IRL: Entrevista com Tony Kanaan

Após a bandeira quadriculada ser agitada pela última vez do ano, no último domingo (10), em Chicago, a Fórmula Indy já pensa em 2007, aliás, o baiano Tony Kanaan praticamente já trabalha visando Á  próxima temporada. Férias? Ainda não! Kanaan será o responsável por pilotar o carro da Andretti Green Racing nos testes de inverno nos Estados Unidos, que já iniciam na próxima semana. No seu escritório, em Miami, o campeão da Fórmula Indy 2004 falou sobre suas expectativas para o ano que vem.



Final de temporada, está mais aliviado?


 


R: Um pouco, pois o ano foi difÁ­cil! Mas nunca um ano a gente vira a página e não leva nada dele, pelo contrário, esse nos ajudou muito, principalmente, para a temporada de 2007. Foram alguns fatores que não nos colocaram na disputa do tÁ­tulo, mas já foi. Agora, podemos trabalhar somente pensando na próxima temporada.


 


Você foi requisitado para fazer os teste de inverno nos Estados Unidos até o inÁ­cio de novembro. Isto mostra a vontade da equipe em dar volta por cima?


 


R: Pois é, garanto que todos da equipe estão motivados e empenhados para vencer um campeonato novamente. Uma equipe grande, bicampeã e que está acostumada com vitórias, não consegue ficar parada vendo os outros se mexerem. Para falar a verdade, nós começamos a trabalhar para 2007 após as 500 Milhas de Indianápolis desse ano.


 


Por tudo isso, você acredita que a AGR volta a disputar um tÁ­tulo em 2007?


 


R: Só não posso assinar um contrato dizendo isso, mas pode apostar que vamos brigar de igual para igual com a Penske , Ganassi e cia. Aliás, minto, vamos trabalhar para vencê-los. Acredito muito no potencial e na estrutura da minha equipe.


 


Ano que vem, além de você, a equipe terá o Marco Andretti, a Danica Patrick e um outro piloto. O quê você espera dessa nova composição?


 


R: Torço muito para o Dário (Franchitti) ficar, pois assim como o Marco, nós nos conhecemos e nos damos muito bem. São ótimos companheiros de equipe e amigos fora das pistas. A Danica não será, já está muito bem familiarizada com a equipe. Eu sempre conversei bastante com ela nesses últimos anos. É uma piloto rápida, competente e estará pronta para vencer. Portanto, será um time muito forte.


 


Tudo indica que a Fórmula Indy terá alguns circuitos mistos novos em 2007, não preciso nem perguntar se você ficará feliz com isso?


 


R: Fico bem empolgado quando escuto isso. Eu nunca escondi que adoro andar no misto, até porque foi o tipo de circuito que corri a minha vida inteira antes de vir para os Estados Unidos. Também curto muito andar em oval, principalmente, em Indianápolis, em Milwaukee, Richmond etc… Mas acho que a temporada 2007 promete muitas coisas boas.


 


Por falar nisso, 2007 seria um bom ano para vencer em Indianápolis, não é?


 


R: Sem dúvida, cairia como uma luva. Quero muito o bicampeonato, assim também como as 500 Milhas de Indianápolis. Já bati na trave algumas vezes, mas não vou desistir nunca. Ainda vou vencer essa prova.


 


Quando você vai ao Brasil?


 


R: Então, apesar de encerrada a temporada, vou fazer os testes com a equipe até novembro. Por isso, só devo chegar na semana das 500 Milhas de Kart da Granja Viana.


 


Ášltima pergunta, o que achou do tÁ­tulo do Sam Hornish Jr?


 


R: Achei que foi justo! Ele mereceu porque fez uma ótima temporada, com quatro vitórias, incluindo as 500 milhas de Indianápolis. Sem dúvida, foi o ano dele.