IRL: Em Miami, Dan Wheldon domina a prova de abertura da temporada

O inglês Dan Wheldon, da Ganassi, venceu no sábado (24/03), o GP de Miami, em Homestead, etapa de abertura da temporada 2007 da IRL.

Depois de largar na pole-position o campeão de 2005 dominou a prova, liderando 179 das 200 voltas da corrida. Em 2º chegou seu companheiro de equipe, o neozelandês Scott Dixon, com o atual campeão, norte-americano Sam Hornish Júnior completando o pódio.

Wheldon liderou a prova até a primeira rodada de pit stops. Durante seis voltas a liderança ficou com Tony Kanaan, da Andretti-Green e Kosuke Matsuura, da Aguri Panther. Uma leve chuva começou a cair, fazendo a direção de prova acionar a bandeira amarela, na 66º volta. Onze voltas depois a corrida recomeçou. Wheldon liderava, seguido por Hornish e Dixon.


Um forte acidente envolvendo três carros na 91º volta fez a bandeira amarela voltar a pista. Matsuura,  Simmons, da Rahal Letterman e A.J.Foyt IV, da Vision, nada sofreram.


Uma parada lenta no segundo pit stop fez Wheldon cair para a 9º posição, na relargada da prova, na 109º volta. Dixon passou a liderança da prova. Nove voltas depois Wheldon já era o 2ºcolocado, reassumido a ponta na 120º volta, ao passar Dixon.



Na 153º volta todos pararam para o último pit stop. A americana Danica Patrick, da Andretti-Green, bateu na entrada dos boxes. Wheldon manteve a ponta seguido por Hornish, Vitor Meira, da Panther, Ed Carpente,da Vision, Helio Castroneves, da Penske e Kanaan.



Wheldon venceu com 6s4993 de vantagem para Dixon. Hornish fechou o pódio. Vitor Meira, que chegou a liderar algumas voltas, foi o 4º, seguido por Kanaan e Carpenter. Castroneves foi o 9º colocado.


A segunda etapa da temporada acontece no dia 1º de abril, em São Petersburgo.


O final da prova não foi transmitido para a capital paulista, devido ao atraso no começo da prova, por causa da chuva que caiu no autódromo antes da prova. Faltando trinta voltas para o final a Rede Bandeirantes cortou o sinal e começou a passar um concurso de miss, para desespero de muitos fãs da IRL. Somente cerca de uma hora depois a emissora colocou as duas últimas voltas da prova no ar, ma ai com certeza quem assistia a prova já tinha ido dormir ou fazer algo melhor.



 


Final:     


1. Dan Wheldon – Ganassi – 200 voltas
2. Scott Dixon – Ganassi – 200
3. Sam Hornish Jr – Penske – 200
4. Vitor Meira – Panther – 200
5. Tony Kanaan – Andretti Green – 200
6. Ed Carpenter – Vision – 199
7. Dario Franchitti – Andretti Green – 199
8. Tomas Scheckter – Vision – 199
9. Helio Castroneves – Penske – 199
10. Buddy Rice – D&R – 199
11. Sarah Fisher – D&R – 195
12. Scott Sharp – Rahal Letterman – 194


Abandonos:


Darren Manning – 158
Danica Patrick – 154
Marty Roth – 119
Kosuke Matsuura – 92
Jeff Simmons – 90
A J Foyt IV – 90
Alex Barron – 86
Marco Andretti – 53

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *