IRL: Dixon, Castroneves e Meira obtÁªm as maiores pontuações em pistas mistas

Temporada 2006 terá penúltima etapa em Sonoma, sob panorama matemático que traz seis pilotos com chance de chegar ao tÁ­tulo.


Em um dos momentos mais importantes da temporada 2006, a Fórmula Indy estará longe dos circuitos ovais, que representam sua principal caracterÁ­stica. A 13ª e penúltima etapa do campeonato, neste domingo (20), será disputada num circuito misto – será a sexta experiência da história da categoria nesse tipo de traçado. O GP de Sonoma compreenderá 80 voltas pela pista de 3,7 quilÁ´metros do Infineon Raceway, na Califórnia.

A Fórmula Indy volta Á  cidade de Sonoma contemplando seis pilotos, na matemática, com a chance de conquistar o tÁ­tulo de sua 11ª temporada de vida. O domÁ­nio tem sido da dupla do Team Penske. Sam Hornish Jr. e Hélio Castroneves são lÁ­der e vice-lÁ­der, com 418 e 411 pontos. Depois deles, na tabela, aparecem o inglês Dan Wheldon e o neozelandês Scott Dixon, que formam a dupla da Ganassi Racing, com 394 e 385, respectivamente.

Outros dois pilotos, ambos brasileiros, mantêm chances matemáticas de arrebatar a taça reservada ao campeão de 2006. Vitor Meira, que compete pela Panther Racing, está em quinto, com 348. Tony Kanaan, da Andretti Green, ocupa o sexto lugar, com 339 – ele foi vencedor da prova californiana no ano passado. A disposição dos seis pilotos na tabela contrasta com seus retrospectos nas corridas disputadas em traçados mistos em 2006.

Duas provas já aconteceram nesse tipo de pista na atual temporada. A segunda etapa aconteceu nas ruas de St. Petersburg, na Flórida. A vitória foi de Castroneves, que largou em quinto e também liderou o maior número de voltas – feito que, na Fórmula Indy, dá direito três pontos de bonificação. A quinta corrida do ano se deu em Watkins Glen, no estado de Nova York. Dixon, quarto no grid, ganhou. Wheldon liderou por mais voltas.

Dixon foi o piloto que mais marcou pontos em circuitos mistos em 2006. A vitória em Watkins Glen e o segundo lugar em St. Petersburg, onde foi segundo no grid, lhe conferiram 90 pontos. Castroneves fez 76, frutos da vitória das voltas que liderou em St. Petersburg e do sétimo lugar em Watkins Glen, onde foi pole. Meira acumulou 70 pontos. Foi quinto na Flórida, depois de largar em 12º, e segundo em Watkins Glen, onde partiu da oitava posição.

Kanaan, em mistos, obteve 54 pontos. Foi terceiro em St. Pete, repetindo a posição de largada, e 11º em Watkins Glen, onde largou em segundo. Hornish não obteve um bom desempenho nessas duas corridas. Foi oitavo em uma e 12º na outra, tendo largado em quarto e sexto, respectivamente. Fez 42 pontos. O pior desempenho do sexteto foi o de Wheldon. Foi 16º em St. Pete e 15º em Watkins Glen, depois de liderar por mais voltas. Fez 32 pontos.

TRANSMISSÁƒO AO VIVO

A reta decisiva da temporada 2006 merecerá atenção especial da Rede Bandeirantes. A emissora, que confere ampla cobertura jornalÁ­stica Á  categoria em sua programação, confirmou que vai transmitir ao vivo, em canal aberto, as duas últimas corridas do ano. O GP de Sonoma, neste domingo, terá largada Á s 16h30. O GP de Chicago, encerrando a temporada no dia 10 de setembro, vai começar Á s 14h30 – horários referentes a BrasÁ­lia.