IndyCar: Vitor Meira comemora volta da Fórmula Indy aos circuitos ovais

Brasileiro avalia fase problemática da A.J. Foyt nas corridas em traçados mistos e manifesta “otimismo sólido”

Após mais de dois meses, preenchidos com a disputa de cinco corridas nas mais variadas formas de traçados mistos, a temporada 2010 da Fórmula Indy está de volta Á s pistas ovais. A categoria terá na noite deste sábado (28) a 14ª das 17 etapas de seu calendário, no circuito de uma milha e meia que do Chicagoland Speedway, em Chicago. As quatro últimas etapas serão disputadas em ovais – as outras três serão no Kentucky, em Motegi e em Homestead.

“Nunca achei que fosse dizer isso, mas ainda bem que os ovais estão de volta”, comentou Vitor Meira, brasileiro que compete na Indy com o carro número 14 da A.J. Foyt. “Quando fomos para essa sequência de mistos, ninguém poderia dizer que terÁ­amos tantos problemas quanto tivemos. Enfrentamos de tudo, não foi algo meu, ou do carro, da equipe. Nada deu certo, a gente teve muita decepção e até passou raiva. Agora as coisas mudam”, ele aposta.

Meira aponta motivos para apostar num ganho de rendimento nas quatro etapas restantes do campeonato. “Meu otimismo é sólido”, ele define. Um, a boa média de resultados que perfez nas três etapas anteriores desenvolvidas em ovais curtos – foi décimo colocado nas etapas do Texas e do Kansas e ficou em sétimo em Iowa. “As coisas estavam começando a acontecer para nós. Dentro da nossa realidade, estava ótimo. AÁ­ vieram os mistos”, ele comenta.

Outra fonte de boa expectativa para o piloto brasileiro está na experiência do engenheiro da equipe, Jeff Burtton, que até 2009 trabalhou com Ed Carpenter na equipe Vision. “O Jeff é um especialista em ovais curtos, foi nesse tipo de pista que ele teve os melhores resultados da carreira dele como engenheiro. É um tipo de circunstância que ele sabe o que fazer, como melhorar o carro. Como teremos pouco tempo de treino, isso faz uma diferença e tanto”, aponta.

Os treinos para a 14ª etapa da Fórmula Indy serão desenvolvidos durante a sexta-feira (27). Serão duas sessões livres de 60 minutos, cada, marcadas para as 11h15 e as 19h. Entre elas, a partir das 15h, vai acontecer a tomada de tempos definindo o grid. A largada para as 200 voltas, no sábado, será dada Á s 21h. A corrida será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes tão logo seja finalizada a exibição do horário eleitoral gratuito.