IRL: Conquest Racing contrata Enrique Bernoldi para a temporada 2008 da IndyCar Series

Apesar dos rumores de que a Conquest assinaria com Paul Tracy após parceria com a Forsythe, equipe escolhe brasileiro para disputar sua 1ª temporada na nova categoria.

A recente fusão das categorias Champ Car World Series e IRL (Indy Racing League), que originou na IndyCar Series, fez com que o futuro do brasileiro Enrique Bernoldi fosse alterado. O curitibano havia assinado em janeiro com a Rocketsports para correr na Champ Car, mas a equipe optou por não disputar a nova categoria. Com isso, Bernoldi foi contratado pela Conquest Racing (primeira equipe a se transferir oficialmente para a IRL) e terá o francês Frack Perera como seu companheiro. A equipe escolheu o brasileiro entre algumas opções como o experiente Paul Tracy.


Os rumores da possível ida do piloto canadense para a Conquest se deram já que a equipe assinou recentemente uma parceria técnica com a Forsythe Performance Research – uma subsidiária da Forsythe Racing – que irá fornecer recursos técnicos e de engenharia para esta temporada da IndyCar.


“Estou muito feliz por fazer parte da Conquest Racing. Acho que teremos uma temporada bem interessante”, disse Bernoldi. “No começo, tanto a equipe como eu teremos que aprender muito. Isso porque, com a unificação das categorias, o carro será completamente novo e eu terei que me adaptar aos circuitos ovais, uma novidade para mim até então. Estou muito motivado e acredito que faremos um bom trabalho. Ter o Eric (Bachelart, dono da equipe) aqui ajuda bastante já que, como ex-piloto, ele entende as nossas necessidades. Tive um ótimo entrosamento com ele e com a equipe. Estou ansioso para testar o carro nesta semana e o nosso objetivo será aprender tudo o mais rápido possível para estarmos competitivos para a temporada”, afirmou o piloto de 29 anos.


“O Enrique chega para somar e sua vasta experiência no automobilismo será importante para fazermos a transição da Champ Car para a IRL”, avaliou Bachelart. “Estamos muito felizes por tê-lo como parte do time. Ele consegue se adaptar rapidamente e mostrou competitividade em todas as corridas que já disputou. Estou certo de que ele será rápido, assim como o Franck (Perera)”.


Anthony Blumberg, co-proprietário da Conquest, também confia no potencial dos companheiros de equipe. “Acho que o Enrique e o Franck farão uma grande dupla. Com profissionais competentes e a união de dois talentosos pilotos, acredito que todos se surpreenderão com o time na nova IndyCar Series”, concluiu.


Bernoldi iniciou sua carreira no kart onde conquistou diversos títulos e, em 1996, foi campeão da Fórmula Renault Européia. Isso permitiu que ele migrasse para a F-3 Inglesa, onde se sagrou vice-campeão em 1998. Enrique disputou mais duas temporadas (1999 e 2000) pela F-3000 antes de chegar à F-1. O curitibano foi piloto de testes da Sauber (2000) e nos dois anos seguintes correu como piloto oficial da Arrows. Em 2003 e 2004 disputou a Fórmula Nissan, sendo que no último ano foi contratado como piloto de testes da BAR Honda onde permaneceu até o final de 2005. Em 2006, Bernoldi realizou testes pela Champ Car e em 2007 teve sua primeira experiência com um carro de turismo ao correr na Stock Car no Brasil.


Além de Bernoldi, mais quatro brasileiros disputarão a temporada 2008: Tony Kanaan (Andretti Green), Hélio Castroneves (Penske), Vitor Meira (Panther) e Bruno Junqueira (Dale Coyne).


Os primeiros treinos coletivos acontecem nesta quarta (19) e quinta (20) no circuito de Sebring (EUA). A temporada terá início no dia 29 de março, em Homestead, Miami.


Confira o calendário da Indy Car Series:


29 de março – Homestead, Flórida
06 de abril – São Petersburgo, Flórida
19 de abril – Motegi, Japão
27 de abril – Kansas City, Kansas
25 de maio – Indianápolis, Indiana
01 de junho – Milwaukee, Wisconsin
07 de junho – Fort Worth, Texas
22 de junho – Newton, Iowa
28 de junho – Richmond, Virginia
06 de julho – Watkins Glen, New York
12 de julho – Nashville, Tennessee
20 de julho – Lexington, Ohio
09 de agosto – Sparta, Kentucky
24 de agosto – Sonoma, Califórnia
31 de agosto – Detroit, Michigan
07 de setembro – Joliet, Illinois

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *