IndyCar: Fontana volta para o calendário da Fórmula Indy

Categoria confirma a volta do oval californiano em 2012

A Fórmula Indy anunciou nesta terça-feira que voltará a correr no oval de Fontana na temporada 2012. Pensando em equilibrar entre pistas mistas e ovais, a Indy buscou resgatar na Califórnia um dos principais circuitos ovais dos Estados Unidos para uma prova noturna no ano que vem. “Sentimos que é a hora certa para trazer de volta à Fórmula Indy a prova de Fontana”, disse Randy Bernard, CEO da categoria.

Nessa temporada, das 17 etapas no total, 10 são em circuitos mistos e 7 em ovais. “Queremos manter o equilíbrio de ovais e mistos em nossa programação, e a adição do circuito de Fontana acrescenta um grande palco que foi construído para a alta velocidade”, acrescentou o dirigente.

O oval de Fontana recebeu provas da categoria entre 1997 e 2002 (CART) e 2002 a 2005 (IndyCar). O brasileiro Gil de Ferran tem o recorde de velocidade da pista ao atingir 241.426 milhas por hora, cerca de 388 km/h de média, durante a classificação de 2000. A prova desse ano foi vencida por Christian Fittipaldi. No ano seguinte, em 2001, foi a vez do mineiro Cristiano Da Matta triunfar. Hélio Castroneves e Tony Kanaan já fizeram pole-position em Fontana. Aliás, em 2004, foi na prova na Califórnia que Kanaan confirmou o seu título ao cruzar na segunda colocação, logo atrás de Adrian Fernandez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *