IndyCar: Fontana vai decidir o título da Fórmula Indy deste ano

Circuito oval volta a categoria após seis anos fora, com uma prova de 500 milhas

A Fórmula Indy chega a cidade Fontana, na Califórnia, para a última prova da temporada 2012. A corrida, que acontece no próximo domingo, 16 de setembro, vai decidir o campeão da categoria. O australiano Will Power é o líder do campeonato, com 453 pontos. Na briga com ele esta o norte-americano Ryan Hunter-Reay, com 436 pontos.

Will Power, para depender apenas de si mesmo para garantir o título da Fórmula Indy, precisa no mínimo chegar na segunda colocação nas 500 milhas de Fontana, pois com este resultado chega a 493 pontos, enquanto seu rival pode, no máximo, atingir os 489 pontos. Já Ryan Hunter-Reay precisa tirar uma diferença de 17 pontos, e a colocação mínima que o norte-americano precisa finalizar a prova para ter chances de título é em oitavo, isso se fizer a pole position e também ficar mais voltas na liderança da corrida, e se o australiano terminar de 25° para trás, somando apenas dez pontos.

Também está em jogo na última prova da temporada o título em ovais, e Tony Kanaan está na briga. A competição, que leva o nome de AJ Foyt e premia anualmente o piloto que soma mais pontos nesse tipo de traçado, é liderada pelo brasileiro e pelo norte-americano Ryan Hunter-Reay, que somam 136 pontos em ovais. São seguidos de perto pelo canadense James Hinchicliffe, que tem 121 pontos, e Helio Castroneves, com 116.

Na competição dos traçados mistos, que leva o nome de Mario Andretti, Will Power já garantiu o caneco.

Hélio Castroneves perdeu na prova anterior, em Baltimore, a chance de brigar pelo título da Fórmula Indy. O brasileiro, que é o atual terceiro colocado, busca mais uma vitória em prova de 500 milhas, para ter chance de encerrar a temporada como vice-campeão.

A prova no Auto Clube Speedway volta a Fórmula Indy após passar seis anos fora. Desde 2005 que o GP de Fontana não é disputado na categoria.

O GP de Fontana terá transmissão da TV Bandeirantes e também do canal fechado Band Sport. A largada está marcada para às 00:30 da madrugada de sábado para domingo (16).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *