IRL: Tony parte para a decisão em Sonoma

Vencedor do GP de Sonoma de 2005, Tony Kanaan busca neste final de semana repetir o feito para brigar pelo bicampeonato da Fórmula Indy. O brasileiro vive uma ótima fase no campeonato por ter vencido as duas últimas etapas – em Michigan e Kentucky -, além de ter ganhado outras duas corridas neste ano – Japão e Milwaukee. É o piloto com o maior número de triunfos na temporada. Em ascensão, Kanaan diminuiu 59 pontos em duas corridas para o líder do campeonato, o escocês Dario Franchitti, um de seus companheiros na Andretti Green. A diferença agora é de 52 pontos. Entre eles está o neozelandês Scott Dixon, da Ganassi, oito pontos atrás de Franchitti.

Portanto, a disputa no circuito misto de Sonoma, na Califórnia, é fundamental para as pretensões dos três postulantes ao título. Kanaan e Dixon buscam o bicampeonato; já Franchitti tenta seu primeiro título na categoria. As últimas três provas serão nos próximos três finais de semana seguidos. Além da corrida na região de Napa Valley neste domingo (26), conhecida também pela produção dos famosos vinhos californianos, haverá o misto nas ruas de Detroit e o oval de Chicago, que encerra a temporada. Vale ressaltar que são 53 pontos em jogo por cada etapa.

“Sonoma é daqueles circuitos que eu espero com ansiedade para correr lá, ainda mais depois de ter vencido em 2005. Além da bonita região, o traçado é desafiador com subidas, descidas e curvas de altas e baixas velocidades. Uma verdadeira montanha russa!”, relatou o campeão da categoria em 2004. “Minha equipe tem ótimas lembranças dessa pista e eu também. Estou muito motivado e focado. Ainda não tem outro jeito, precisamos vencer para pensarmos no título”, destacou o baiano, que esteve na Califórnia um dia após a vitória em Michigan, para participar de um evento de divulgação da prova.

Se depender de retrospecto, Sonoma favorece Kanaan e Franchitti, já que a Andretti Green venceu as duas provas que a categoria fez no circuito de 2,26 milhas. Mais ainda para o baiano, que faturou a etapa em 2005 e deteve a volta mais rápida nas duas disputas. No ano passado, a AGR ganhou com o jovem Marco Andretti, sua primeira e única vitória na categoria. Em compensação, os rivais da Chip Ganassi, detém as duas pole-positions. Ryan Briscoe largou na frente em 2005 e o próprio Dixon obteve a posição de honra no ano passado. Portanto, o GP de Sonoma, neste domingo (26), às 16h30, com transmissão da PlayTV e do BandSports ao vivo para todo o Brasil, promete grandes disputas.

Confira a programação:

Sexta-feira (24)
1º treino livre – 14h às 16h (horário de Brasília)
2º treino livre – 18h às 19h

Sábado (25)
3º treino livre – 13h30 às 14h30
Classificação – 17h

Domingo (26)
Largada (80 voltas) – 16h30

GP de Sonoma
Local: Região de Napa Valley, Sonoma, Califórnia
Etapa: 15 de 17
Data: 26 de Agosto – Domingo
Hora: 16h30 (horário de Brasília)
Circuito: Misto
Extensão: 2,26 milhas ou 3.616 m
Curvas: 12
TV: PlayTv e BandSports ao vivo
Narração: Téo José
Comentários: Willy Hermann e Celso Miranda

Foto: Dana Garrett/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *