Indy Lights: Ana Beatriz Bia pronta para temporada 2009

Na próxima sexta-feira, terá início o campeonato da Firestone Indy Lights, com a única rodada dupla do calendário, nas ruas de Saint Petersburg, na Flórida.

A piloto brasileira Ana Beatriz Bia continua com a Sam Schmidt  Motorsports, equipe com que terminou em terceiro lugar no campeonato de 2008, e permanece com o patrocínio máster da Healthy Choice, marca americana de comida congelada saudável.

 

Animada com o retorno das competições após sete meses de recesso, ela tem meta clara: brigar pelo título. “Estou morrendo de saudades de correr, acho que teremos um campeonato muito disputado na Firestone Indy Lights, e meu objetivo é ser campeã”, diz Ana Beatriz.

 
Agenda 2009

 

O calendário da Firestone Indy Lights neste ano tem novidades. O campeonato terá 15 etapas, será disputado em 14 circuitos e terá só uma rodada dupla, a primeira. Em 2008, teve 16 corridas disputadas em oito circuitos ovais e em quatro circuitos mistos que receberam rodadas duplas.

 

Alguns circuitos foram eliminados, como o oval de Nashville, onde, em 2008, Bia se tornou a primeira mulher a vencer na Firestone Indy Lights. Outros foram introduzidos, como os circuitos de rua de Long Beach e Toronto, no Canadá, e o circuito dentro de um aeroporto, em Edmonton. E, em vez de começar, como tradicionalmente, o campeonato será encerrado no circuito oval Miami Speedway, em Homestead.

 
Treinos

 

A pretemporada de Bia foi movimentada, a partir do IndyCar Meeting, a reunião de equipes e pilotos para apresentação de novidades e diretrizes da temporada, realizada em janeiro, em Indianápolis.

 

Ela participou apenas de um dia de treinos coletivos da categoria, em Miami, em fevereiro, e concentrou-se nos treinos privados da Sam Schmidt Motorsports.

 

O time trabalhou no circuito misto de West Palm Beach e no oval de Homestead, na Flórida, no fim de janeiro, e voltou à pista em março, nos circuitos mistos Phoenix Firebird, em Phoenix, MSR Houston, no Texas, e no circuito misto de Sebring, na Flórida.

 
Perspectiva e retrospecto

 

No ano passado, em sua temporada de estréia, a piloto disputou nas ruas de Saint Petersburg a segunda e a terceira etapas do campeonato da Firestone Indy Lights. Terminou em terceiro lugar na primeira prova e por pouco não venceu a segunda, jogada para fora da pista por Richard Antinnucci, então seu companheiro de equipe, quando liderava a corrida, a cinco minutos do fim.

 

“Acredito que a competitividade será muito grande e vou buscar bons resultados. Estou confiante, e contarei com a presença dos meus agentes, o André Ribeiro, o Augusto Cesário e o Robert Clarke, além dos amigos da Healthy Choice, como o David Palfenier, que me apoia desde a época da Fórmula Renault. São pessoas muito especiais para mim e contar com a orientação do André, que já correu na Indy, é um privilégio”, completa Ana Beatriz Bia.
 
Agenda da 1a e 2a etapas

 

As atividades em Saint Petersburg poderão ser acompanhadas, ao vivo, no site da Firestone Indy Lights, através de vídeo e de cronometragem, no endereço www.indycar.com/indylights. Os links sempre são disponibilizados minutos antes dos horários programados.

 
Sexta-feira, 3 de abril de 2009

9h25 a 10h25 am (10h25 a 11h25 no horário de Brasília): treino livre

4h45 a 5h30 pm (17h45 a 18h30 no horário de Brasília): classificação para 1a etapa

 
Sábado, 4 de abril de 2009

9h55 a 10h35 am (10h55 a 11h35 no horário de Brasília): classificação para 2a etapa

4h15 pm (17h15 no horário de Brasília): apresentação dos pilotos

4h45 pm (17h45 no horário de Brasília): corrida válida pela 1a etapa, 40 voltas

 
Domingo, 5 de abril de 2009

9h30 am (10h30 no horário de Brasília): apresentação dos pilotos

10h00 am (11h00 no horário de Brasília): corrida válida pela 2a etapa, 40 voltas

 

Calendário Firestone Indy Lights 2009

 
1 a  e 2 a etapas: 4 e 5 de abril – Streets of St. Petersburg
3 a  etapa:19 de abril:  Streets of Long Beach
4 a  etapa: 26 de abril: Kansas Speedway             
5 a  etapa: 22 de maio: Indianapolis Motor Speedway
6a  etapa: 31 de maio: The Milwaukee Mile        
7 a etapa: 20 de junho: Iowa Speedway             
8 a etapa: 4 de julho: Watkins Glen International
9 a etapa: 11 de julho: Streets of Toronto   
10 a etapa: 26 de julho: Edmonton City Centre Airport
11 a etapa: 01 de agosto: Kentucky Speedway             
12 a etapa: 9 de agosto: Mid-Ohio Sports Car Course
13 a etapa: 23 de agosto: Infineon Raceway 
14 a etapa: 29 de agosto: Chicagoland Speedway
15 a etapa: 09 de outubro:  Homestead – Miami Speedway

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *