IndyCar: No Japão, Fórmula Indy inicía a decisão do título

Penúltima etapa do ano marca duelo entre Power e Franchitti.

A madrugada de sábado (18) para domingo (19) terá o início da decisão do campeonato 2010 da Fórmula Indy. A 16ª e penúltima etapa do calendário será o GP do Japão, no oval de Motegi.

O australiano Will Power soma 552 pontos na classificação geral contra 535 do escocês Dario Franchitti. A diferença que já chegou a ser de 60 pontos entre eles, a favor do australiano, hoje está apenas 17 pontos. Lembrando que estão em jogo 53 pontos em cada etapa, mas apenas por largar, cada piloto soma no mínimo dez pontos.

Para sagrar-se campeão nesse final de semana no Japão, Power precisa fazer a pole-position, liderar o maior número de voltas e vencer a prova, chegando aos 605 pontos e torcer para Dario Franchitti chegar apenas em 13º lugar na prova japonesa. Outro resultado que favorece Power, é vencer a prova sem conquistar os pontos de bonificação, mas Franchitti teria que chegar na 17ª colocação.

Já Franchitti pode sair de Motegi revertendo sua situação na tabela de classificação e levar a decisão para a última prova do ano, no dia 2 de outubro, o GP de Miami, em Homestead. Em seis provas disputadas neste tipo de traçado, o piloto da Ganassi conquistou 228 dos 333 pontos que estavam em disputa, enquanto Power somou apenas 140 pontos nas pistas ovais.

Esta será a 13ª vez que o Japão receberá a Fórmula Indy. O circuito de Motegi foi construído em meados da década passada, sendo inaugurado no mês de agosto de 1997. Não se trata apenas de uma pista oval, mas sim um complexo de velocidade, tendo um circuito misto e o circuito oval. A pista oval tem 2.493 metros de extensão e chega a inclinação de 10° nas curvas. A capacidade geral deste autódromo é para 120 mil expectadores.

O complexo é de propriedade da Honda, fornecedora de motores na Indy desde 1994. Esta obra custou 400 milhões de dólares. Na época, esta foi a principal obra da engenharia japonesa no país, não só pelo dinheiro gasto, mas também pela grandiosidade da construção. Foi necessário remover parte de uma montanha para a construção deste Speedway.

Confira a programação para o GP do Japão (horário de Brasília)

Sexta-feira (17/09)
21h30 – 22h30 – Treino Livre (horário de Brasília)

Sábado (18/09)
0h30 – 01h30 – Treino Livre
03h30 – 05h00 – Treino classificatório
1h – Grande Prêmio do Japão (200 voltas)

Transmissão:

Band, ao vivo.
Narração: Téo José
Comentário: Felipe Giaffone

Terra, ao vivo.
Narração: Marcelo Do Ó
Comentário: Thiago Alves e André Jung

BandSports, ao vivo.
Narração: Celso Miranda
Comentário: Eduardo Homem de Mello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *