IndyCar: No Japão, Fórmula Indy inicÁ­a a decisão do tÁ­tulo

Penúltima etapa do ano marca duelo entre Power e Franchitti.

A madrugada de sábado (18) para domingo (19) terá o inÁ­cio da decisão do campeonato 2010 da Fórmula Indy. A 16ª e penúltima etapa do calendário será o GP do Japão, no oval de Motegi.

O australiano Will Power soma 552 pontos na classificação geral contra 535 do escocês Dario Franchitti. A diferença que já chegou a ser de 60 pontos entre eles, a favor do australiano, hoje está apenas 17 pontos. Lembrando que estão em jogo 53 pontos em cada etapa, mas apenas por largar, cada piloto soma no mÁ­nimo dez pontos.

Para sagrar-se campeão nesse final de semana no Japão, Power precisa fazer a pole-position, liderar o maior número de voltas e vencer a prova, chegando aos 605 pontos e torcer para Dario Franchitti chegar apenas em 13º lugar na prova japonesa. Outro resultado que favorece Power, é vencer a prova sem conquistar os pontos de bonificação, mas Franchitti teria que chegar na 17ª colocação.

Já Franchitti pode sair de Motegi revertendo sua situação na tabela de classificação e levar a decisão para a última prova do ano, no dia 2 de outubro, o GP de Miami, em Homestead. Em seis provas disputadas neste tipo de traçado, o piloto da Ganassi conquistou 228 dos 333 pontos que estavam em disputa, enquanto Power somou apenas 140 pontos nas pistas ovais.

Esta será a 13ª vez que o Japão receberá a Fórmula Indy. O circuito de Motegi foi construÁ­do em meados da década passada, sendo inaugurado no mês de agosto de 1997. Não se trata apenas de uma pista oval, mas sim um complexo de velocidade, tendo um circuito misto e o circuito oval. A pista oval tem 2.493 metros de extensão e chega a inclinação de 10° nas curvas. A capacidade geral deste autódromo é para 120 mil expectadores.

O complexo é de propriedade da Honda, fornecedora de motores na Indy desde 1994. Esta obra custou 400 milhões de dólares. Na época, esta foi a principal obra da engenharia japonesa no paÁ­s, não só pelo dinheiro gasto, mas também pela grandiosidade da construção. Foi necessário remover parte de uma montanha para a construção deste Speedway.

Confira a programação para o GP do Japão (horário de BrasÁ­lia)

Sexta-feira (17/09)
21h30 – 22h30 – Treino Livre (horário de BrasÁ­lia)

Sábado (18/09)
0h30 – 01h30 – Treino Livre
03h30 – 05h00 – Treino classificatório
1h – Grande Prêmio do Japão (200 voltas)

Transmissão:

Band, ao vivo.
Narração: Téo José
Comentário: Felipe Giaffone

Terra, ao vivo.
Narração: Marcelo Do Á“
Comentário: Thiago Alves e André Jung

BandSports, ao vivo.
Narração: Celso Miranda
Comentário: Eduardo Homem de Mello