IndyCar: Pole das 500 Milhas sai amanhã, e Kanaan segue confiante

Finalmente a chuva deu uma trégua em Indianápolis e o baiano Tony Kanaan, da equipe Andretti Green Racing, assim como outros 31 pilotos voltaram ao oval de 2,5 milhas nesta sexta-feira (9), após dois dias de atividades canceladas por causa das precipitações. Mesmo assim, o treino foi encerrado pela metade, com 3h das 6h previstas, após uma garoa fina cair pelo autódromo de Indiana. Por causa dessa possibilidade de chuva, Kanaan colocou seu Dallara/Honda logo nos primeiros minutos de treino dentro do Indianápolis Motor Speedway, pois os testes foram preparatórios para o “PoleDay”, que acontece neste sábado (10) e definirá o pole-position da 92ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. Além da posição de honra, serão definidas 11 das 33 vagas que formarão o grid da tradicional corrida que acontece no dia 25 de maio. Durante os ensaios de hoje, Kanaan fez o terceiro melhor tempo com uma velocidade média de 363 km/h, apenas 0s049 de diferença em relação ao mais rápido do dia, o neozelandês Scott Dixon, e 0s004 do companheiro de equipe, Marco Andretti, segundo na tomada. O baiano, que foi o pole-position de 2005, comentou sobre o treino apelidado pela categoria de “Fast Friday” e a expectativa para o “Pole Day”.

“Já não agüentava mais ficar sem trabalhar”, brincou Kanaan. “Estou bem feliz com o meu carro. Lógico que preferia ter mais tempo na pista, mas estamos em Indianápolis, então, é certeza de chuva em algum dos treinos”, comentou Kanaan, que parte para a sua sétima 500 Milhas de Indianápolis. “No balanço geral, tivemos dois excelentes dias durante essa semana e me sinto muito bem com o nosso carro. Agora, a expectativa é grande para garantirmos nossa posição no “Pole Day” amanhã, e a partir de domingo só pensarmos na corrida”, destacou o baiano, de 33 anos.


 


Antes do “Pole Day”, os pilotos terão nesse sábado (10) mais uma sessão de treinos livres, das 10h Á s 12h (todo em horário de BrasÁ­lia) para verificarem os últimos detalhes. Na classificação, que começa Á s 13h e termina Á s 19h, os pilotos terão uma ordem estabelecida por sorteio para entrar na pista, mas podem retornar outras duas vezes. No entanto, quando optarem por uma nova tentativa, automaticamente será descartada a marca anterior, independente se for melhor do que a nova soma. Em cada tomada, os pilotos terão duas voltas de aquecimento e quatro voltas cronometradas. A soma dos quatro giros que determinará a sua posição no grid. O pole-position garante um cheque de U$ 100.000 nesse sábado.