IRC: Brasileiro confirmado em dez etapas do IRC

“Será um grande desafio e também um grande aprendizado”, afirma o atleta baiano.

O piloto de rali de velocidade Daniel Oliveira (GDK/Stohl Racing) finalizou nesta quarta-feira (24) a programação das provas que irá participar em 2010 pelo Intercontinental Rally Challenge (IRC).

Disputado em dez paÁ­ses, o IRC funciona ao mesmo tempo como uma categoria de acesso e como um forte concorrente para o WRC (World Rally Championship, o prestigioso Campeonato Mundial de Rali), ao ponto de ter quatro vezes mais fabricantes envolvidas na disputa. Enquanto o Mundial tem apenas Ford e CitroÁ«n com apoios de fábrica, o IRC conta Honda, Peugeot, Proton, Skoda, Subaru e Volkswagen, além das preparadoras Abarth (com o Fiat Punto) e Ralliart (Mitsubishi Lancer Evolution).

Em sua temporada de estreia no IRC, Oliveira pilota um Peugeot 207, da categoria Super 2000, preparado pela equipe austrÁ­aca Stohl Racing. Ao lado do navegador espanhol Carlos Del Barrio, ele participará de dez das 12 etapas previstas no calendário deste ano. Além das provas de MÁ´naco, Brasil (onde teve como navegador o francês Dennis Giraudet) e Argentina, já realizadas, ele disputará as etapas das Ilhas Canárias, Bélgica, Açores, Ilha da Madeira, Sanremo, Escócia e Chipre.

Pioneiro – Daniel Oliveira é o único brasileiro com a carreira inteiramente direcionada para os ralis de velocidade internacionais. Seu objetivo no médio prazo é se profissionalizar no WRC. “Será um grande desafio e dei este passo pensando em conquistar um grande aprendizado com esta experiência na Europa”, disse Daniel. “O IRC está crescendo muito e quero aprender o máximo possÁ­vel. Sei que não vai ser fácil, mas estou pronto para absorver esta nova realidade”, afirmou o piloto.

Nascido em Salvador, Oliveira começou no kart ainda na infância. Mas, em 2008, trocou o asfalto pela poeira e partiu para as competições off-road. Naquele ano, foi vice-campeão da Mitsubishi Cup Nordeste, na categoria Cross Country, e em 2009 iniciou a carreira no rali de velocidade.