IRC: Rally Internacional de Curitiba começa com favoritismo estrangeiro nesta quinta-feira (3)

Por ter disputado a prova no ano passado, as apostas estão no britânico Kris Meeke. Mas até ele reconhece que tudo pode acontecer em Curitiba.

Começa nesta quinta-feira (4) a etapa brasileira do Intercontinental Rally Challenge, o IRC, que será disputada até sábado (6) em Curitiba (PR). O inÁ­cio das atividades está previsto para Á s 10h00 com o shakedown, a única oportunidade que os pilotos têm para experimentar o carro antes de colocá-lo nos trechos cronometrados, seguido pela largada promocional, marcada para Á s 14h00 no centro da cidade, na Boca Maldita.

A maior expectativa, é claro, está sobre a dupla campeã da categoria, Kris Meeke e Paul Nagle, os únicos entre os pilotos regularmente inscritos no IRC que já conhecem a prova do Brasil. Não só estiveram aqui no ano passado como venceram a etapa. “O plano é tentar repetir a conquista, mas com certeza não será fácil. A competição estará mais difÁ­cil com (Juho) Hanninen, (Jan) Kopecky e Guy (Wilks)”, afirma Kris Meeke.

A primeira disputa entre eles será no Prólogo, que define a ordem de saÁ­da dos carros para as especiais, Á s 15h30. Depois, a competição esquenta para valer, com um total de quinze especiais divididas em dois dias, na sexta-feira (5) e sábado (6). E os pilotos ainda podem ganhar um desafio extra: a previsão é de chuva para toda a programação. Confira a expectativa dos principais inscritos para a prova.

Kris Meeke, campeão do IRC
“Eu tenho uma pequena vantagem por conhecer o terreno, mas não se pode esquecer que os outros pilotos têm qualidade e aprendem muito rápido”.

Jan Kopecky, vice-campeão do IRC
“Assistindo DVDs da prova do ano passado, os trechos parecem muito rápidos e eu gosto de pontos velozes. Acho que isso pode ser bom para mim neste rali”.

Bruno Magalhães, piloto português do IRC
“Estar num paÁ­s que fala a minha lÁ­ngua não faz diferença nas especiais, mas é um fator de motivação para mim e para a equipe quando conversamos com os fãs”.

Daniel Oliveira, piloto brasileiro do IRC
“Estou muito honrado por ser o primeiro brasileiro regularmente inscrito no IRC. Eu sei que é um grande desafio, mas farei o meu melhor representando o Brasil”.

Quinta-feira (4)
10h00 – 11h00 Shakedown
14h30 Largada Promocional (Boca Maldita)
15h30 Prólogo, 3.38km

Sexta-feira (5)
08h55 SS1, Campo Magro, 18.85 km
10h05 SS2, Ouro Fino, 9.58 km
10h45 SS3, Curitiba, 12.58 km
11h10 SS4, Campo Magro, 18.85 km
14h50 SS5, Curitiba, 12.58 km
15h15 SS6, Campo Magro, 18.85 km
15h45 SS7, Ouro Fino, 9.58 km

Sábado (6)
08h20 SS8, Bocaiuva, 28.05 km
09h10 SS9, Rio Pesqueiro, 15.06 km
10h50 SS10, Quatro Barras, 12.02 km
10h50, SS11, Nobre, 10.14 km
13h25, SS12, Rio Pesqueiro, 15.06 km
14h05, SS13, Quatro Barras, 12.02 km
14h40, SS14, Campina Grande, 22.78 km
15h35, SS15, Super Prime Pinhais, 3.38 km

IRC – CLASSIFICAÇÁƒO APÁ“S ETAPA 1 DE 12

1) Mikko Hirvonen (FIN), 10 pontos
2) Juho Hanninen (FIN), 8
3) Nicolas Vouilloz (FRA), 6
4) Stephane Sarrazin (FRA), 5
5) Jan Kopecky (CZE), 4
6) Guy Wilks (GBR), 3
7) Bruno Magalhaes (POR), 2
8) Jean-Sebastien Vigion (FRA), 1

OS VENCEDORES DO RALLY DA GRACIOSA

2009 Kris Meeke / Paul Nagle Peugeot 207 S2000 N4 GBR
2008 Édio Füchter / Gilvan Jablonski Mitsubishi Lancer Evo 9 N4 BRA-SC
2007 Édio Füchter / Lelo Perdigão Mitsubishi Lancer Evo 9 N4 BRA-SC
2006 Juliano Sartori / Rafael Sartori Subaru Impreza N4 BRA-RS
2005 Ulysses Bertholdo / Gilberto Barricati Mit. Lancer EVO VIII N4 BRA-SP
2004 Ulysses Bertholdo / Armando Miranda Mit. Lancer EVO VII N4 BRA-SP
2003 Juliano Sartori / Rafael Sartori Mit. Lancer EVO V N4 BRA-RS
2002 Tino Vianna / Edu Paula Subaru Impreza N4 BRA-PR
2001 Federico Villagra / Javier Villagra Mit. Lancer EVO VI N4 ARG
2000 Marcos Ligato / Ruben Garcia Subaru Impreza N4 ARG
1999 Christian Rosiak / Hugo Thomas Mit. Lancer EVO IV N4 ARG
1998 Francisco Gorostiaga / Victor Aguilera Lancia Delta Integrale A8 PAR
1997 Gabriel Mendez / Carlos Villete Toyota Celica A8 URU
1996 Gabriel Rais / José Volta Renault Clio Williams A7 ARG
1995 Marco Dario Galanti / Ivan Dumont Toyota Celica A8 PAR
1994 Marco Dario Galanti / Ivan Dumont Toyota Celica A8 PAR
1993 Gabriel Mendez / Felipe Mercader VW Gol GTI A7 URU
1992 Gustavo Pisano / Felipe Mercader VW Gol GTI A7 URU
1991 Paulo Lemos / Ricardo Costa VW Gol GTI A7 BRA-PR
1990 Reinaldo Varela / Sergio Lima VW Gol GTI A7 BRA-SP
1989 Édio Füchter / Ricardo Costa VW Gol GTI A7 BRA-SC
1988 Édio Füchter / Ricardo Costa VW Gol GTI A7 BRA-SC
1987 Paulo Lemos / Arthur Cezar Carvalho VW Gol GTI A7 BRA-PR
1985 Claudio Antunes / Olavo Barbour VW Passat A7 BRA-RJ
1984 Cesar Vilela / José Baranovisk GM Monza A7 BRA-RJ
1983 Paulo Lemos / Arthur Cezar Carvalho VW Voyage A7 BRA-PR
1982 Sady Bordin / Dario Araújo VW Voyage A7 BRA-PR
1981 Jorge Fleck / Sylvio Klein VW Gol A6 BRA-RS