IndyCar: Kanaan se classifica para as 500 Milhas de Indianápolis no último minuto

Brasileiro supera os dois acidentes e garante a vaga na prova de domingo (30).

Neste domingo (23) o brasileiro Tony Kanaan viveu um drama. Após ter sofrido um acidente no sábado (22), durante o Pole Day, o campeão de 2004 precisava garantir a sua vaga nesse domingo no “Bump Day”, entre o 25o a 33o colocado. No entanto, Kanaan bateu novamente no treino livre pela manhã, de novo na curva 2, e a equipe Andretti Autosport se desdobrou para reconstruir o carro a tempo do baiano fazer a sua classificação. Nas seis horas de duração do treino oficial, Kanaan só conseguiu classificar faltando 35 minutos para encerrar a atividade, mas só teve a vaga confirmada no último minuto.

A Andretti usou peças dos dois carros batidos e também dos companheiros Ryan Hunter Reay, Marco Andretti e Danica Patrick. Apenas John Andretti não “contribuiu”, pois também buscava sua classificação. Kanaan fez a 30a marca em sua tentativa, mas ainda caiu para a 32a posição após as voltas de Mario Romancini e Takuma Sato. No final, o drama aumentou porque Paul Tracy e Jay Howard tentavam tirar a vaga do brasileiro.

“Foi provavelmente o dia mais longo da minha vida e só não perdi cabelo porque não tenho (risos). Eu aprendi muito com essa experiência, para valorizar cada coisa porque a gente nunca sabe o que vai acontecer. Foi um desgaste emocional grande, pois estava há uma hora de terminar o treino, com dois carros batidos e não tinha meu lugar no grid, então, vocês podem imaginar. Mas no final de todas as circustâncias, conseguimos o objetivo de garantir a vaga. No sábado, eu estava tentando o máximo de velocidade e bati no muro. No entanto, hoje estava muito mais lento, ainda vendo como o carro se comportava, e bati novamente no mesmo lugar, ou seja, tinha alguma coisa errada que vamos avaliar. Eu hoje usei peças dos carros dos meus três companheiros e foi um esforço geral de todo time. Não imaginava estar nessas situação, mas felizmente conseguimos. Embora não tenha treino até sexta-feira (28) quando acontece o Carb Bay, trabalhamos muito na semana passada no meu “setup” de corrida e vamos acertar as coisas com calma. Agradeço a todos que me apoiaram, e vamos nos preparar para domingo. Posso dizer que hoje foi mais emocionante do que a minha pole-position em 2005″, comentou o baiano.

Após uma semana intensa de trabalho, especialmente nos últimos dois dias, Kanaan enfim, está garantido na 32a posição do grid das 500 Milhas de Indianápolis, que acontece no próximo domingo (30), às 14h (horário de Brasília), sexta etapa da Fórmula Indy. Além de Kanaan, Bruno Junqueira, Vitor Meira e Romancini garantiram a vaga hoje. Ao todo, o Brasil será representado por oito pilotos nacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *