GP2 Series: Próximo desafio de Luiz Razia é nas ruas de Valência

Pista no porto da cidade espanhola é destaque da temporada. Categoria entra em sua reta final com quatro corridas no próximo mês.

Depois de três semanas de folga no calendário da Fórmula GP2 para as férias de verão na Europa, o piloto baiano Luiz Razia volta ao trabalho na categoria base da Fórmula 1 no próximo final de semana (21 a 23/8), quando a temporada será retomada com o GP da Europa disputado em Valência, na Espanha. A pista, inaugurada no ano passado, é a grande sensação dessa rodada já que é construída nas ruas do porto da cidade – na costa leste do país, voltada para o Mar Mediterrâneo.

A ideia do circuito nasceu junto com as reformas no antigo porto alguns anos atrás, que se transformou em fruto de uma obra grandiosa. A pista ficou com 5.473 metros de extensão e os carros da Fórmula GP2 atingem velocidades próximas dos 300 km/h em alguns trechos que servem, durante todo o ano, como passeio para os carros normais. Seu desenho garante que as águas do Mar Mediterrâneo estejam à vista durante a maior parte da volta – que inclui a passagem do setor norte para o setor sul do porto através de uma ponte.

São 25 curvas em um traçado que foge das características da maior parte dos circuitos de rua. Além das altas médias de velocidades, os engenheiros também se preocuparam em criar pontos de ultrapassagem e desafiar pilotos e equipes com uma pista que mistura trechos velozes, com setores de curvas lentas. Transformando-se, dessa maneira, em mais um desafio inédito para Luiz Razia no seu primeiro ano na categoria.

“Novamente vou para uma etapa em que não conheço a pista. Pelo que li a respeito e vi no videogame, parece ser um circuito bastante desafiador, com as ondulações características das pistas de rua, mas com curvas rápidas e grandes trechos de aceleração plena”, comenta Razia. “Imagino que será uma das maiores etapas desse ano, principalmente porque o público espanhol deve lotar as arquibancadas para ver o Fernando Alonso”, lembra o brasileiro.

E Valência também abre a fase decisiva da Fórmula GP2 2009. Até o próximo dia 20 de setembro, quando a temporada se encerra no circuito do Algarve em Portugal, a categoria fará quatro finais de semana com um total de oito corridas. “Vamos ter um período de muito trabalho daqui para a frente. Mas o ritmo intenso de corridas pode ser bom para continuar aprendendo sobre o nosso carro e buscar pontos no campeonato”, destaca Razia, que venceu justamente a prova de encerramento da GP2 Ásia, no início deste ano, no Bahrein.

A briga pelo título também deve esquentar na reta final da temporada. Mesmo com a saída de Romain Grosjean – que assume o cockpit da equipe Renault de Fórmula 1 já em Valência -, Vitaly Petrov e Lucas Di Grassi devem ser os principais adversários do alemão Nico Hulkenberg na decisão do campeonato. Os quatro primeiros colocados na tabela estão separados por 17 pontos, com outros 88 ainda em jogo até setembro.

Confira a programação da GP2 em Valência (horários de Brasília) e quem são os seis primeiros no campeonato.

Sexta-feira – 21/8
Treino livre – 6h55
Treino classificatório – 10h55

Sábado – 22/8
Corrida 1 – (34 voltas) – 11h

Domingo – 23/8
Corrida 2 – (23 voltas) – 5h30

A classificação do campeonato após 12 provas é:
1- Nico Hulkenberg (ALE – Art Grand Prix), 57 pontos
2- Romain Grosjean (FRA – Addax Team), 45
3- Vitaly Petrov (RUS – Addax Team), 41
4- Lucas Di Grassi (BRA – Racing Engineering), 40
5- Pastor Maldonado (VEN – Art Grand Prix), 31
6- Luca Fillipi (ITA – Super Nova Racing), 22

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *