IndyCar: Em 2010, São Paulo coloca o Brasil no centro do esporte a motor

Com a confirmação da F Indy, que se soma à tradicional etapa da Fórmula 1, capital paulista é a única no mundo a receber as duas principais categorias do mundo.

A partir de 2010 a capital paulista cresce – e muito – em importância para os fãs do automobilismo. Com a realização, no próximo dia 14 de março, da etapa de abertura do Campeonato Mundial de Fórmula Indy, São Paulo se tornará a única cidade em 2010 a receber as duas principais categorias do esporte – a outra é a Fórmula 1. O acordo prevê a permanência da etapa sul-americana da F-Indy na capital paulista até 2014, com transmissão exclusiva da Band e Bandsports.

Reunindo a maior comunidade de pilotos, equipes e patrocinadores do País, São Paulo é historicamente importante para o automobilismo por ser também o endereço de Interlagos, o mais tradicional circuito do esporte a motor nacional. O nome São Paulo Indy 300 faz referência à extensão da prova a ser realizada nas ruas da capital paulista, em quilômetros. Com a realização da primeira corrida de rua da Fórmula Indy na América do Sul, a maior cidade do Brasil ganhará status para se posicionar como um dos principais centros internacionais da velocidade. A prova, que marca a abertura da temporada 2010 da IZOD IndyCar Series, terá 75 voltas em um traçado de 4.180 metros, na região do Sambódromo do Anhembi, zona norte da cidade. Os pilotos percorrerão 300 quilômetros e passarão dos 300 km/h.

História

A IndyCar surgiu a partir da Indy Racing League (IRL), criada em 1994 pelo norte-americano Tony George, cuja família é dona do autódromo de Indianápolis, o mais antigo do mundo. No ano seguinte, George rompeu com a cúpula da extinta CART (Championship Auto Racing Teams) e organizou um campeonato de carros de monopostos com o intuito de cultivar o estilo norte-americano de competição – de correr em circuitos ovais -, com custos menores, em comparação à categoria rival.

Aos poucos, as principais equipes da CART migraram para a IRL até que em 2008 a CART – que passou a se chamar Champ Car – declarasse falência e as duas categorias voltassem a se unificar.

A primeira vez que um campeonato de monopostos baseado nos EUA realizou uma corrida em território brasileiro aconteceu em 17 de março de 1996, com a disputa da IndyCar Rio 400, no Circuito Oval Emerson Fittipaldi, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A prova inaugural foi vencida por André Ribeiro.

A etapa carioca fez parte do calendário da CART até 2000. Dos pilotos que alinharão no grid para a São Paulo Indy 300, só Dario Franchitti, Oriol Servia, Paul Tracy, Alex Tagliani e os brasileiros Tony Kanaan e Helio Castroneves, disputaram a etapa brasileira realizada no final dos anos 1990.

A Fórmula 1 disputa uma etapa no Autódromo de Interlagos, de maneira ininterrupta, desde 1990. Antes disso, a categoria já havia passado pelo circuito paulistano de 1972 a 1977 e em 1979 e 1980.

Calendário da IZOD IndyCar Series 2010
14 de março – São Paulo Indy 300 -Circuito de Rua- (São Paulo/Brasil)
28 de março – Honda Grand Prix St. Petersburg -Circuito de Rua- (Florida/EUA)
11 de abril – Indy Grand Prix of Alabama -Barber Motorsports Park- (Alabama/EUA)
18 de abril – Toyota Grand Prix of Long Beach -Circuito de Rua- (Califórnia/EUA)
1º de maio – Indy Road Runner Turbo 300 -Kansas Speedway- (Kansas/EUA)
30 de maio – 500 Milhas de Indianápolis -Indianapolis Motor Speedway- (Indiana/EUA)
5 de junho – Bombardier Learjet 550 -Texas Motor Speedway- (Texas/EUA)
20 de junho – Iowa Corn Indy 250 -Iowa Speedway- (Iowa/EUA)
4 de julho – Camping World Grand Prix at The Glen -Watkins Glen- (Nova Iorque/EUA)
18 de julho – Honda Indy Toronto -Circuito de Rua- (Ontario/Canadá)
25 de julho – Rexall Edmonton Indy -Circuito de Rua- (Alberta/Canadá)
8 de agosto – The Honda Indy 200 at Mid-Ohio -Mid-Ohio Sports Car Course- (Ohio/EUA)
22 de agosto – Indy Grand Prix of Sonoma -Infineon Raceway- (Califórnia/EUA)
28 de agosto – Peak Antifreeze & Motor Oil Indy 300 -Chicagoland Speedway- (Illinois/EUA)
4 de setembro – Meijer Indy 300 -Kentucky Speedway- (Kentucky/EUA)
19 de setembro – Indy Japan 300 -Twin Ring Motegi- (Motegi/Japão)
2 de outubro – Firestone Indy 300 -Homestead-Miami Speedway- (Flórida/EUA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *