IndyCar: IndyCar Series anuncia mudanças para a qualificação nas 500 milhas de Indianápolis

Pole-position vai faturar 175 mil dólares e mais 15 pontos no campeonato.

Nunca na história das 500 milhas de Indianápolis a pole-position valerá tanto como neste ano de 2010. O piloto que conquistar a posição de honra no grid de largada vai levar 15 pontos na classificação geral do campeonato, além de 175 mil dólares para sua conta bancária.

O Pole-Day que acontecia quinze dias antes das 500 milhas de Indianápolis, passará para uma semana antes da prova mais tradicional do campeonato da Fórmula Indy e premiará com pontos todos os pilotos que conquistarem o direito de alinhar-se no grid.

No sábado, dia 22 de maio das 13h00 às 18h00 os pilotos terão direito a três tentativas de marcarem seus tempos. A qualificação em Indianápolis e realizada pela média das quatro voltas rápidas que os pilotos têm direito em cada tentativa. Diferentemente dos anos anteriores onde os 22 primeiros colocados registravam suas posições para a corrida, agora serão as oito primeiras filas na íntegra, ou seja, os 24 melhores tempos no sábado já garantem sua posição no grid.

A maior surpresa, no entanto, é que os nove primeiros colocados do Pole-Day, terão seus tempos zerados e vão disputar durante noventa minutos a pole-position. Lembrando que eles já têm por direito assegurado as nove primeiras colocações no grid.

Já o Bump-Day, acontece no domingo, dia 23 de maio, a partir do meio dia. Os pilotos que ainda não se classificaram terão seis horas para tentar qualificar-se para as 500 milhas de Indianápolis. No Bump-Day, os pilotos lutam pelas últimas nove posições de largadas.

Além do pole-position ganhar quinze pontos, o segundo qualificado no Pole-Day ganhará treze pontos, o terceiro doze e assim sucessivamente descontando um ponto até o nono colocado que vai faturar cinco pontos só por alinhar o carro no grid. Os pilotos que largam da 10ª posição até a 24ª, ganham quatro pontos. Os pilotos que partirem da 25ª posição até a 33ª, ganharão três pontos. As 500 milhas de Indianápolis serão realizadas no dia 30 de maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *