IndyCar: Sébastien Bourdais : De último a primeiro em São Petersburgo

O francês Sébastien Bourdais (Dale Coyne Racing Honda) venceu neste domingo (12/03), o GP de São Petersburgo, nos EUA, etapa de abertura da temporada. Foi a 36ª vitória de Bourdais na categoria. O francês Simon Pagenaud (Team Penske Chevrolet) e o neozelandês Scott Dixon (Chip Ganassi Racing Honda) completaram o pódio.

Na largada o pole-position, o australiano Will Power (Team Penske Chevrolet) manteve a ponta. Logo na segunda curva, um múltiplo acidente envolveu vários carros. Os norte-americanos Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Racing Honda) e Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing Honda) se tocaram, com Rahal acertando o muro. Na sequencia Kimball acertou o carro do colombiano Carlos Munoz (AJ Foyt Racing Chevrolet). O norte-americano JR Hildebrand (Ed Carpenter Racing), Helio Castroneves (Team Penske Chevrolet) and Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson Motorsports Honda) também se envolveram na confusão, danificando os seus carros. A primeira bandeira amarela foi acionada.

A relargada aconteceu na quinta volta. Na segunda curva o canadense James Hinchcliffe (Schmidt Peterson Motorsports Honda) superou Power, assumindo a liderança. Na 14 volta Power entrou nos boxes, cometendo uma infração na saída do seu pit box (passou por cima de uma mangueira de ar). O australiano levou um drive-through, caindo para o meio do pelotão.

Na 26ª volta o brasileiro Tony Kanaan (Chip Ganassi Racing Honda) e Aleshin se tocaram, quando o russo acertou a traseira do carro do brasileiro. A segunda e última bandeira amarela foi acionada.

Os sete primeiros colocados foram para os boxes, com o atual campeão da categoria, Pagenaud, assumindo a ponta. A relargada aconteceu na 31ª volta.  Na 37ª volta, Bourdais (que havia alinhado na última posição após bater no treino classificatório) superou Pagenaud, pela liderança.

O francês (quatro vezes campeão da ChampCar) abriu uma confortável vantagem sobre Pagenaud, até a segunda rodada de pits. Bourdais entrou nos boxes na 82ª volta e Pagenaud na seguinte. Mantendo as posições no retorno a pista.

Nas voltas finais Bourdais lidou sem problemas com os retardatários, recebendo a bandeirada com 2s5 de vantagem sobre Pagenaud. Dixon foi o terceiro.

Bourdais reestreou na Dale Coyne Racing, após seis anos.

O norte-americano Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport Honda) terminou em quarto, seguido pelo japonês Takuma Sato, seu parceiro de equipe. O brasileiro Hélio Castroneves (Team Penske Chevrolet) foi o sexto colocado.

O norte-americano Marco Andretti (Andretti Autosport Honda) terminou em sétimo, seguido pelo compatriota Josef Newgarden (Team Penske Chevrolet) e Hinchcliffe. Estreante na categoria, o britânico Ed Jones (Dale Coyne Racing Honda) fechou os dez primeiros. Kanaan chegou na 12ª posição.

A próxima etapa acontece no dia 09 de abril, em Long Beach.

Final:


1 – Sebastien Bourdais (Dallara DW12-Honda) – Coyne – 110 voltas
2 – Simon Pagenaud (Dallara DW12-Chevy – Penske – 10″3508
3 – Scott Dixon (Dallara DW12-Honda) – Ganassi – 27″4985
4 – Ryan Hunter-Reay (Dallara DW12-Honda – Andretti – 36″1147
5 – Takuma Sato (Dallara DW12-Honda) – Andretti – 36″1675
6 – Helio Castroneves (Dallara DW12-Chevy – Penske – 42″0285
7 – Marco Andretti (Dallara DW12-Honda – Andretti – 49″5217
8 – Josef Newgarden (Dallara DW12-Chevy) – Penske – 50″0443
9 – James Hinchcliffe (Dallara DW12-Honda) – SPM – 58″8628
10 – Ed Jones (Dallara DW12-Honda – Coyne – 1’01″8611
11 – Alexander Rossi (Dallara DW12-Honda) – Andretti – 1 volta
12 – Tony Kanaan (Dallara DW12-Honda) – Ganassi – 1
13 – JR Hildebrand (Dallara DW12-Chevy) – ECR – 1
14 – Mikhail Aleshin (Dallara DW12-Honda – SPM – 1
15 – Conor Daly (Dallara DW12-Chevy) – Foyt – 1
16 – Max Chilton (Dallara DW12-Honda) – Ganassi – 1
17 – Graham Rahal (Dallara DW12-Honda) – RLL – 2
18 – Charlie Kimball (Dallara DW12-Honda) – Ganassi – 5

Abandonos:

Will Power Will Power (Dallara DW12-Chevy) – Penske – 100 voltas
Spencer Pigot (Dallara DW12-Chevy) – ECR – 77
Carlos Munoz (Dallara DW12-Chevy) – Foyt – 33

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *