IndyCar: Will Power vence a São Paulo Indy 300

O australiano Will Power (Penske) venceu neste domingo (14/03), a São Paulo Indy 300, etapa de abertura da temporada. O norte-americano Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport) e o brasileiro Vitor Meira (Foyt), completaram o pódio.

Na largada no circuito montado no Anhembi o pole-position o escocês Dario Franchitti (Ganassi), manteve a ponta, seguido pelo canadense Alex Tagliani (Fazzt) e Reay. Logo no S do Samba o japonês Takuma Sato (KV Racing) estreando na categoria, rodou, acertando o Penske do brasileiro Helio Castroneves, com o inglês Justin Wilson (Dale Coyne) e o neozelandês  Scott Dixon (Ganassi), se envolvendo na confusão. Sato abandonou.

Pouco depois o norte-americano Marco Andretti (Andretti Autosport) e o brasileiro Maio Moraes (KV Racing), se enroscaram com o carro de Moraes (com a pintura que remetia a Lotus de F-1 das décadas de 1970 e 1980), parando com a roda traseira direita em cima do Dallara-Honda de Marco.

Moraes saiu rapidamente de seu carro, com a equipe de segurança, após alguns minutos, liberando Marco que saiu sozinho do carro.

Franchitti era o lÁ­der, seguido por Tagliani, Reay, e os brasileiros Tony Kanaan (Andretti Autosport) e Raphael atos (de Ferran Luczo Dragon).  A prova recomeçou na 9ª volta.

A primeira alteração nas primeiras posições aconteceu na 18ª volta, quando Reay superou Tagliani. Na 22ª volta a venezuelana Milka Duno (Dale Coyne), ficou parada na pista, acionando a segunda amarela da prova. Os pilotos aproveitaram para entrarem nos boxes. Kanaan saiu a frente de Tagliani.

Cinco voltas depois a bandeira verde foi agitada. A estreante suÁ­ça Simona de Silvestro (HVM), em outra sequencia de paradas nos boxes, assumiu a liderança, com Reay ultrapassando Franchitti no cotovelo, assumindo o segundo lugar. Pouco depois Reay já era o lÁ­der, ultrapassando de Silvestro.Â

A chuva começou a cair, com o inglês Dan Wheldon (Panther), perdendo o controle do carro, e acertando Tagliani, que foi para o muro e na volta acertou Kanaan, que foi para a área de escape. O baiano e o inglês voltaram, com uma volta de atraso, a prova.

Com a forte chuva as rodadas começaram. O inglês Alex Lloyd (Dale-Coyne) bateu na Reta os Bandeirantes trazendo a bandeira amarela. Os pilotos foram para os boxes, colocar pneus de chuva.

Com 34 voltas percorridas a direção de prova mostrou a bandeira vermelha, paralisando a corrida com 1h14m de corrida. Os carros foram para os pits, com as equipes não podendo mexer nos carros. Com o fim da chuva e a pista secando, a prova recomeçou 45 minutos depois, sendo anunciado que iria terminar no tempo limite de duas horas.

Franchitti voltou Á  liderança, seguido por Dixon e o inglês Mike  Conway (Dreyer Reinbold). Ao contrário dos demais pilotos Reay, Briscoe e Matos trocaram os compostos voltando para os slick. Com a pista seca os pilotos indo para os boxes para trocarem os pneus de chuva, Reay era novamente lÁ­der na 43ª volta. Três voltas depois Briscoe passou Matos pelo segundo lugar, com o brasileiro e estreante Mario Romanacini (Conquest), provocando outra amarela, ao bater no muro da saÁ­da da Curva Tietê.

Com um carro mais veloz Briscoe descontou os seis segundos de diferença que tinha para Briscoe. No cotovelo Reay ultrapassou Briscoe, contudo no S do Samba o australiano deu o troco, recuperando a posição. Reay continuou colado no carro do rival, e uma volta depois, na entrada do Sambódromo, repetiu a ultrapassagem, desta vez sem receber o troco.

Briscoe não conseguiu livrar vantagem, com Reay pressionando o piloto da Penske, que acabou errando na entrada da Marginal, na 53ª volta, acertando a barreira de pneus. A bandeira amarela foi novamente acionada.

Faltando seis minutos para o fim da prova veio a bandeira verde. Meira passou Matos pelo terceiro lugar e três minutos depois foi a vez de Power ultrapassar Reay, para vencer.Â

Matos terminou em 4º, seguido por Wheldon e Dixon e Franchitti. Conway foi o 8º, com Kanaan em 9º e Castroneves na 10ª posição. A estreante brasileira Bia Figueiredo (Dreyer&Reinbold), foi a melhor das quatro mulheres inscritas na prova, com o 13ª lugar, duas a frente da “veterana” norte-americana Daica Patrick (Andretti Autosport).

A próxima etapa, também em circuito urbano, acontece em São Petesburgo, na Flórida, no dia 28 de março.

Final:

1°. Will Power (AUS/Penske), 2h00min58s ( 61 voltas)
2°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 1s8581
3°. Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), a 9s7094
4°. Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Dragon), a 10s4235

5°. Dan Wheldon (ING/Panther), a 10s8883
6°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), a 11s3473
7°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), a 12s0579
8°. Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 12s1654
9°. Helio Castroneves (BRA/Penske), a 12s7411
10°. Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 13s4850

11°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 13s9193
12°. Ernesto Viso (VEN/KV), a 16s9039
13°. Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), a 19s6451
14°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 1min14s9191
15°. Danica Patrick (EUA/Andretti), a 1 volta
16°. Simona de Silvestro (SUI/HVM), a 3 voltas
17°. Mário Romancini (BRA/Conquest), a 15 voltas
18°. Alex Lloyd (ING/Dale Coyne) a 31 voltas
19°. Alex Tagliani (CAN/Fazzt), a 33 voltas
20°. Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), a 34 voltas
21°. Milka Duno (VEN/Dale Coyne), a 41 voltas
22°. Takuma Sato (JAP/KV), a 61 voltas
23°. Marco Andretti (EUA/Andretti), a 61 voltas
24°. Mario Moraes (BRA/KV), a 61 voltas