Indy Lights: ‘Tomada de tempo será decisiva em Sonoma’, aponta Mário Romancini

Piloto brasileiro trabalha para terminar o campeonato entre os três primeiros em sua temporada de estreia nos Estados Unidos.

A temporada 2009 da Fórmula Indy Lights segue no próximo final de semana (22 e 23/8) com a 13ª das 15 etapas sendo realizada no Infineon Raceway, autódromo que fica no Vale de Sonoma ao norte de São Francisco, na Califórnia. É lá que o brasileiro Mário Romancini busca retomar os bons resultados que marcaram sua primeira metade do campeonato, para voltar a figurar entre os três melhores pilotos da temporada.

Atualmente ocupando a sexta posição na tabela de pontos – e ainda como o melhor brasileiro na competição – Mário viu os lÁ­deres do campeonato se distanciarem nas últimas corridas em que sofreu com uma série de problemas no carro da equipe RLR Andersen. Restando três provas para o final da temporada, Romancini sabe que a etapa do próximo final de semana é decisiva para as suas pretensões.

“Minha meta agora é terminar entre os três primeiros do campeonato. A equipe teve uma excelente fase na primeira metade do ano, mas depois começamos a ter problemas seguidos de problemas”, conta Mário Romancini. “Subir na classificação vai ser complicado, porque a diferença de pontos ficou grande. Mas vou lutar até o final para fechar o ano entre os três primeiros. Da mesma forma que tive problemas em algumas provas, meus concorrentes também podem ter e a situação pode se inverter”, alerta o piloto. “Por isso é preciso andar na frente para poder ganhar vantagem caso eles tropecem”, completa.

O circuito do final de semana, como a maior parte do calendário deste ano, é desconhecido para o piloto brasileiro – que reduz a desvantagem de não ter andado na pista analisando os gráficos da equipe sobre o circuito e pesquisando sobre o traçado. “É uma pista muito parecida com a de Mid-Ohio, principalmente pelas constantes mudanças de elevação”, atenta Romancini para um dos pontos caracterÁ­sticos do circuito de Sonoma. Entre o ponto mais alto da pista e o ponto mais baixo, são cerca de 40 metros de diferença. “Sem dúvida também é a pista mais difÁ­cil de ultrapassar na temporada toda. Tem que largar bem porque a tomada de tempos será decisiva”, aposta.

O que hoje é conhecido como Infineon Raceway foi inaugurado em 1968 utilizando parte do terreno daquilo que, no inÁ­cio do século 20, era uma fazenda. Hoje ocupa uma área de aproximadamente 6.474 metros quadrados com um circuito de pouco mais de quatro quilÁ´metros de extensão. Sede de provas de todas as grandes competições nos Estados Unidos, o complexo de Sonoma também é muito utilizado para eventos. Seus organizadores atestam que a agenda é lotada em 340 dias do ano.

Na programação da Fórmula Indy Lights, os pilotos farão um treino livre na manhã de sábado e a tomada de tempos no começo da tarde. “Novamente teremos apenas um treino de 45 minutos para aprender o circuito e acertar o carro. Espero me adaptar rápido, porque a diferença entre os pilotos vai ser pequena e qualquer detalhe poderá fazer muita diferença”, avalia Romancini. No domingo há um treino de aquecimento e a largada da Indy Lights está marcada para as 11h15 (horário local) – 15h15 (horário de BrasÁ­lia).

Confira abaixo a programação da Fórmula Indy Lights (horários de BrasÁ­lia) em Sonoma e quem são os dez primeiros colocados no campeonato.

Sábado – 22/8
Treino livre – 45 minutos – 13h
Classificação – 17h30

Domingo – 23/8
Warmup – 12h30
Corrida – 40 voltas – 15h15

Os dez primeiros no campeonato após 12 corridas são:
1- J.R. Hildebrand, 420 pontos
2- Sebastian Saavedra, 357
3- James Davison, 341
4- Wade Cunningham, 336
5- James Hinchcliffe, 333
6- Mário Romancini, 306
7- Daniel Herrington, 296
8- Bia Figueiredo, 274
9- Gustavo Yacaman, 244
10- Charlie Kimball, 243