IRL: Categoria faz o primeiro treino coletivo de 2008

Ainda embalada com o recente anúncio da união com a Champ Car, a Fórmula Indy marcou uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (27), às 14h25 (horário de Brasília) para explicar os detalhes da unificação e de como será o calendário de 2008. Logo após, às 18h iniciam os primeiros treinos coletivos da categoria neste ano. O brasileiro Tony Kanaan, da Andretti Green Racing, disse estar entusiasmado para voltar a acelerar junto com os seus concorrentes. O treino será à noite, pois o GP de Miami, que abre a temporada no dia 29 de março, será uma das corridas noturnas do certame.

“Eu trabalhei muito forte fora da pista, mas agora começa um momento importante dentro dela, até porque teremos poucos treinos antes da primeira etapa. Será o primeiro teste do ano com as equipes andando juntas, portanto, também vamos avaliar nosso desempenho em relação a eles. Com certeza, teremos muito trabalho nós próximos dois dias”, destacou Kanaan, campeão da Fórmula Indy em 2004.


 


Cerca de oito equipes e 15 pilotos estarão alinhados no oval de 1,5 milhas de Miami. Além da Andretti Green, Chip Ganassi, Penske, Panther, Vision, Roth, AJ Foyt e Rahal Letterman participam do treinamento.  O número deve aumentar no segundo treino da pré-temporada, marcado entre os dias 3 e 5 de março, em Sebring, também na Flórida, com a entrada de algumas equipes oriundas da Champ Car, além de outros times que já fazem parte da categoria, mas não participarão dos ensaios em Homestead, como é o caso da Dreyer & Reinbold e Luczon Dragon. Os testes em Sebring serão preparatórios para as etapas em circuitos mistos. Todas as equipes utilizaram a configuração de chassi Dallara, motor Honda e pneus Firestone. Conforme informou os organizadores, são 66 chassis ao todo. 


 


Durante a pré-temporada, se Kanaan não tem muito tempo na pista, ele vem intensificando cada vez mais o seu preparo físico para o seu sexto ano defendendo a equipe Andretti Green. Acompanhado pelo profissional Ryan Harber, da St Vincent Sports Performance, de Indianápolis, o baiano intercala treinos de ciclismo, corridas a pé e musculação durante cada semana. O piloto da Andretti Green também faz treinos específicos na academia em Indianápolis, o mesmo local onde irá treinar durante todo o mês de maio que antecede as 500 Milhas de Indianápolis. Como parte do programa de treinamento, Haber está desde sexta-feira (22) em Miami e faz uma série intensa com o brasileiro durante toda a semana. Antes de ir para Homestead nós próximos dias, que fica a cerca de 30 minutos da sua casa, Kanaan completa as atividades com sessões de duas horas de testes físicos.


 


Além de trabalhar fisicamente, Kanaan acompanhou de perto a introdução de novos equipamentos no seu carro. A principal mudança técnica para 2008 será no câmbio, quando entram em cena os “paddle shifters”, ou seja, a troca de marcha passa a ser na direção do carro, o chamado “borboleta”. “Embora haja uma preocupação com a modernidade, honestamente, eu preferia o sistema anterior. Eu me preparo muito fisicamente e o novo câmbio exige bem menos esforço físico. Atualmente, as principais categorias utilizam o câmbio borboleta. Eu já andei com o carro e gostei, mas prefiro o do ano passado”, comentou o baiano. Kanaan ainda terá a oportunidade de utilizar o sistema de troca de marchas de 2007 durante a 92ª 500 Milhas de Indianápolis, a única exceção da temporada.


 


Nesta terça-feira (26), o brasileiro e os demais pilotos da Fórmula Indy já estão em Homestead para atender a imprensa no tradicional “Media Day”, quando farão sessões de fotos e entrevistas para os veículos que cobrem a tradicional categoria norte-americana. Após o anúncio da unificação e a volta da principal categoria de monoposto dos Estados Unidos, a previsão é que os estúdios montados dentro do autódromo estejam bastante concorridos. O Brasil é representado pela TV Bandeirantes, que tem os direitos de transmissão da Fórmula Indy para o país.


 


Confira a programação do primeiro coletivo da Fórmula Indy (todos em horário de Brasília):


 


Terça-feira (26)


 


Media Day – Entrevistas, fotos e atendimento geral à imprensa


 


Quarta-feira (27)


 


14h25 – Entrevista coletiva para anunciar os detalhes da unificação


18h às 0h – Treino livre


 


Quinta-feira (28)


 


14h30 às 15h30 – Treino Livre


18h às 0h – Treino Livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *