IRC: Brasileiro confirmado em dez etapas do IRC

“Será um grande desafio e também um grande aprendizado”, afirma o atleta baiano.

O piloto de rali de velocidade Daniel Oliveira (GDK/Stohl Racing) finalizou nesta quarta-feira (24) a programação das provas que irá participar em 2010 pelo Intercontinental Rally Challenge (IRC).

Disputado em dez países, o IRC funciona ao mesmo tempo como uma categoria de acesso e como um forte concorrente para o WRC (World Rally Championship, o prestigioso Campeonato Mundial de Rali), ao ponto de ter quatro vezes mais fabricantes envolvidas na disputa. Enquanto o Mundial tem apenas Ford e Citroën com apoios de fábrica, o IRC conta Honda, Peugeot, Proton, Skoda, Subaru e Volkswagen, além das preparadoras Abarth (com o Fiat Punto) e Ralliart (Mitsubishi Lancer Evolution).

Em sua temporada de estreia no IRC, Oliveira pilota um Peugeot 207, da categoria Super 2000, preparado pela equipe austríaca Stohl Racing. Ao lado do navegador espanhol Carlos Del Barrio, ele participará de dez das 12 etapas previstas no calendário deste ano. Além das provas de Mônaco, Brasil (onde teve como navegador o francês Dennis Giraudet) e Argentina, já realizadas, ele disputará as etapas das Ilhas Canárias, Bélgica, Açores, Ilha da Madeira, Sanremo, Escócia e Chipre.

Pioneiro – Daniel Oliveira é o único brasileiro com a carreira inteiramente direcionada para os ralis de velocidade internacionais. Seu objetivo no médio prazo é se profissionalizar no WRC. “Será um grande desafio e dei este passo pensando em conquistar um grande aprendizado com esta experiência na Europa”, disse Daniel. “O IRC está crescendo muito e quero aprender o máximo possível. Sei que não vai ser fácil, mas estou pronto para absorver esta nova realidade”, afirmou o piloto.

Nascido em Salvador, Oliveira começou no kart ainda na infância. Mas, em 2008, trocou o asfalto pela poeira e partiu para as competições off-road. Naquele ano, foi vice-campeão da Mitsubishi Cup Nordeste, na categoria Cross Country, e em 2009 iniciou a carreira no rali de velocidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *