IRL: Brasileiros buscam vitória inédita em Miami

Temporada 2006 terá primeira etapa neste domingo numa pista em que até hoje nenhum piloto do país conquistou o primeiro lugar.


O circuito oval de uma milha e meia do Homestead Speedway, em Miami, onde neste domingo (26) será disputada a primeira das 14 etapas da temporada da Fórmula Indy, não tem apresentado, ao longo dos anos, um histórico dos mais convidativos para os competidores brasileiros. Nenhum piloto do País conquistou a vitória em cinco edições das 300 Milhas de Miami, prova incluída no calendário da Indy Racing League a partir do campeonato de 2001.

Dispostos a pôr um fim a esse tabu, Vitor Meira, Hélio Castroneves, Tony Kanaan e Felipe Giaffone iniciam nesta sexta-feira (26) suas participações nos treinos livres. Os quatro representantes brasileiros na Indy admitem que, entre os outros 14 pilotos confirmados no grid, um é motivo de preocupações especiais – o norte-americano Sam Hornish Jr., que ganhou a corrida três vezes e conquistou um segundo lugar, além de ter assinalado uma pole-position.

A série de vitórias de Hornish Jr. teve início em 2001, quando largou em quinto e liderou 142 das 200 voltas com o carro da Panther. Giaffone, quarto, foi o melhor brasileiro. Airton Daré, com problemas no motor, abandonou. Em 2002, o norte-americano levou o carro da Panther mais uma vez à vitória, com 166 voltas lideradas. Gil de Ferran e Castroneves, então companheiros de equipe na Penske, foram segundo e terceiro. Giaffone foi sétimo e Daré, décimo.

Em 2003, o Brasil teve sua melhor participação nas 300 Milhas de Miami. Tony Kanaan largou da pole e terminou em quarto. De Ferran foi segundo, tendo liderado o maior número de voltas – 92. Castroneves ficou em terceiro. A vitória foi do neozelandês Scott Dixon, da Ganassi. Em 2004, Hornish, já na Penske, obteve sua terceira vitória na corrida. Castroneves, seu companheiro, liderou 85 voltas e obteve o segundo lugar. Kanaan, que seria campeão, foi oitavo.

No passado, três dos cinco primeiros colocados na prova em Homestead foram brasileiros. Kanaan ficou em terceiro, Vitor Meira foi quarto e Castroneves terminou em quinto. Dan Wheldon, da Andretti-Green, liderou 158 voltas e ganhou, seguido por Hornish Jr. Exceção feita à edição de 2004, todos os vencedores da corrida foram campeões. Em 2001, as 300 Milhas de Miami valeram pela segunda etapa do campeonato. Nos quatro últimos anos, a prova abriu o calendário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *