IndyCar: Ana Beatriz Figueiredo corre em Chicago, no próximo sábado

Nesta quinta-feira, 26, Ana Beatriz Figueiredo desembarca em Indianápolis. De lá seguirá para Joliet, próxima a Chicago, em Illinois, no centro-oeste dos Estados Unidos, a fim de disputar a 14ª etapa do campeonato da Fórmula Indy, no circuito oval Chicagoland Speedway.

Ela pilotará o carro número 24 da Dreyer & Reinbold Racing, equipe com que disputou a São Paulo Indy 300 e a Indy 500 nesta sua temporada de estreia na Indy.

Â

“Estou muito feliz e contente com o convite da Dreyer & Reinbold para substituir o Conway nessa prova. Ser chamada é uma grande honra, pois mostra que a equipe confia no meu trabalho para substituÁ­-lo Á  altura. O que mais preciso é de experiência e cada oportunidade é única”, diz a pilota, aqui conhecida como Bia Figueiredo.

Â

Nos meses que tem passado no Brasil, trabalhando com André Ribeiro e Augusto Cesário, seus agentes, na captação de patrocÁ­nio para 2011, ela se dedicou a atividades paralelas, como disputar a Meia Maratona do Rio de Janeiro, fazer cursos de finanças da Bolsa de Valores de São Paulo, estudar inglês, obter habilitação de Arrais Amador e estrear na pilotagem de lanchas.Â

Mas jamais se descuidou do preparo para voltar a correr a qualquer momento.

Â

“Desde o inÁ­cio desta temporada, diante da impossibilidade financeira de competir no campeonato inteiro, nosso plano sempre foi fazer quatro corridas. Estamos trabalhando para correr na última etapa, em Miami, independentemente do retorno do Conway. E mesmo não estando na pista, sempre me mantive focada na preparação fisica e nos treinos de kart”, diz a pilota.

Â

Esta será a terceira prova de Bia em Chicagoland, onde já correu pela Indy Lights em 2008 e 2009, terminando em segundo lugar na estreia naquela pista. Com 1,5 milha de extensão, o Chicagoland Speedway se destaca como um dos circuitos ovais mais rápidos da Indy.

Â

â€œÉ uma daquelas pistas onde é mais difÁ­cil ultrapassar. As curvas são bem abertas, com 18 graus de inclinação, e uns nove graus nas retas”, ela descreve. “Só teremos um treino de uma hora antes de classificar, acertar o carro será o grande desafio.”

Â

A pilota prevê alta competitividade e muita emoção para o público na prova da noite do próximo sábado, 28, a partir das 21 horas de BrasÁ­lia, 19 horas locais.

Â

“Os carros andam muito perto uns dos outros e as brigas pelas ultrapassagens são duras”, diz Bia. “O meu objetivo é ganhar quilometragem e evoluir mais no domÁ­nio do carro da Indy. Meu foco será terminar a corrida e ganhar experiência.”

Â

As atividades da Peak Antifreeze and Motor Oil Indy 300 começam nesta sexta-feira.

Â

Agenda 14ª etapa – Izod IndyCar Series 2010

Â

Horários de BrasÁ­lia

Â

Sexta-feira

11h15/12h15 : Treino
13h00/14h30: Classificação
19/19h30: Treino

Â

Sábado
21h00/23h00: Corrida de 200 voltas

Â

Bia Figueiredo nas pistas
Pilota de competição desde os oito anos de idade, a paulistana Ana Beatriz Figueiredo, 25 anos, é a primeira brasileira a correr em uma categoria top do automobilismo internacional, a Fórmula Indy. Em 2010, estreou na corrida São Paulo Indy 300; se tornou a primeira pilota do Brasil a disputar a clássica 500 Milhas de Indianápolis; e deve fazer a corrida de Miami, em outubro. Agora, prepara-se para a temporada da Indy em 2011. Ela é a única mulher do mundo a vencer na Fórmula Renault, três vezes, em 2005; a conquistar uma pole position na Fórmula 3, em 2006; e a vencer Indy Lights, categoria de acesso Á  Fórmula Indy, duas vezes, em 2008 e 2009.Â