IndyCar: Líder após três etapas, Castroneves tem melhor início de temporada na carreira

Pela primeira vez em sua história, Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé recebe categoria com um piloto da casa na ponta da tabela

Dono de três títulos na prestigiada Indy 500, além de vitórias memoráveis na Fórmula Indy desde sua estreia, em 1998, Helio Castroneves vive uma situação nova em sua carreira: pela primeira vez, disputará a corrida em sua terra natal, a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, como o líder do campeonato.

O piloto da Penske, em seu melhor início de ano na categoria, pela primeira vez na carreira lidera o campeonato após as três primeiras corridas. Até o presente momento, Helinho pontuou em todos os GPs, sendo que em dois deles foi ao pódio, com um segundo lugar em St. Petersburg e um terceiro em Barber. No último domingo, em Long Beach, o brasileiro reverteu um toque nas primeiras voltas e terminou em décimo lugar, sustentando uma vantagem de seis pontos para o japonês Takuma Sato.

“Estou muito feliz por chegar ao Brasil como líder do campeonato. Mesmo Long Beach, que obviamente não foi tudo aquilo que a gente esperava, não foi de se jogar fora. Foram 20 pontos importantes nessa busca pelo título. A verdade é que começamos o ano muito bem. Aliás, tivemos uma pre-temporada muito boa”, conta o piloto de 37 anos, que considera a experiência com o novo carro (DW12, utilizado desde o ano passado) e a evolução de motor e pneus os diferenciais deste bom começo de temporada.

“O motor Chevrolet recebeu uma evolução de uns 15 cavalos, os pneus Firestone estão com mais aderência e o Team Penske foi muito eficiente em absorver essa alterações e fazer um carro muito bem adaptado a elas. Infelizmente não treinamos tanto quanto no ano anterior, quando tivemos uma janela de testes mais ampla por causa do novo equipamento. Mas acho que toda a experiência de um ano no carro novo foi decisiva nessa fase antes do início do campeonato, pois mesmo com menos treinos conseguimos fazer um carro competitivo”, analisa Castroneves.

Após esta maratona inicial, o piloto da Penske concentra todo seu foco na Itaipava São Paulo Indy 300, onde tem como melhor resultado o quarto lugar em 2012 e possui um objetivo duplo: conquistar seu melhor resultado na prova e manter o embalo e a regularidade para deixar o Circuito do Anhembi não só com a liderança, mas, também, uma boa vantagem para os concorrentes mais próximos.

“A tônica desse ano, claro, é entrar na pista para vencer. Eu sempre eu na pista para vencer. Mas a gente tem de ser realista e saber que nem sempre é possível. Aí e que entra o trabalho planejado, pois a regularidade nos pontos é primordial para chegar no final do campeonato lutando pelo título. Em Long Beach, fizemos uma limonada com um limão. Estamos felizes em sair com a liderança dos pontos e agora temos de focar no que precisamos para melhorar”, completa Helinho.

Confira a classificação do campeonato completa e atualizada após três corridas disputadas:

1. Helio Castroneves (BRA/Penske), 99 pontos
2. Takuma Sato (JAP/AJ Foyt), 93
3. Scott Dixon (NZL/Ganassi), 89
4. Marco Andretti (EUA/Andretti), 87
5. Justin Wilson (ING/Dale Coyne), 81
6. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), 73
7. Graham Rahal (EUA/Rahal-Letterman-Lanigan), 66
8. Will Power (AUS/Penske) e Simona de Silvestro (SUI/KV), 62
10. James Hinchcliffe (CAN/Andretti), 61
11. Charlie Kimball (EUA/Ganassi), 60
12. Tony Kanaan (BRA/KV), 59
13. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt), 58
14. Oriol Servia (ESP/Panther DRR), 57
15. JR Hildebrand (EUA/Panther), 54
16. Ernesto Viso (VEN/KV), 52
17. Alex Tagliani (CAN/Bryan Herta), 50
18. Sebastien Bourdais (FRA/Dragon), 48
19. Josef Newgarden (EUA/Sarah Fisher Hartman), 46
20. Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 44
21. Tristan Vautier (FRA/Schmidt), 42
22. James Jakes (ING/Rahal-Letterman-Lanigan), 40
23. Ed Carpenter (EUA/Ed Carpenter), 36
24. Bia Figueiredo (BRA/Dale Coyne), 30
25. Sebastian Saavedra (COL/Dragon), 25
26. AJ Allmendinger (EUA/Penske), 18
27. Mike Conway (ING/Rahal-Letterman-Lanigan), 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *