand, a 0.0057
3) Sebastian Saavedra, a 0.4034
4) Mike Potekhen, a 0.4906
5) James Davison, a 1.6866
6) Wade Cunningham, a 2.2658
7) Martin Plowman, a 3.0861
8) Pippa Mann, a 3.0910
9) Logan Gomez, a 3.3677
10) Andrew Prendeville, a 3.4577
11) Sean Guthrie, a 5.1802
12) Daniel Herrington, a 5.3425
13) Charlie Kimball, a 6.4098
14) James Hinchcliffe, a 10.1943
15) Rodrigo Barbosa, a 14 voltas (acidente)
16) Gustavo Yacaman, a 20 voltas (acidente)
17) Brandon Wagner, a 63 voltas (acidente)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *